28/12/2023

"Retrospectiva 2023": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

2023: Foi o ano em que o mercado de HQs no Brasil sinalizou de vez a escolha e preferência (por parte das editoras) pelos formatos mais luxuosos e edições com grande volume de pág (OMNIBUS, Definitivas, EPICs, etc)... Embora uma pequena fagulha de edições econômicas ainda persistam na forma de "SAGAS" (e afins). Seja como for, foi um ano bastante INTENSO pro leitor e colecionador de GIBIS!

Foram diversos lançamentos ao longo destes últimos 12 meses... E nesta "Retrospectiva", listei os 50 fatos e HQs mais importantes E/OU polêmicos do ano (claro que teve muito mais coisas além disso, mas elaborei a lista com base nos assuntos mais comentados aqui no blog e em outras redes)!

Confira abaixo (e Feliz Ano-Novo pra todos os leitores do "Submundo"):

1) "Homem-Aranha: As Graphic Novels" (Encadernado reunido as 4 GN clássicas do Aranha: "Espíritos da Terra", "Marandi", A "Essência do Medo", E "Vidas Paralelas")!
2) "A Casta dos Metabarões" 1-3 (tem suas 3 edições completas publicadas pela P&N)! 
3) "Hitman" e "Etrigan - O Demônio" (de Garth Ennis): O assassino mais gente-boa de Gotham finalmente tem a conclusão de sua série publicada no Brasil (com os Vol. 3 e 4 da coleção deluxe da Panini). Nos mesmos moldes, a editora também trouxe o "Etrigan" de Ennis (com o 1º Vol. publicado recentemente - e ainda não comentado aqui no blog, rs)!
4) "STORM" (da Editora Tundra) tem seus Vol. 3 e 4 publicados este ano (serão 6 no total)!
5) A "História do Oeste" 1-2 (da Editora Saicã) foi um projeto bem-sucedido no Catarse e que visa publicar a série completa em 25 Vol. (os 2 primeiros vieram juntos num COMBO)!
6) "Spirit - 80 Anos" (da Editora JBraga): A obra-prima de Will Eisner ganha um especial comemorativo com algumas HQs raras do autor!
7) "Surfista Prateado - Parábola" (de Stan Lee & Moebius): Agora em formatão pelo selo "Tesouros Marvel"!       
8) "4F - No Fluxo do Tempo" (A estreia do selo "EPIC Marvel" no Brasil - A coleção prosseguiu com: "Vingadores - Tempestade Galática", "Novos Mutantes", "O Novo 4F", e "Cap. América" - de John BYRNE)!
9) R.I.P: A Morte de Jiro Dan (O ator principal da série: "O Regresso de Ultraman", dos anos 70)!
10) "A Saga do Aranha" e "A Saga dos Vingadores": 2 espetaculares estreias do selo "SAGA" com materiais clássicos dos anos 80!
11) "A Saga do Flash" e "A Saga dos Titãs": Mais 2 lançamentos de "SAGAS" só que agora pra DC (e pro ano que vem tem a volta da "Saga do Superman" e a estreia da "Saga da Mulher-Maravilha" de John BYRNE)!
12) "Flash - A Morte de Íris West" (encadernado deluxe com histórias raras do velocista escarlate)! 
13) "Jonah Hex" (o pistoleiro deformado ganha um encadernado deluxe reunindo suas 3 séries adultas do selo "Vertigo")!
14) O "Alvo Humano" 1-2 (de Tom King): Eleita pelo James Gunn a melhor HQ do ano (poderá ser usada como referência narrativa pelo atual CEO da Warner/DC nos próximos FILMES, rs)!  
15) "Bórgia" (de Manara): Em edição integral e luxuosa pela P&N!
16) O "Judoka" (super-herói brasileiro) tem 2 de suas melhores fases republicadas este ano, compilando histórias de Eduardo Baron e FHAF (pelo Catarse)!
17) "Kali"é uma grata surpresa da Alta Geek (Uma mistura de "Mad Max" e "John Wick" só que com "COXAS GROSSAS", kkk)!
18) "Batman no Brasil": A polêmica HQ (já publicada pela Abril nos anos 90) que mostra um Brasil caricato e estereotipado é o destaque principal de "Saga do Batman" Vol. 27!
19) FILMES da DC: 4 fracassos de bilheteria marcaram negativamente o ano pra Warner/DC, que se afundou em prejuízos milionários com: "Shazam 2", "Flash", "Besouro Azul", e "Aquaman 2" (que mal estreou e tem estimativas baixíssimas nas bilheterias)!     
20) "Preacher - OMNIBUS" (de Garth Ennis): O Vol. 1 da saga do "padre" profano (CAPA que abre esta postagem)! 
21) "Warlock - OMNIBUS" (de Jim Starlin): O Gladiador Dourado num BUSÃO épico com toda a sua origem e morte no confronto FINAL com "Thanos" (uma saga cósmica que marcou época em "Heróis da TV")!
22) "SHIELD - OMNIBUS", "FURY MAX" e "Wolverine & Nick Fury": São 3 lançamentos de peso com destaque pro "Agente da SHIELD"! 
23) R.I.P: John Romita (Homem-Aranha) e Al Jaffee (MAD), foram perdas irreparáveis pro mundo dos quadrinhos este ano!
24) "Batman/Spawn": 2 crossovers (um clássico e outro moderno) com os vigilantes sombrios que atuam nas noites da cidade!
25) FILMES e SÉRIES de TV da Marvel: Tirando "Guardiões da Galáxia 3" e "Aranhaverso 2" (os ÚNICOS sucessos da Marvel em 2023) o ano foi marcado por FLOPS vergonhosos: "As Marvels", "Invasão Secreta", e "Homem-Formiga 3" - A série "LOKI 2" ainda não teve seus números divulgados, mas parece ter tido boas críticas ao menos: Diferente das outras flopadas, que foram campeãs de deslikes e memes depreciativos nas redes sociais, rs)!
26) O "Tenente Blueberry" (de Moebius) mostra o lado mais cínico e sujo do Velho Oeste em 2 Vol pela P&N (a coleção terá 4 edições ao todo)!
27) O FIM da "Coleção Clássica Marvel" (CCM): A Série é Cancelada pela Panini no Vol. 64 (lá fora já passou de 350 edições)!
28) "Wolverine" em alta nas bancas: "Wolverine - Aventura na Selva" (reunindo 4 especiais raros que só saíram pela Abril), "X-Men Lendas 5 - O Caolho", e "Inimigo do Estado"... São apenas alguns exemplos de lançamentos com o baixinho após o HYPE gerado na mídia pela divulgação das cenas com Hugh Jackman de uniforme amarelo em "Deadpool 3"!
29) O artista Juan Giménez (de "Metabarões") tem 3 outras HQs com sua belíssima arte lançadas no mercado: "Eu, Dragão" e "Segmentos" (pela Comix Zone) e "Mestres da Aventura e Ficção" (pela Editora TAI)!
30) "Cisco Kid - Ed. de Luxo: Lucy, Flor Rubra, & Belle" (de Salinas - Tiras de jornal de 1951)... Mais um magnífico projeto de bang-bang via Catarse!
31) Coleção: "Anos 2000 - O Renascimento da Marvel": Inicialmente lançada com distribuição apenas em supermercados, a coleção teve seus 10 Vol. (a maioria com repetécos manjados) redistribuídos nas bancas normais e lojas especializadas!
32) "KULL - O Conquistador": O REI bárbaro (do mesmo criador de "Conan") ganha um OMNIBUS pela Panini E um LIVRO (com todos os seus contos originais de Robert Howard) pela P&N!
33) A "Última Caçada de Kraven": Em formato de Bíblia (pelo selo: "Marvel Grimório")!
34) "Superman & Batman": A dupla de heróis tem sua Era de Prata revisitada em 2 TIJOLOS: A versão OMNIBUS de "Gerações" (de John BYRNE) e as HQs clássicas dos "Melhores do Mundo" Vol. 3 (CAPAS acima)!
35) "Batman - Ano 1" (de Frank Miller) e "Monstro do Pântano - Raízes": Ganham "Ed. Absolutas" (CAPAS acima)!
36) "Batman - A Corte das Corujas" (na estreia de: "Grandes Heróis DC": A NOVA Coleção dos "Novos 52", que seguiu com: "Mulher-Maravilha", "LJA - de Jim Lee", "Superman", e "Aquaman")!
37) "Little Nemo" (da Editora Figura) tem seu Vol. 2 publicado junto com um reprint do 1º (completando a coleção desta obra-prima dos primórdios dos quadrinhos! 
38) "Conan - A Espada Selvagem em Cores" 1-2: Nova coleção do bárbaro... O Vol. 2 traz a adaptação dos 2 FILMES estrelados por Schwarzenegger!
39) "Intrepidus nº 1 - Homem-Aranha & Doc Savage" (Fanzine): Estreia do novo fanzine de Roberto Guedes com HQ raríssima mostrando o crossover entre "Aranha e Savage" (com arte de Ross Andru)!
40) "Grendel - OMNIBUS" (HQ muito elogiada pela crítica no exterior e parcialmente publicada no Brasil, retorna num BUSÃO em capa-cartão pela Mythos)!
41) "As Mil Caras de Jack - O Estripador" (de Segura & Ortiz): HQ barra-pesada sobre o legado do famoso serial-killer (pela Figura) e anterior à "Do Inferno" (de Alan Moore)!
42) "Juíz Dredd Essencial 5 - O Dia do Julgamento" (de Garth Ennis & Carlos Ezquerra): Finalmente, uma saga completa com a fase de ENNIS com o Dredd (muito bom)!
43) O "Nome da Rosa" (de Manara): Adaptação pra HQ da obra de Umberto Eco!
44) "Zagor" é anunciado pela Editora Saicã (junto com outros títulos da Bonelli), mexendo no tabuleiro do jogo editorial!  
45) "Grandes Heróis DC 5: Aquaman - As Profundezas" (Novos 52), "Aquaman - Andrômeda", "Aquaman - A Espada de Atlântida", e "Aquaman & Flash: A Canção do Vazio"... Todos no embalo do FILME de "Aquaman 2" nos cinemas!
46) Muitos OMNIBUS mutantes: "X-Force", "X-Factor", "X-Men: Tesouros Ocultos" (Anos Incríveis), e pro ano que vem: "X-Táticos" (de Mike Allred)!
47) A "Morada do Desertor" é um mangá em vol. único pela P&N... Uma coletânea dos primeiros trabalhos de Junji Ito, com 12 histórias de horror (o artista ainda teria várias de suas obras publicadas na sequência: "Mortos de Amor", "O Beco", "Cidade das Lápides", "As Esculturas Sem Cabeça", "Zona Fantasma", "Declínio de Um Homem", etc)!
48) "Diabolik Clássico" (pela Editora 85): O personagem que inspirou o "Superpato" (alter-ego do Pato Donald) em suas HQs originais!
49) "The Walking Dead - O Negan Chegou" (a origem e o destino do maior e mais cruel vilão da série "WD" em uma edição especial INÉDITA)!
50) O "Pato Donald - Os Tigres Reais" (marca a volta da Coleção Carl Barks pela Panini - após um longo hiato onde se especulava até mesmo o cancelamento da série: Mas o susto não passou de apenas uma renovação de contrato com a Fantagraphics)!     
  
Até+

20 comentários:

  1. Oi Leo!
    Lá se vai 2023, um ano para nehum colecionador de HQs reclamar no sentido de publicações, porque foi um ano intenso!
    Os formatos Deluxe e Omnibus se consolidam como definitvos, pois colecionador brasileiro prefere estes formatos, os econômicos (capa cartão e papel Off Set) de certa forma são "marginalizados" pois os colecionadores brasileiros querem algo para expor na estante de preferência no formato tijolo ou tijolão!
    O mercado se afunila a cada ano e se gourmetiza, vai ser assim cada vez mais!
    Confesso que me surpreendi com o anúncio da "Saga de Wolverine", achei que este tipo de publicação estava destinada a ser extinta por causa da Linha Epic Marvel!
    No vindouro "Visões de 1994" havia a história que provavelmente inauguraria a coleção no Brasil, mas fiz uma mudança de planos e coloquei uma história muito mais impactante, e com poucas chances de ser republicada novamente também contida na edição! Aguarde que até início de fevereiro a segunda e última parte da matéria será enviada, e está do tamanho de um boeing!
    A Mulher Maravilha do John Byrne já está em pré-venda no site da Panini, bem como a Saga do Superman:
    https://panini.com.br/a-saga-da-mulher-maravilha-01
    https://panini.com.br/a-saga-do-superman-vol-26
    Com o avanço dos anos, lendas que fizeram nossas vidas vão nos deixando, e este ano lamentávelmente perdemos várias delas!
    Olhando para o futuro, o que 2024 nos reserva, pelo menos em HQs publicadas no Brasil?
    Aqui vai uma surpresa:
    https://panini.com.br/shanna-a-mulher-demonio
    Desejo a você e sua família, e a todos aqui do Blog um Feliz Ano Novo, e que 2014 seja um ano com muito bom para nós colecionadores, com vários lançamentos e dinheiro no bolso para comprá-los!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      2023 foi um ano bem ruim pra mim (sob vários aspectos - principalmente econômicos e financeiros)... Mas em relação à GIBIS não tenho mto a reclamar, a não ser pelo cancelamento injusto da "CCM" (talvez a melhor coleção da Panini em mtos anos). Em compensação, tivemos a estreia da linha "EPIC" (o q era um pedido dos leitores há tempos)!

      A proliferação dos TIJOLOS é algo q vai contra a maré da lógica econômica do país... A situação tá mto feia e a ficha ainda não caiu pra parte da população, mesmo assim: As editoras investem cada vez mais nos formatos luxuosos com gibis q já beiram os 500 e 600 reais. Obviamente, é um custo q POUCOS conseguem manter e vai chegar uma hora em q nem mesmo esses poucos conseguirão sustentar o q resta da pequena BOLHA de leitores/colecionadores de gibis q sobrou. É só mais alguns BOLETOS baterem na porta desses leitores pra eles terem q escolher entre os GIBIS e as contas mais básicas de casa (luz, comida, e internet)!

      A "Saga do Wolverine" tbm foi surpresa pra mim sair nesse formato... Sempre achei q essa fase (q não é lá das melhores - O AUGE do personagem foi o q saiu na "CHM" em 8 Vol.) caberia perfeitamente no selo "EPIC" (da mesma forma q o "Demolidor Hi-Tech", rs). Seja como for, devo pegar essa série pelo menos até a "Morte de Mariko"!

      As "VISÕES de 1994" (li todas as partes q vc me enviou até o momento) já prometem marcar época aqui no blog qdo forem ao ar... Tô ansioso pra ler o resto e adorei as questões mais polêmicas q a matéria abordará, rs!

      A "Saga da MM" do BYRNE... essa eu tô na dúvida se vou pegar ou não. Esse material vale a pena mesmo? Chegou a sair todo no Brasil? Vi as edições importadas e a fase Byrne tem 36 números (caberia em 6 Vol. da coleção)!

      No mais... Adorei a "SHANNA" (hehe): COFRASSO absoluto entre os próximos lançamentos (mesmo já tendo ela na "MAX")!

      E um Feliz e próspero Ano-Novo pra vc e sua família tbm, Elcio... Tudo de bom pra vc no ano q vem, amigo!

      Abs!

      Excluir
  2. Respostas
    1. "Visões de 2014"?

      kkk...

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!
      A Saga da Mulher Maravilha do Byrne não saiu inteira pela Abril pra variar, na época em que saía na revista "Os Melhores do Mundo" no final dos Anos 90. Tem muitas edições inéditas, algumas histórias que saíram em especiais da Panini e outras pela Eaglemoss!
      Eu não estou animado em pegar esta coleção no momento, justamente porque considero o valor de cada edição muito alto, em torno de R$ 40,00! Em poucos anos a editora lança um omnibus que se você pegar com desconto vai compensar bem mais que o preço total da coleção toda lançada neste formato!
      Não é querer ser elite, desprestigiar o "formato econômico", e tals; é querer "valorizar" seu dinheiro, e diminuir espaço"!
      Os descontos que a Editora dá em seus omnibus e edições especiais, em promoções compensa bem mais que comprar as edições em avulso nestes "formatos econômicos"!
      Sei que teve colecionadores que pegaram o omnibus do Thor do Simonson de R$ 465,00 por menos da metade do preço, acho que foi por aproximadamente R$ 160,00 ou R$ 180,00!
      Pega esse omnibus do George Pérez da personagem, numa promoção de Natal e afins por exemplo, o preço vai cair bastante, com valor inferior ao pago pelas edições em capa cartão na época na cotação atual!
      Este ano eu vou me concentrar nas edições Epic Marvel e omnibus como o do Arqueiro Verde, e o do Namor (sim, estou pensando em pegá-lo porque vale a pena), e alguns de outras editoras como o Pipoca e Nanquim, o Dredd da Mythos (que sai muito em contra na promoção de pré-venda), etc.
      Mas vou acabar me contrariando porque estou tentado a pegar pelo menos a primeira edição do Conan da Titan, porque a arte do Roberto De Latorre é Buscema puro!
      Não sei se vai ser mensal, bimestral ou trimestral, mas dependendo do nível das histórias posso até "pensar" em fazer uma coleção de revistas assim, porque Conan é Conan"!
      A Shanna eu tenho na Marvel MAX, sendo ela um versão mais onanista da personagem original! Como eu já tenho, não vou priorizar no momento, vou jogar ela mais pra frente para pegar numa promoção! Se ainda tivesse a versão censurada eu priorizava!
      Mas fico feliz da Panini estar resgatando do limbo estes materiais do início dos Anos 2000, falta só Elektra do Bendis, e do Greg Rucka, Shang Chi MAX, Cage MAX, 1985, etc.
      Fico feliz que você esteja gostando do "Visões de 1994", o problema é que estou numa "sinuca de bico" muito grande em relação "àquela Saga", por vários motivos e te enviei explicações sobre a "real situação" de tudo, e as possíveis medidas drásticas por conta disso!
      Abraços!

      Excluir
    3. E aí, Elcio... blz?

      Obrigado pelos esclarecimentos, amigo... É provável q eu acabe pulando essa saga da "MM" então (até pq, 2024 vou ter q apertar o cinto pra valer até me reestruturar financeiramente de novo, rs)!

      Por enquanto... Me satisfaço com as "Lendas da MM" do Pérez! E te confesso q eu preferiria q essa "SAGA" dela começasse do ponto onde parou as lendas: pois sei q o Pérez seguiu escrevendo as histórias seguintes e ainda teve a fase Deodato antes do BYRNE!

      O "Arqueiro" do Grell é prioridade pra mim este ano... Da mesma forma q os eventuais Vol. 2 e 3 do "KULL" (q não foram anunciados ainda mas devem sair). O "Conan" da TITAN é COFRE certo tbm (e em breve terá matéria especial aqui no blog)!

      "SHANNA" é cofrasso tbm... é repetéco pra mim tbm, mas sou fanzasso (fazer o q)? hehe!

      Qto à questão polêmica do "VISÕES"... Só tô esperando meu cunhado arrumar o áudio do meu celular pra poder gravar uma msg pra vc a respeito: Calma, q falta pouco (ele vem aqui em casa amanhã - no feriado - e manja de T.I.)!

      Abs!

      Excluir
  3. Fala Léo, um ano recheado de publicações, com algumas que achei que jamais seriam republicadas, como as adaptações dos filmes do Conan, no grupo de vendas, venderam a edição da Abril por 300,00!!! Tenho as edições da Abril e mesmo assim peguei e que edição bonita, vale a pena mesmo, Epic também foi uma surpresa, o Ominbus do Kull, quem sabe não lançam também Sonja e Salomon Kane, enfim muito material interessante, mas muitos repetidos, uma grata surpresa que não foi muito badalada e pouco comentada, mas que me surpreendeu, foi a Saga dos Vingadores, que histórias boas, uma das melhores leituras do ano, esse ano foi difícil pra mim em todos os sentidos, como já comentei antes aqui, comprei muito pouco, desde que retomei minha coleção em 2015, foi o ano que menos adquiri hqs, mas tudo bem, consegui ao menos os Ominbus do Conan até o volume 5 e até da morte do Super, claro que todos com ótimos descontos. Rezar para que 2024, seja um ano iluminado pra todos nós. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Foi um ano cheio de surpresas nesse sentido mesmo... Digo, com mtos gibis q ninguém apostaria q seriam lançados. O melhor exemplo de todos acho q é o OMNIBUS do "KULL", q na minha opinião foi uma das melhores HQs do ano no quesito raridade e importância do material (eu achei q só mandando vir importado pra ter algo assim na coleção)!

      O "Conan" tbm esteve em alta... Sua coleção de OMNIBUS é a mais extensa entre todos os personagens nesse formato (tanto da Marvel qto da DC), com impressionantes 7 Vol. até aqui. A "ESC em Cores" foi outra grata surpresa (principalmente pelas adaptações dos filmes - uma raridade de se encontrar no mercado)! Pra coroar a Era Hiboriana: O LIVRO do "Kull" pela P&N e s NOVA revista do "Conan" (com a fase atual da Titan, q estreia agora em janeiro)!

      O "Salomão Kane" parece q vai sair pela panini sim (em BUSÃO)... Mas a "Sonja" eu acho q seria caso pra outra editora (talvez a P&N) já q seus direitos são da Dynamite!

      A "Saga dos Vingadores" eu creio q tenha tido uma boa saída (vendeu bem nas lojas daqui)... Mas não foi tão comentada talvez pela periodicidade bimestral (e ainda teve atraso entre o Vol. 1 e 2 - foram 3 meses entre uma edição e outra). Só q, realmente, em termos de repercussão entre os leitores, as "sagas" mais faladas da Marvel são: "Aranha" e "XM"!

      Feliz 2024 pra vc tbm, amigo!

      Abs!

      Excluir
  4. Olá, Léo!

    Para uma arte que, de há muito, sobrevive a custa de aparelhos, o ano foi bom. Lamento o final precoce da Coleção Clássica Marvel e enalteço a volta dos Patos de Carl Barks. Sobre outras publicações, não tenho como tecer comentários, pois faço parte dos leitores do período jurássico que não conseguem se adaptar ao "novo".
    Brincadeiras a parte, desejo a você, a sua família e a todos os seguidores do "Submundo", um ano novo repleto de saúde e boas realizações.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Nem me fale... O cancelamento da "CCM" foi um golpe pesado pra mim este ano: A ponto de me fazer repensar se ainda valia a pena continuar colecionando quadrinhos (pelo menos os da Panini). Mas passada a raiva inicial pelo cancelamento, resolvi seguir adiante: mesmo q me tornando ainda MAIS SELETIVO em relação à panini (agora só compro da editora o q eu achar REALMENTE essencial pra mim e pro meu gosto: nada de me "arriscar" por gibis sem saber se valem o meu dinheiro, pois passei a priorizar outras editoras q tenham mais respeito pelo leitor/colecionador)!

      Tbm sou "jurássico", hehe... E passo bem longe das HQs "modernetes" com lacração, desenhos podres, roteiros manjados, e até linguagem neutra (q a panini tem usado no editorial de algumas publicações pelo q eu soube): PAU no C* de quem usa linguagem neutra, kkk!

      Feliz Ano-Novo pra vc e sua família tbm, amigo... E um próspero 2024!

      Abs!

      Excluir
  5. Um ano que surpreendeu na reta final pelas promoções em alta. Mas mesmo assim, um seleto grupo de colecionadores que pode bancar esse mercado tão nichado. Foi um ano estupendo com muitos quadrinhos fantásticos. Saldo positivo pra Mythos com Ken Parker, que ao meu ver, é a melhor coleção no país. Satisfeito pela Panini estar mandando bem com a Saga do Aranha, que é meu persogam favorito. Menção honrosa tb para a Editora Figura! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Diego... blz?

      Esse é o problema, amigo... São mtos lançamentos legais e HQs q adoraríamos comprar, MAS q não cabem no bolso e nos forçam a abrir mão de mto material bom q valeria a pena termos. E daqui pra frente vai ser cada vez mais comum termos 2 listas paralelas: A lista de "desejos" (gibis q gostaríamos de ter) e a lista de "cortes" (gibis q precisam ser cortados pq não cabem no orçamento), kkk!

      "Ken Parker" é um exemplo q me atinge... Pois não consegui pegar a coleção da Mythos desde o começo e agora q tá por volta do Vol. 17 fica ainda mais impossível fazer do início (uma pena, mas tem chance de uma reimpressão lá pra frente, é o q espero)!

      Abs!

      Excluir
    2. Olá, Léo e Diogo. Beleza?
      "E daqui pra frente vai ser cada vez mais comum termos 2 listas paralelas: A lista de "desejos" (gibis q gostaríamos de ter) e a lista de "cortes" (gibis q precisam ser cortados pq não cabem no orçamento), kkk!"
      Faço minha as suas palavras, Léo, pois a cada "Saga" que é anunciada e me interessa muito, tenho que ver qual vou deixar de acompanhar. Atualmente pego as "Sagas" dos Vingadores (a melhor, em minha humilde opinião), do Homem-Aranha e a do Flash. Tenho muito interesse em iniciar as "Sagas" da Mulher-Maravilha do John Byrne (que teve somente 4 das 36 edicões publicadas pela Editora Abril) e da Liga da Justiça do Brad Meltzer e do Ed Benes, bem como o retorno da "Saga do Superman".
      Já havia parado com as "Sagas" do Demolidor e dos X-Men (que adquiri até o vol. 12) e nem iniciei a dos Novos Titãs do Geoff Johns pela questão de orçamento.
      Como gosto de HQs de super-heróis mais clássicas, as edições das "Sagas" e "Epics" considero como as melhores para acompanhar - e considerei uma boa surpresa o anúncio da Epic do Punho de Ferro com o material da década de 70.
      Pórem há o dilema, pois além do material clássico da Marvel e da DC, há sempre ótimos lançamentos de outros títulos, como os vindouros Conan da "Titan Books" (com a espetacular arte do Rob De La Torre), a continuidade da Coleção Carl Barks, os títulos do Ed Brubaker pela Editora Mino (que sai com periocidade regular), além de boas surpresas das editoras Mythos, Comix Zone, Pipoca & Nanquim e Figura, que sempre trazem ótimos quadrinhos europeus.
      Como não tem como adquirir tudo que desejamos, devemos ser muito seletivos de acordo com nosso gosto pessoal para HQs (eu corto as com "linguagem neutra" de imediato), com o espaço físico que dispomos (moro em apartamento) e com o tempo que dispomos para a leitura, evitando as "pilhas de leitura".
      No mais, agradeço seus ótimos textos, bem como dos comentários dos demais leitores do blog. Um excelente e produtivo 2024 para todos!

      Excluir
    3. "Faço minha as suas palavras, Léo, pois a cada "Saga" que é anunciada e me interessa muito, tenho que ver qual vou deixar de acompanhar."


      E aí, André... blz?

      Por experiência pessoal, tenho alguns exemplos q ilustram mto bem o q eu quis dizer acima... Pra vc ter uma ideia, dos OMNIBUS do "Conan" (q tiveram 7 até o momento) eu só pude pegar os 2 primeiros (faltou verba e já desisti de seguir adiante)! As "SAGAS" dos "XM" e "Demolidor" eu encerrei as 2 no Vol. 12 cada (pra poder fazer as "SAGAS" do "Aranha" e "Vingadores")! E por fim, tive de abrir mão das coleções de luxo: "Tex Omnibus", "Fantasma Omnibus", "Ken Parker", e "As Grandes Aventuras de Tex" (pois nenhuma delas coube no meu orçamento)!

      Assim... não é por falta de VONTADE q um leitor deixa de comprar um gibi (em parte das situações), mas existem outros BOLETOS mais prioritários (principalmente pra quem tem mulher e filho pra sustentar - q é o meu caso), hehe!

      Opa... Valeu pelo aviso: Não tinha me ligado q o BENES faz parte da próxima temporada da "LJA" (já me interessou agora, rs)! Mas a "MM" do BYRNE é provável q eu pule (vamos ver - depende apenas de sobrar uns 40 pila na carteira qdo for a hora, rs)!

      Da linha "EPIC"... Peguei as 5 primeiras até aqui (4F, Vingadores, Novos Mutantes, Novo 4F, e Cap. América), MAS vou pular a 6 (pq detesto essa fase noventista do aranha)! Aí vou direto pra 7 (Punho) e 8 (Thor gogo-boy do Deodato, kkk)! E depois: 9 (Surfista) e 10 (Motóca)!

      O "Conan" da TITAN é COFRE absoluto... e vai ganhar matéria especial aqui no blog assim q sair o Vol. 1. Já li em scans e adorei a arte q emula de forma impressionante o BUSCEMA (parece até q o artista reencarnou - é de arrepiar, hehe)!

      Os PATOS do BARKS tbm são mto bem-vindos de volta (falta mto pouco pra acabar a coleção - nem nos EUA foi concluída ainda, mas tá quase)... E tem novidade da Disney TBM: A Panini vai lançar (finalmente) uma coleção ECONÔMICA (capa-cartão) com as principais SAGAS da Disney (começando com: "A Espada de Gelo" e "Dinastia Pato" (maiores informações no próximo "Plantão HQ" aqui no "submundo" - q NÃO entrará de férias e nem de recesso, rs)!

      Um Feliz 2024 pra vc, amigo... Mtgo obrigado pelas palavras! Seu comentário foi o 1º q respondi aqui no blog este ano, kkk!

      Abs!

      Excluir
  6. Léo:
    Obrigado por mais um ano a cultivar e prestigiar os quadrinhos, nossa paixão desde a cada vez mais velha infância e que se mantém nessa pré-terceira idade. Sei que são apenas 50 vagas e muita coisa fica de fora, mas Brubaker e Sean Philips (e o trabalho da Mino) teriam de estar nessa lista. Fica o meu protesto (na boa, claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alvaro... Tdo bem?

      Eu é q agradeço por vc estar curtindo e acompanhando o blog... Mto obrigado mesmo e Um Feliz 2024 pra vc, amigo!

      Qto ao Brubaker... Este ano fiz uma matéria especial sobre todos os lançamentos dele pela Mino:

      http://submundo-hq.blogspot.com/2023/07/ed-brubaker-especial-todos-os.html

      E tem mais 2 lançamentos dele q estarão como destaque no 1º "Plantão HQ" de janeiro de 2024 ("Incógnito" e "Reckless 2")! Não perca, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala, Léo!
    Excelente postagem, o que já é tradição em relação ao seu trabalho/hobby!
    mesmo com 50 destaques, ainda tem coisa de fora, o que mostra como o ano foi "exuberante" em projetos editoriais diversos, mesmo dentro de um nicho.
    Em linhas gerais, os formatos Absolute/Omnibus tiveram boa aceitação, apesar dos pontos contra(preço e "dificuldade de manuseio"). Mas se as editoras continuam apostando neles, é porque as vendas compensam.
    Em relação aos preços, creio que as queixas não se sustentam tanto, basta ver as (muitas) promoções recorrentes!
    Mas no quesito "trambolho" para ler, nada muda. Contudo, prefiro que exista o formato, para termos acesso à materiais e compilações muito bons (não peguei, mas os Omnibus do Warlock, Fury e Kull, inegavelmente são materiais excelentes)
    Por outro lado, o ano estabelece o formato "Saga" e "Epic", abrindo inúmeras possibilidades de (re)publicações!
    Mas como denominador comum, a base de material "clássico", como carro chefe (principalmente na Panini).
    Mesmo um pouco atrasado, não podia deixar de comentar e parabenizá-lo e agradecer por manter seu trabalho no blog!
    Espero que estenda sua generosidade, tempo, paciência e dedicação por mais um ano à frente deste trabalho tão qualificado!
    Votos de um ótimo ano para você e sua família, Léo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Mto obrigado mesmo por ter curtido esta postagem... A "Retrospectiva" é uma das mais trabalhosas de se fazer, pois requer vários dias de pesquisa revisando notícias do ano inteiro, rs!

      Tem mta coisa q fica de fora num "retrospecto" desses, mas acho q 50 ítens já abrange quase q 1 notícia importante por semana (em média) e mesmo assim: parece ser "pouco" diante da grande quantidade de lançamentos e notícias importantes no meio quadrinístico, rs!

      Preço de gibi acaba sendo algo mto relativo sim... Tanto, q sempre q eu comento qq lançamento aqui no blog, acabo postando apenas o preço cheio (de capa), pois o leitor já sabe q TODOS eles terão descontos diversos dependendo do site ou da paciência q o leitor terá em esperar o melhor momento de fazer o "garimpo" (esses TIJOLOS mais caros eu nunca pego com menos de 20 ou 30% de desconto). O último RANCHO q eu fiz foi na Black Friday da Panini, onde cofrei 10 encadernados parrudos (e economizei uma grana federal em descontos na soma total)!

      Mais uma vez... Meus sinceros agradecimentos pelas palavras e por estar curtindo este espaço. O "Submundo" vai seguir em frente sim (pode ficar tranquilo, q a ideia é passar de 1 ano, ou 2, ou mais, hehe): Prova disso, é q 2024 já tem um pré-cronograma aqui pro blog e ainda sigo firme e forte nas outras 3 REDES "spin-off" do Submundo, hehe (o grupo do "face", e os 2 grupos de ZAP: O de "Classificados" e o de "Bate-Papo"). O próximo passo é o "Canal de Youtube" e a "Loja Virtual do Submundo" (2 projetos q devem ganhar vida - assim q eu tratar da minha aposentadoria: o q será mto em breve)!

      Um Feliz 2024 pra vc e sua família tbm, amigo... Mtas felicidades e continue por aqui, hehe!

      Abs!

      Excluir
  8. Diz aí comandante Leo!

    Comentário atrasado no post da retrospectiva de lançamentos do ano de 2023. Algo interessante a se observar é quantidade de títulos regulares, edições unitárias, edições especiais, coleções fechadas, editoras e selos editoriais ativos num mercado dito "em crise". Fico pensando como seria se a cena editorial estivesse em plena expansão.

    Dito isso vou resumidamente expressar minhas impressões do cenário das HQs nesse ano que passou. O parece ser inconteste é a consolidação do formato "Omnibus" e seus derivados "absolutes", 'de Luxe" e por aí vai. Cheguei a adquirir alguns "busões" apesar de este estar longe de ser meu formato preferido. Mas diante daquela constatação de que ou publica desse modo ou não publica, então que venha a primeira opção. Outra concretização foi o sucesso absoluto do formato "Saga" que traz o que o público realmente quer, que é, material clássico, fases completas "ou quase" de grandes artistas a um custo minimamente acessível. Diante dos fatos a perspectiva desse ano de 2024 é que esse padrão se mantenha e possa comtemplar o anseio do público consumidor.

    Valeu comandante! Obrigado por seu trabalho hérculeo e abnegado em 2023, e saiba que continuo firme e forte seguindo o SubmundoHQ enquanto estiver no ar. Um ótimo 2024 pra toda a galera leitora aqui do blog.

    Um abraço e até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Mto interessante o seu 1º parágrafo sobre o cenário editorial no Brasil... Pois nos faz pensar como as editoras de menor porte sobrevivem diante de tamanha concorrência e um fluxo tão intenso de lançamentos pelas editoras maiores?

      Digo... Temos NOVAS editoras (surgidas há pouco tempo) q só tiveram 1 ou 2 lançamentos durante todo o ano passado. A própria "P&N" passou quase 2 anos inteiros apagada e com pouquíssimas edições publicadas (em 2023 ela reagiu bem e desovou um monte de projetos, mas o 2022 dela foi praticamente nulo). Das novatas, a Tundra teve apenas os Vol. 3 e 4 de "STORM" ano passado, enquanto a Saicã se fortaleceu com o projeto da "História do Oeste"! Mas outras passaram em branco no ano (o q me faz pensar q os proprietários devam ter outras fontes de renda e a editora acaba sendo mais um hobby ou 2º negócio pra "complementar renda")! Falo isso, pq sei os custos de se manter uma editora e empatar as contas é uma tarefa ingrata, rs!

      Curiosa tbm é a proliferação dos "BUSÕES" e afins... O q eu sei a respeito deles é q a tiragem é baixa, MAS o risco é mínimo pra editora (pois a maioria deles acaba se pagando logo nas primeiras remessas vendidas e o resto é lucro q vai entrando à medida em q forem sumindo das lojas). Já os formatos mais econômicos (mensais E "sagas") precisam vender um vol. mto maior de exemplares pra se pagarem e oferecem um risco de prejuízo ou encalhe mto maior. Mesmo assim, as "sagas" tbm encontraram seu lugar ao sol e em 2024 teremos NOVAS delas estreando por aí: "Wolverine", "Mulher-Maravilha", e novas temporadas de "Superman" e "LJA" (q reiniciam com nova numeração)!

      De "OMNIBUS"... creio q o carro-chefe de 2024 seja o "Arqueiro Verde" do Grell, hein? Embora eu espere tbm pelo vol. 2 do "KULL" (e quem sabe o "Pantera Negra" do KIRBY - segundo boatos q ouvi)!

      Um Feliz 2024 pra vc tbm, Luiz... E eu é q agradeço pelas suas palavras e pela sua sempre mais q bem-vinda participação aqui no blog (E nos grupos de ZAP, hehe). O "Submundo" deve permanecer por mto tempo no ar (à medida em q se aproxima a minha aposentadoria: graças à qual terei ainda mais tempo pra me dedicar ao BLOG e tbm a mais 2 projetos q tenho em mente: Um Canal de Youtube E uma loja virtual do "Submundo"). Ou seja: ainda tem bastante trabalho pela frente (mesmo pós-aposentadoria, hehe)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+