06/12/2017

"Demolidor - Decálogo": Os 10 Mandamentos do Demo...

"Demolidor - Decálogo"... É o 3º encadernado deluxe da fase Bendis à frente das histórias do demo, e o penúltimo pra encerrar a participação do autor com o personagem!

Este 3º Vol. apresenta 3 sagas completas: "A Viúva" (sim, a "Viúva Negra"), "A Era de Ouro" (um retcon dos tempos do "Uniforme Amarelo"), e o "Decálogo" (uma espécie de "Marvels", com a trama sendo narrada pela visão dos moradores comuns da Cozinha do Inferno)!

Confira abaixo:

A "Viúva Negra" é uma das heroínas mais sensuais a fazer parceria com o Demolidor (junto com a "Elektra", é claro) e está de volta para ajudar o novo Rei da Cozinha do Inferno a manter as ruas seguras. Mas qual seria o verdadeiro motivo para seu retorno? Um dos mais célebres romances da Casa das Ideias tem uma interessante reviravolta! Com participação especial de "Nick Fury" e os "Vingadores", o arco: "A Viúva" começa bem este 3º Vol. da fase Bendis! 

Em seguida: O leitor acompanha Matt Murdock numa história (retcon) que percorre parte das origens do Universo Marvel na Era de Prata (apesar deste arco se chamar: "A Era de Ouro", a trama se passa nos tempos em que o demolidor ainda usava o "Uniforme Amarelo" e tinha entre seus principais inimigos o "Gladiador" - período da Era de Prata na década de 60)!

Por fim, em "Decálogo": Saiba exatamente o que aconteceu durante todo o ano em que o próprio "Demolidor" ficou no posto de seu célebre arqui-inimigo (o "Rei do Crime")! A histórica limpeza que o herói fez na Cozinha do Inferno (na edição anterior) será revelada aqui em seus mais sangrentos detalhes. Uma aventura épica fundamentada nos Dez Mandamentos! 

De Brian Michael Bendis ("ALIAS") e Alex Maleev ("Cavaleiro da Lua – Recomeço"), este encadernado da linha Marvel Deluxe tem 396 pág (R$ 95) e reúne as edições originais de: "Daredevil" nº 61-75. Todo este material saiu pela Panini na revista mensal do "Demolidor" entre 2005 e 2006 (CAPAS acima). A revista do demo nessa época trazia também no mix: O "Justiceiro MAX" (de Garth Ennis) e o "Pantera Negra" (com arte do romitinha)!

Bendis é um escritor que divide opiniões (sendo bastante irregular e rasteiro na maioria das vezes)... Mas sua passagem pela revista do "Demolidor" está entre seus melhores trabalhos (junto com "ALIAS" da fase MAX), embora as limitações de Bendis apareçam na falta de cuidado e respeito com a cronologia vigente da editora. Por exemplo, no retcon da "Era de Ouro", o demolidor tem seu 1º confronto com o "Gladiador" usando o uniforme amarelo, quando na verdade (nas HQs clássicas) ele já usava a roupa vermelha nessa ocasião!

Em seus retcons, o autor passa por cima de vários elementos de histórias clássicas do demolidor! Mas se o leitor conseguir relevar essas "retconeadas", poderá (enfim) se divertir com uma ótima seleção de aventuras em ritmo de seriado de TV (particularmente, eu gosto muito dessa fase do "Demolidor"). Agora, ficaria faltando apenas 1 arco pra encerrar a fase Bendis: "O Dossiê Murdock" (que poderá vir junto com a estreia de Ed Brubaker no Vol. 4 desta coleção)!

Até+ 

80 comentários:

  1. Oi Leo!

    Mais um excelente encadernado da marcante fase(e ótima!) do Bendis no Demolidor!

    Como já foi comentado antes a Panini poderia ter incluído neste volume "Dossiê Murdock' e encerrado de vez esta fase do Bendis em três encadernados. A opção de incluir este arco de histórias num outro encadernado somando o final à Era Brubaker é polêmico, por misturar fases distintas do personagem apesar de uma ser continuação direta de outra!

    A Panini já lançou bastante material encadernado com final aberto, sem misturar fases um exemplo é o Thor do JMS!

    Eu ainda considero a fase Brubaker levemente inferior à do Bendis, apesar de beber na fonte dele; porém os arcos de histórias feitos pelo Brubaker são irregulares em matéria de qualidade. Alguns são excelentes como "O Retorno do Rei do Crime" e "Cruel e Incomum", já outros como "Sem Medo" e "Mercenária" nem tanto!

    Meu arco favorito deste encadernado é "A Viúva", onde a Viúva Negra é retratatada de uma forma nunca antes mostrada, com muita sensualidade (graças ao talento de Alex Maleev!), onde ela tem um "encontro com o passado" e acaba arrastando o Demolidor para seus problemas!

    A cena em que ela "distrai" os capangas do Retalho usando de seu "poder'(feromônios, algo não muito explorado nas HQs!) é magnífica, fora o que ela fala para o herói no final foi tão profundo, que o deixa muito pensativo por não ter aproveitado a "oportunidade"!

    Me lembro que esta história saiu por aqui basicamente junto com aquela mini-série publicada em Marvel Max que saiu pelo selo Marvel Knights (que saiu posteriormente encadernada na edição de capa vermelha da Salvat!), só que o arco do Bendis é muito melhor!

    Fazendo um pequeno interlúdio, e comentando sobre a personagem, acredito que a Viúva Negra esteja loira no próximo filme dos Vingadores pelo fato dela ter assumido outra identidade "Yelena Belova", a Viúva Negra III, algo que Natasha Romanoff já fez antes nas HQs, o corte de cabelo é idêntico:

    http://vignette3.wikia.nocookie.net/marveldatabase/images/7/72/Black_Widow_Pale_Little_Spider_Vol_1_1_Textless.jpg/revision/latest?cb=20070306160618


    Se for isso é um fan service bem bacana!

    "Decálogo" é excelente pois mostra como foi que a Cozinha do Inferno reagiu às leis de Murdock quando ele tomou o controle!
    Uma boa sacada do escritor usando o lado religioso do herói para criar "suas regras" de conduta no lugar!

    Foi bacana conhecer a história do homem que colocou a bomba na casa de Murdock a mando do Rei do Crime, no arco "A Queda de Murdock"!

    É um material imperdível para quem curte histórias policiais com super heróis, e gosta do Demolidor, pois apesar do preço de capa é um material que vale cada centavo!

    Espero que o Bendis recupere a forma na sua ida para a DC, e creio que se ele for escrever algo do Batman o fará na linha de "Batman- O Cavaleiro das Trevas" de Christopher Nolan, que segue a linha de filme policial com super-herói!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo! Essa fase do Bendis termina no volume 4. O preço é uma facada é lógico que menos mortal do que o valor de Escalpo, mas mesmo assim caro. Estou pensando em desfazer dos outros volumes pelo preços praticados pela Panini. Estão proibitivos ao meu ver. Roberto Xaviet.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leo, tudo bem?
    Li essa fase nas mensais mas não fiz questão de guardar. Mas vou pegar todos os encadernados (vermice pura).
    Essa é o terceiro volume e o próximo é o quinto? Merece uma revisão.
    E saiu pela Eaglemoss o Alien do primeiro filme. Fica em promoção de 10% OFF e frete grátis por cerca de um mês.
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. blz leo?

    esta fase do demo com o bendis realmente é muito boa mesmo, tenho as edições mensais e vou ficar com elas mesmo, comprar material repetido só por necessidade extrema mesmo.
    acho que este material poderia ser publicado tranquilamente com o selo MAX.
    quando a panini entrou no mercado nacional eu já tinha desistido da abril e suas edições "premiun",um dos caras que me fez mudar de ideia foi o bendis com as series do demo e alias, o mesmo bendis me irritou profundamente com a fase pre invasão secreta e nem cheguei a ler a mesma.
    agora o cara foi pra DC, acredito que deva voltar a escrever boas histórias.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Falando em "ALIAS" eu só espero que a Panini ainda publique nesse século o arco da personagem. Jessica Jones foi ótimo e acho que a personagem deveria ter melhor reconhecimento pela editora.

    ResponderExcluir
  6. Leo, um offtopic : vc está pegando a Biblioteca Don Rosa ? Se sim, pretende pegar os vols que publicam a Saga do Tio Patinhas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz bond?

      já leu alguma das edições?
      a primeira edição tem as mesmas historias do grandes mestres disney 1, imagino que a segunda tem o mesmo conteúdo do grandes mestres 4, além do formato o grande diferencial pelo menos no primeiro volume é a primeira parte da biografia do don rosa.
      a edição tem 208 páginas sendo que umas 50 são de extra.
      tenho as duas grandes mestres disney e a saga do tio patinhas em três volumes e mesmo assim vou completar esta coleção nova, depois vendos as edições mais "velhas" pra não ficar com material repetido.

      obs
      só compro as edições novas com desconto de 50% na amazon , até agora a única nesta condição foi o volume 1

      abraço

      Excluir
  7. Bendis não trabalhamos, o próximo!

    ResponderExcluir
  8. O preço desencoraja, a Panini tá cada vezmais se aproveitando pra mandar essas paradas de "deluxe", quero ver como vai ser quando lançarem o Justiceiro Max. Só uma pequena correção, acho que a fase Max do Justiceiro começou a ser pública na Marvel Max mesmo, nessa mensal do Demolidor devia ser a fase dele ainda sob o selo "Marvel Knights".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. justiceiro max começou no demolidor e somente depois foi pra revista max

      Excluir
    2. Acho que os 2 primeiros arcos de Punisher Max começaram na do Demolidor mesmo, depois migrou para Marvel Max.

      Excluir
  9. O preço inicial até assusta, mas apareceu por 57 temers ontem na Amazon e hoje na Saraiva.

    Sou mais um a questionar a divisão dos encadernados publicando dois autores diferentes. A fase do Bendis é muito mais elogiada, mas acrediyo que quem gosta do Demo seguiria com a fase Brubaker independente dessa paninisse.

    Quero só ver se num futuro distante vão emendar o Brubaker na fase Diggle.

    ResponderExcluir
  10. Tudo bom Léo !

    Quero falar que o submundo continua sendo o meu guia para compras.Pois através de suas dicas eu comprei terra x , valeriam , edições que não tinha lido e que gostei muito.Alias acabei de receber esta semana o demolidor decálogo que muito boa ,pois sou um leitor das antigas eu não consigo ver qualidade nos quadrinhos atuais principalmente com esse politicamente correto ditando as regras.

    Quero te fazer uma pergunta pois estou como uma duvida , eu tenho o conan o libertador da mythos, e agora saiu conan conquistador , vale apena comprar esta edição ou esperar pela coleção da salvat que pode ser mais completa, eu achei primeira edição da mythos muito capricha .

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Leorad!
    Permita-me discordar do "bastante irregular e rasteiro na maioria das vezes"!poha o cara escreveu TODO o run no demolidor(umas 50 edições) em altíssimo nível!nos presenteou com 27 edições de uma HQ autoral e claramente indie inserida no universo marvel regular:Alias(e TODAS phodas também! )!até hj escreve(em alto nível!) o Homem Aranha Ultimate(hj quase 250 edições!)!Se os vingadores são o quê são hj foi lá na metade da década que o cara colocou uma equipe até então genérica e bucha no centro do universo Marvel!É o arquiteto(junto com o Brubaker e o millar)desse coeso e funcional universo Marvel regular que encheu os olhos de todo até cagarem tudo depois de guerra secreta!sim,e foi o arquiteto do OUTRO universo Marvel:o Ultimate!escreveu(e desenhou também!) umas graphic novels ótimas que não sei pq ninguém publica por aqui jinx e torso!outro trabalho autoral dele phoda é Powers que a panini lançou baratinha aqui por 100 reais,depois de outra combalida tentativa da Devir!Até concordo que a longeva passagem(15 anos!)somada a uma baciada de títulos ao mesmo tempo,tenha diluído sua capacidade narrativa!mas coisas recentes como international iron man e infamous iron man e old man logam durante secret war mostram que o cara não perdeu a verve!e tá muito longe de ser rasteiro depois de tudo isso!Espero ansioso qual título ele assumirá na Dc!torço pra que deem a ele a All Star Batman com o Alex Maleev!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara...não adianta...se o cara não é dos anos 60-80...a turma aqui costuma sempre olhar com ressalvas

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sou obrigado a concordar com o Fabio. Enorme tendência de muitos a achar que de 90 pra cá não tem muita coisa que preste. Principalmente na Marvel/DC.

      No caso do Bendis, a pinimba ainda é um pouco maior porque ele costuma cagar para a endeusada cronologia. E contradizer aquela história que saiu em alguma numeração de Heróis da TV é algo imperdoável. rs

      Excluir
    4. "Cronologia" e "Heróis da TV" na mesma frase não combinam, SEMI... rs!

      A Abril fez uma lambança cronológica tão intensa na época q até o Bendis iria se apavorar, rs!

      Abs!

      Excluir
    5. Qual história de Heróis da TV ele desconsidero?

      Excluir
  12. Grande Leo !
    Belíssima postagem !

    Isso é algo que terei que adquir posto que já tenho os dois primeiros vols. e, num futuro repleto de possibilidades, não quero vir a ser acusado pelos meus descendentes de não ter concluído algo tão relevante que comecei e acabar deixando uma lacuna vergonhosa dessas como registro da minha passagem aqui na Terra.
    O preço vai ser exorbitante pois, assim como aconteceu com o Tex Gold (nada dele aqui no Rio ATÉ HOJE, hahahaha !), vou ter que comprar isso pela internet. Cara, essa aquisição sairá pelo mesmo preço que paguei pelos TRÊS vols. do Tex !!!

    Surge uma questão: "Aguentarei eu ?"

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Blz Leo,
    Sobre o titulo do arco "Era de ouro" observo que a narrativa mistura tambem estetica branco e preto e da era dos tempos atuais (anos 2000). Mas sobre o tema diria que se passa aos olhos do personagem Alexander Bolt pois se inicia juntamente na primeira genese dos comics como conhecemos (anos 30).
    A titulo de curiosidade essa historia é inspirada no filme definitivo de mafia "Era uma vez na america" de Serjio Leone.
    Bendis inicialmente queria usar algum personagem fora do catalogo da Marvel (dominio publico)ou seja substuir o Anjo ou Defensor por exemplo pelo Daredevil original imagino.
    Abraço e valeu ,
    Deadly hands of kung fu

    ResponderExcluir
  14. "Decálogo" é excelente pois mostra como foi que a Cozinha do Inferno reagiu às leis de Murdock quando ele tomou o controle!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    De fato, o "Decálogo" tá entre os meus arcos favoritos da fase Bendis no "Demolidor"... Pois tem uma pegada q lembra o estilo de "MARVELS" ou "Astro City": com o herói em 2º plano na trama narrada sob o ponto de vista de um cidadão comum!

    E por falar nisso, reparei q nessa reta final da fase Bendis, ele parece ter resolvido adotar um padrão mais experimental em cada arco (q ficou diferente um do outro): A "Era de Ouro" utilizou um recurso bastante usado em "ALIAS" (tbm do Bendis): O flashback RETRÔ do passado (contendo retcons da cronologia Marvel). E o "Decálogo" foi pra essa linha narrativa à la "Marvels" e "Astro City" q eu mencionei)!

    Concordo com vc tbm qto à divisão dos encadernados... Tbm acho q deveriam ter sido apenas 3 pra fechar a fase integral do Bendis (foda-se q este último Vol. tivesse mais 6 histórias: Já tivemos ed. mais encorpadas pela Panini)!

    A fase Brubaker eu só li o 1º arco qdo saiu na "Marvel Action"... Mas parei de colecionar essa revista por falta de verba na época (e pq achei o aproveitamento geral do mix bem ruim: eu aproveitaria apenas metade da revista). Assim, nem imagino como prosseguiu a fase Brubaker a partir daí (mas pretendo arriscar qdo sair o próximo Vol)!

    Qto à sensualidade da "Viúva Negra"... Olha, ainda acho q mini-série dela desenhada pelo Pérez (em "SAM" nº 29 a 30) é imbatível (ela nunca esteve mais bonita numa HQ)! Ah, e eu tbm gostei dessa série Marvel Knigths dela (saíram 2 arcos na "Marvel MAX" - dos quais a Salvat só publicou o 1º)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "O preço é uma facada é lógico que menos mortal do que o valor de Escalpo, mas mesmo assim caro."


    E aí, Roberto... blz?

    O leitor já deve ter percebido q a Panini andou reajustando o preço de capa dos encadernados de forma gradativa ao longo do ano... E isso fica cada vez mais visível a cada novo lançamento encadernado q aparece. Até as "CHM" passaram de 22 pra 25 reais e uns quebrados, e os "tijolões" de luxo agora batem a casa dos 100 contos na maior naturalidade!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Essa é o terceiro volume e o próximo é o quinto? Merece uma revisão."


    Oi, Carlos... Tdo bem?

    Brigadão mesmo pela correção... Vc tem toda razão, cometi um erro de digitação no texto (q passou batido pela revisão q sempre faço em cada postagem)! O próximo é o Vol. 4 mesmo (e não o 5 como eu tinha escrito - e já corrigi)!

    Viu só? Agora eu já me sinto apto a tentar uma vaga de revisor na Salvat ou na Eaglemoss, rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. Leo, erro gravíssimo na coleção TEX GOLD da salvat.
    Não sei se está "somente" nas edições compradas na fase de testes (enviei hoje email para a Salvat e estou aguardando resposta), mas o fato é: Comprei os 4 primeiros volumes na fase de testes. Depois de aguardar a vacância entre lançarem a coleção oficialmente e finalmente chegar ao volume 5, hoje fui lá e adquiri o volume mencionado. Acontece que ao chegar em casa e colocar ao lado das 4 edições iniciais (repito, foram compradas na fase de testes), a imagem da lombada do volume 5 está IGUAL à do volume 4.
    Se for um erro GERAL da fase de testes, terão que nos enviar as 4 edições corrigidas, afinal, o dinheiro investido não foi pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, blz?

      Puxa, Brigadão mesmo pelo aviso... Nãop pensei q pudesse ocorrer esse tipo de problema com a lombada agora q a coleção engrenou e tá seguindo em ritmo acelerado!

      Por coincidência, chegou HOJE aqui pro sul o Vol. 5 e já comprei... Só q nem tirei da pasta ainda, e vou conferir assim q possível pra ver se a lombada do 4 ficou igual à do 5 (tenho q achar o 4 agora na bagunça em q tá a minha coleção no momento, rs)!

      O investimento é alto mesmo e erros assim não podem passar batidos... Não bastasse isso, ando tendo problemas com a Salvat com a coleção dos "Vingadores" q assinei faz tempo e ainda não recebi o Vol. 1 (durante a semana vou entrar em contato com eles e me incomodar pelo visto, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    2. Ainda não consegui resposta da Salvat, mas hoje encontrei um outro email e acredito que nesse obterei.

      De qualquer forma, já descobri que o erro realmente está nas edições lançadas na fase de testes. Agora é esperar que a salvat tenha a decência de trocar essas edições defeituosas.

      Excluir
    3. Bem, eu diria q pela lei do consumidor a Salvat é OBRIGADA a trocar as ed. defeituosas... e acredito q eles não vão implicar mto pra fazer isso!

      Abs!

      Excluir
  18. "acho que este material poderia ser publicado tranquilamente com o selo MAX."


    E aí, gustavo... blz?

    Pois é, a Marvel nunca soube aproveitar bem o conceito do selo "MAX", q deveria ter sido desde o início uma resposta ao selo adulto da Vertigo/DC!

    Ao invés disso... A Marvel achou q pra ser "adulto" o gibi tinha q ter obrigatoriamente palavrões em excesso e violência explícita (não q eu não goste dessas coisas, só q isso é mto pouco pra chamar um gibi de "adulto")! Falo isso, pq o "Demolidor" do Bendis conseguiu manter um bom nível sem apelações gratuitas e oferecer ao leitor um material com proposta mais "realista" e com temática policial (teria sido perfeito se a linha "MAX" valorizasse esse tipo de conceito)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "eu sei que é atado à fase do Brubaker, mas olha o tempo que levou entre o anterior (o Rei da Cozinha do Inferno) e esse."


    E aí, Lierson... blz?

    Verdade, e lá se passaram mais de 1 ANO (e alguns meses) entre o Vol. 2 e este 3º... Se mantiverem esse ritmo, sabe deus qdo veremos o final da fase Brubaker nessa coleção, rs (ainda mais q ela será totalmente novidade pra mim)!

    No mais... Ainda não recebi meus "Vingadores" da Salvat (e vi q já saiu o vol. 2): Vc teve sorte em receber logo em seguida (e não achei o rastreio na nota q me enviaram)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Falando em "ALIAS" eu só espero que a Panini ainda publique nesse século o arco da personagem."


    E aí, Marcelo... blz?

    Nem me fale, a Panini tá rateando mto feio em desperdiçar todo o hype em torno do seriado da "Jessica Jones"... E olha q a Panini chegou a prometer a republicação de "ALIAS" (em 3 Vol) no ano passado ou retrasado (e até agora: nem sinal)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Leo, um offtopic : vc está pegando a Biblioteca Don Rosa ? Se sim, pretende pegar os vols que publicam a Saga do Tio Patinhas ?"


    E aí, BOND... blz?

    Sim, com certeza... Eu não iria deixar passar uma dessas de jeito nenhum (o Don Rosa tá entre meus artistas favoritos da Disney)!

    Já peguei os 3 primeiros Vol... e vou completar a coleção (até o 10)! Só entrei num dilema agora: Será q eu vendo o encadernado anterior com a "Saga do Tio Patinhas"? (não é minha ideia ficar com repetéco na coleção)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema será vender, será que tem comprador ?

      Excluir
    2. Sempre tem, BOND...

      Aposto q alguém vai acabar preferindo ter a "Saga do TP" completa num único Vol... do q dividia em 2 partes na coleção do Don Rosa, rs!

      Abs!

      Excluir
  22. "Bendis não trabalhamos, o próximo!"


    Oi, Hunter... blz?

    O(s) próximo(s) é(são) o Kurt Busiek & George Pérez... Melhorou pra vc? hehe!

    É q tô preparando uma postagem sobre a coleção dos "Vingadores" q tá saindo pela Salvat (deve ir ao ar amanhã - se eu não me atrasar de novo pra finalizar o post, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Só uma pequena correção, acho que a fase Max do Justiceiro começou a ser pública na Marvel Max mesmo, nessa mensal do Demolidor devia ser a fase dele ainda sob o selo "Marvel Knights"


    E aí, Ozymandias... blz?

    A publicação do "Justiceiro" do Ennis no Brasil foi uma ZONA (literalmente)... Começou nas "Premiuns" da Abril, e continuou pela Panini em "Paladinos" (formatão) e na revista mensal: "Justiceiro & Elektra" (formatéco paraguayo). Depois seguiu pro mix da revista do "Demolidor" (inicialmente na fase "Marvel Knights" mesmo - q tava na reta final)!

    Acho q foi lá pelo nº 13 da revista do "Demolidor"... q começou a fase MAX do "Justiceiro": Saiu uns 3 arcos no mix do demo, e só depois migrou de vez pra revista "Marvel MAX" (onde foi até o FIM)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Quero só ver se num futuro distante vão emendar o Brubaker na fase Diggle."


    E aí, SEMI... blz?

    Antes de redigir esta postagem eu questionei o "X-9" sobre essas "emendas"... E ele me disse q a linha Deluxe não é separada por autor ou artista e sim: por um período moderno (anos 2000 pra cá) de determinado personagem E/OU saga completa (tipo: "Guerra Civil" ou "Invasão Secreta")!

    Assim, não há o menor comprometimento da pirinini em separar por autor essa coleção, hehe... Mesmo assim, segundo o "X-9", ainda não é certa a "emenda" no próximo Vol. (até pouco tempo pelo menos, ainda se cogitava publicar HQs separadas do Bendis com o demo - pra complementar o "Dossiê Murdock"). Vamos ver: O futuro poderá reservar surpresas (ou não), rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo!

      No segundo omnibus do Demolidor do Bendis, saiu ainda Demolidor Ninja e aquele "What If..." da Karen Page que saiu na segunda edição de "Fim dos Dias" e na revista "Wizard"!

      No primeiro saiu aquela história do Sapo que é onde tudo se inicia, provocando a queda do herói!

      Pode ser que tenhamos mudanças com a Panini incluindo todas estas histórias no último volume junto a "Dossiê Murdock"e esta especulação sobre emendar com a Fase Brubaker seja apenas uma teoria e caia por terra!

      Abraços!

      Excluir
    2. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Olha, faz sentido sim... E tomara mesmo q sigam essa linha no próximo Vol. (eu prefiro ter essas coleções separadas por autor)!

      Se botarem tudo isso no Vol. 4 do Bendis... Já teríamos aí umas 15 histórias (ia fechar bem a coleção mantendo mais ou menos o mesmo nº de pág das anteriores)!

      Essa do "Sapo" (q tem 4 partes) é mto boa, diga-se de passagem... e segue tbm aquela linha à la "MARVELS" (q nem o arco do "Decálogo")!

      Abs!

      Excluir
  25. "Quero te fazer uma pergunta pois estou como uma duvida , eu tenho o conan o libertador da mythos, e agora saiu conan conquistador , vale apena comprar esta edição ou esperar pela coleção da salvat que pode ser mais completa"


    Oi, Sandro... Tdo bem?

    Antes de mais nada, mto obrigado pela confiança e por estar curtindo as postagens do blog (atualmente tô relendo às pressas os "Vingadores" do Pérez pra poder escrever uma matéria especial sobre essa fase q tá saindo pela Salvat: Espero q vc goste dessa matéria q deve ser a próxima a ir pro ar)!

    Sobre a sua dúvida de "Conan"... Bem, eu acho q nesse caso eu recomendaria esperar pelas ed. da Salvat mesmo, pois elas estarão em ordem de publicação e trarão um conteúdo bem mais completo (as 2 ed. da Mythos são seleções fora de ordem: São mto boas e HQs importantíssimas, mas vai sair na Salvat de qq forma e particularmente tbm irei esperar pela "Espada Selvagem" salvatiana)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Permita-me discordar do "bastante irregular e rasteiro na maioria das vezes"!poha o cara escreveu TODO o run no demolidor(umas 50 edições) em altíssimo nível!nos presenteou com 27 edições de uma HQ autoral e claramente indie inserida no universo marvel regular:Alias(e TODAS phodas também!"


    Oi, sergio... Tdo bem?

    Tranquilo, é perfeitamente normal (e saudável) discordar da opinião e do gosto alheio sobre determinada HQ, personagem, escritor, ou artista... Afinal, ninguém é dono da verdade (mto menos eu: q tenho um gosto bastante duvidoso, rs)!

    Mas é por isso q eu falei q o Bendis é polêmico e divide opiniões entre público e crítica... Basta ver em outras redes q ele tem fãs e detratores na mesma proporção! Eu deixei bem claro tbm q gosto mto dessas 2 séries q vc citou: "Demolidor" e "ALIAS" (q considero os 2 melhores trabalhos do Bendis)!

    Já a "Dinastia M" e "Invasão Secreta" eu achei mto fraquinhas... a "invasão" então, tá entre as piores mega-sagas q li nos últimos anos (destoa completamente do q ele fez em "demo" e "alias")! Já o "Powers" eu li apenas o 1º arco e gostei (não sei se melhora dali pra frente, pois desisti de acompanhar a série devido ao alto custo da ed. da Panini - Eu tenho o 1º arco pela Devir)!

    De qq forma... Vamos ver como ele se sai na DC daqui pra frente: Desejo boa sorte à ele (pelo bom trabalho feito no "demo" e q pode combinar bem pro "Batman" tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok...se vc me permitir gostaria de citar só mais alguns fatos!bendis criou o conceito dos illuminatis!existe uma grande resistência com o desenvolvimento do run dele em vingadores!ninguém pode negar que a ideia foi ótima(skrulls infiltrados),o desenvolvimento foi bom(o fato de não sabermos quem era ou não era skrull que manteve o suspense na revista dos vingadores por MUITO tempo!)e que o problema todo foi o arremate da ideia com a mini série invasão secreta!mas o cara escreveu estórias de alto nível durante o run que durou 6,7 anos!o reencontro do clint barton com wanda depois da dinastia M(sempre com seu comparsa maleev!)o tie in de civil war do homem de ferro quando um ex funcionário toma a torre stark de assalto!a one shot dos illuminatis pré guerra civil(também com Maleev)!a própria mini dos illuminatis(com arte de jim cheung compilada recentemente pela panini!)!a Mini série homens Aranhas antes da fusão do universo Marvel com Ultimate,numa estória emocional pra caralho onde a May ultimate encontra o Peter logo após a morte da versão ultimate,a mini do cavaleiro da lua e a da mulher aranha também com o Maleev!o arco com arte do Stuart Immonem onde Osborn sequestra o Lucky Cage!o cara fez muita coisa boa!tem muito escritor com hype elevadíssimo que escreve muito mais porcarias que ele...

      Excluir
    2. Os Vingabendis eu consigo entender porque muita gente torceu o nariz.

      Para mim, que adorava as histórias x-family do Claremont, foi um prato cheio.

      Excluir
    3. Eu até não sei direito as razões pelas quais uma boa parcela dos leitores não gostou dos "Vingadores" do Bendis... Tenho o 1º arco (Motim) pela Salvat e achei bem legal até (o resto li em scans, mas acho q começou a decair um pouco com a proximidade da "Invasão Secreta")!

      Mas sejamos justos tbm... Toda a ideia e conceito de termos "Skrulls" infiltrados veio lá dos anos 60 com a "Guerra Kree-Skrull", né? (q termina com os "Vingadores" desmascarando um político do alto escalão do governo q era um Skrull disfarçado)!

      Já o lance dos "Illuminatis"... Concordo q foi mto bem escrito e faria sentido haver algo assim nos "bastidores" do universo marvel. Só q alguns personagens ficaram completamente descaracterizados (virando até canalhas em suas decisões ou tendo uma frieza nunca antes demonstrada - se bem q esse tbm foi o maior problema da "Guerra Civil")!

      Abs!

      Excluir
  27. "Cara...não adianta...se o cara não é dos anos 60-80...a turma aqui costuma sempre olhar com ressalvas"


    E aí, Fábio... blz?

    Não é bem assim... Eu já falei outras vezes por aqui q "PREACHER" é a minha HQ favorita de todos os tempos (inclusive, ficou em 1º lugar no meu "TOP 100") e q Garth Ennis é o meu escritor favorito entre TODOS. E Ambos ("Preacher" e ENNIS) são crias dos ANOS 90!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh LEO...dois em um bilhão não vale kkkkkkkkkkk
      Abcs

      Excluir
    2. Caro se os dois ao qual vc se refere sejam as 2 obras dele que valem,elenquei algumas outras(na resposta ao leoradd) pra provar que ele escreve!o problema não é que ele divide opiniões!é que entre quem forma opinião(principalmente youtubers e blogers)ele encontra forte rejeição! Não sei se pelo fato de sua estórias não apelarem pra firulas metanarrativas ou pelo desfecho do principal plot twist de vingadores!Só acho que ele é subvalorizado e gratuitamente desdenhado por muitos!

      Excluir
    3. Me desculpem se estiver soando pedante, mas quem tem opinião formada por youtubers e blogers não é pra ser levado em consideração.

      Seria bom essa galera começar a ler e tirar suas próprias conclusões.

      Excluir
    4. "Ahhh LEO...dois em um bilhão não vale kkkkkkkkkkk"


      Claro q vale... Pois são 2 em um bilhão q tão em 1º LUGAR no meu ranking de favoritos, rs!

      Sei q na maioria das vezes pareço aqueles nerds com cheiro de naftalina impregnado na roupa, rs... Mas meu gibi favorito (Preacher) é dos anos 90, e meu escritor favorito de todos os tempos (Garth Ennis: acima até de Alan Moore) começou carreira nos anos 90!

      Só não me peçam pra curtir outras "crias" noventistas tipo: Rob Liefeld, Saga do Clone, Batman do Schumaker, e "Codinome: Strike Force", rs!

      Abs!

      Excluir
    5. "quem tem opinião formada por youtubers e blogers não é pra ser levado em consideração."


      Isso é verdade, SEMI...

      Até pq, sabemos q uma parte dos youtubers nem ao menos LÊ aquilo q comenta em seus vídeos, rs... Não vou citar nomes (seria anti-ético) mas conheço alguns canais bem populares em q os caras "formam" uma opinião pessoal baseada apenas na sinopse das revistas e em seguida tenta fazer o leitor comprar pra ganhar pontos ($$$) na Amazon, hehe (e descobri isso qdo um dos caras falou de um gibi como se tivesse lido - só q com base em uma sinopse q tava ERRADA, hahaha: quem realmente LEU o referido gibi sacou logo de cara q o cara não tinha lido mesmo aquilo)!

      Por isso q eu tbm sou o 1º a recomendar sempre q o leitor de fato LEIA aquilo q tá interessado em conhecer... Nada melhor do q ter a própria opinião formada pelo aquilo q se lê!

      Abs!

      Excluir
  28. "Cara, essa aquisição sairá pelo mesmo preço que paguei pelos TRÊS vols. do Tex !!!"


    Oi, Antonio... Tdo bem?

    Se vc já tem as 2 primeiras ed. dessa fase do demo (e gostou)... Tenho certeza de q este 3º Vol. valerá mto a pena então!

    Esses 3 arcos completos contidos nesta ed. são todos mto bons... Em especial o "Decálogo" (um dos meus arcos favoritos de toda essa fase Bendis)!

    Qto ao "TEX Gold"... É realmente uma pena q não esteja saindo aí no Rio até hj, pois é disparada uma das melhores coleções do mercado atual (e a de melhor aproveitamento e custo-benefício). Assim, espero sinceramente q vc consiga essas ed. do Tex nem q seja pela internet, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "A titulo de curiosidade essa historia é inspirada no filme definitivo de mafia "Era uma vez na america" de Serjio Leone."


    E aí, blz?

    Puxa, valeu mesmo pela dica... Bem q eu tinha achado algumas similaridades com o filme: "Era uma Vez na América" (q eu tenho entre os meus preferidos de filmes de máfia), hehe!

    E é bem nessas... Ficou show de bola a ambientação desse arco com clima NOIR e retrô (combinou mto bem pro "demo")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro arco do Bendolidor já era inspirado no Poderoso Chefão mesmo...

      Excluir
    2. Q coincidência, Hunter...

      Dia desses acabei de ler o LIVRO do "Poderoso Chefão" (comprei em pocket no começo do ano e só fui ler agora)... De fato, foi mto "inspirador" pra mtos gibis!

      Abs!

      Excluir
  30. Fala, Léo!
    Este volume já foi cofrado, como quase tudo do Demolidor.
    Apenas para reforçar a impressão de que o DD é o melhor personagem da Marvel, avaliando-se a quantidade de fases muito acima da média, que são publicadas ao longo dos anos.

    E mais ainda, creio que nenhum outro personagem, tenha mantido um nível assim em séries regulares (mensais)!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu considero ele e o surfista prateado os melhores, mas a prova que as histórias do Demolidor Se destacam, está na quantidade de encadernados, acho que deve ser o personagem com mais "deluxe" publicado pela Panini.

      Excluir
    2. E aí, Victor... blz?

      Eu já tinha falado aqui há mto tempo atrás, q achava o "Demolidor" o personagem Marvel q mais fases boas teve ao longo da carreira. E continuo mantendo essa opinião hj em dia!

      Já acompanhei mtos heróis nos últimos anos... Mas botando todos num balaio, o "demo" parece ser aquele q mais material de qualidade tem pra se colocar na estante (e olha q suas histórias mais clássicas são bem fraquinhas: ele só começou a ficar bom MESMO com a fase Miller em diante)!

      Abs!

      Excluir
    3. "Eu considero ele e o surfista prateado os melhores"


      E aí, Hélder... blz?

      Eu nem preciso dizer q o "Surfista" é meu personagem marvel preferido de todos os tempos, né? Mas acho q as fases e HQs boas do surfista foram as iniciais mesmo: Lee/Buscema, Lee/Kirby, BYRNE, e Lee/Moebius!

      A Marvel se perdeu com o surfista qdo deu à ele uma revista própria no final dos anos 80... e q foi tão ruim, q a Abril fez mto bem em ter pulado quase toda no Brasil!

      Abs!

      Excluir
    4. Discordo completamento sobre o surfista. As histórias dele publicadas em superaventuras eram ótimas. Muita criatividade e humor ótimo nas histórias mais leves, com diálogos excelentes e boas análises mais aprofundadas nas histórias mais sérias.

      Aliás, considero o Starlim um dos que mais fizeram histórias boas de SHs nos anos 90, juntamento com o David, Waid, Busiek, o trio do Batman e talvez mais uns 2 ou três.

      Também gostava da arte do Rom Lim.

      Excluir
    5. E aí, kromak... blz?

      O material do "Surfista" q eu tava me referindo como ruim foi aquele q a Abril pulou por aqui... Já a parte q publicaram (algumas do Starlin e Ron Lim) foi boa: Tanto, q tem chance de ser republicada no ano q vem como prévia do "Desafio Infinito" (já confirmado numa coleção especial)!

      Mas as histórias q pularam eram mto ruins mesmo (li elas em scan)... E só pra vc ter uma ideia: Numa delas o "surfista" usa seus poderes cósmicos pra ficar BOMBADO (musculoso) e poder sair na porrada com um valentão no espaço (rs). E em outra: Ele descobre q Zenn-La e Shalla-Ball sempre foram HOLOGRAMAS criados por Galactus e q toda a vida dele foi só uma mera ilusão (quase um "Matrix" na cronologia do surfista, rs)!

      Abs!

      Excluir
    6. Camarada Starlin foi a melhor cooisa dessa série do Surfista, de longe! Infelizmente ela só provou que o Surfista não pode ter mensais...

      Excluir
    7. Verdade, Hunter...

      Inclusive, eu acho q a Panini deveria republicar todo esse arco da "Ressurreição de Thanos" ANTES de lançar a já confirmada "Trilogia do Infinito" ano q vem, pois os principais elementos da saga já começam a ser desenvolvidos na revista do "surfista" (q realmente, é um personagem feito só pra mini-séries e especiais)!

      Abs!

      Excluir
    8. Bem, para isso que serve a caixa atômica que vão publicar nos EUA...

      Excluir
    9. Maior q esse TIJOLAÇO q saiu num OMNIBUS de 1.248 pág?

      https://www.mycomicshop.com/search?TID=25551560

      Abs!

      Excluir
  31. E aí LEO, tudo tranquilo?

    Segue as novidades para 2018 citadas pelo LEVI, na CCXP:

    Justiceiro MAX – A fase de Garth Ennis será publicada em 2 volumes
    Poderosos Vingadores: Invasão Secreta
    Hulk Contra o Mundo – Volume Único com todas as tie-ins e a minissérie principal
    Alias será publicada em dois volumes
    Hulk ganhará uma Coleção Histórica – 8 volumes (2 caixas)
    Mestre do Kung Fu ganhará uma Coleção Histórica – 8 volumes (2 caixas)
    Trilogia Infinita: Guerra Infinita, Desafio Infinito e Cruzada Infinita
    Poder Supremo
    Inumanos de Paul Jenkins
    X-Men Inferno será publicada em 6 volumes
    Star Wars: Rogue One

    No site o vicio tem támbem as novidades vertigo e dc.

    Abraço!
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, David... blz?

      Valeu mesmo pelas novidades (o "X-9" tbm me repassou mais algumas e vou começar a produzir mais um COMBO TRIPLO de notícias pra semana q vem - depois da matéria sobre os "Vingadores" da Salvat)!

      Tem mta coisa boa aí, hein? Pra mim, me interessou:

      -Justiceiro MAX
      -Alias
      -CHM do HULK
      -CHM do MKF
      -Desafio Infinito (o resto da trilogia não)!
      -Poder Supremo
      -Inumanos

      E sei q ainda tem mto mais coisa fora isso pro ano q vem... 2018 vai ser mto promissor pelo visto, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Essas informações estão sujeitas a erro de interpretações. Por exemplo, já li que iriam publicar os dois volumes restantes de Alias (e não EM dois volumes). Parecido com o caso do Hulk, onde seriam 2 CHM uma delas do Verdão (já cantaram até que seria ordem cronológica a partie da edição 222). E a quadrinizacao de Rogue One vai ser uma mini em duas partes, ao invés do encadernado padrão até aqui.

      Enfim, acreditem com moderação.rs

      PS: Infeeeernooooo!!!!

      Excluir
    3. É bem por aí, SEMI...

      Tbm não acredito nem confio mto nessas "promessas de editores" (q mtas vezes parecem promessa de político) sem considerar q entre aquilo q eles falam é preciso ter uma boa dose de "interpretação" pra se extrair daí a informação correta!

      Nessas horas o melhor é não se afobar mto na hora de sair divulgando ou acreditando nas notícias por aí...

      Abs!

      Excluir
  32. LEO, destrinchando na minha opinião, Justiceiro é a cereja do bolo.
    Poderosos Vingadores e Hulk Contra o Mundo, somente com muitos descontos nas comix.
    Agora "a nata", Alias, CHMS do hulk e mestre do kung fu, é de tirar o folego.
    Poder Supremo e Inumanos sensacional.
    X-men sonho de consumo.

    O ano de 2018 promete.

    Abraço!
    David

    ResponderExcluir
  33. Leo, da dc, como um bom fã do Batman, não poderia deixar de citar mais 7 Lendas do JIM APARO, pelo menos mais umas 3 do "bravo e boldo", e a tão odiada Queda do Morcego.

    Abraço!
    David.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter mta coisa boa mesmo em 2018, David...

      E olha q aqui estamos falando só das "novidades" recém anunciadas: Sem falar tbm nas coleções q já estão em andamento e q ainda prometem mtas emoções pela frente: Salvat Preta e Vermelha, TEX e Conan (Salvat), a extensão da DC (Eaglemoss)e várias outras "Lendas" e "CHMs" q ainda falta confirmarem!

      Vale ressaltar tbm q será um ano em q as gráficas nacionais estarão mais envolvidas com as (fervorosas) eleições do 2º semestre (ainda bem q a maioria das editoras já parte pras gráficas do exterior tbm, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Não esqueça a Copa do Mundo. Figurinhas muito em breve serão prioridade máxima pra Panini.

      Excluir
    3. Sim, ainda tem mais essa mesmo, SEMI...

      Eleições e copa do mundo serão as prioridades pras gráficas e editoras... O cara teria q ser mto ingênuo pra achar q a panini iria preferir publicar "Alias" ou "Poder Supremo" ao invés de um álbum de figurinhas em ano de copa, né? Já vi esse filme antes e a FILA de gibis atrasados fica imensa no final do referido ano!

      Sem falar q a próxima eleição será pautada por políticos-celebridades (até o "Dr. Rey" vai estar na jogada, rs) q irão gerar milhares de santinhos, folders, e camisetas... as gráficas não vão parar, rs!

      Abs!

      Excluir
  34. A relação de lançamentos é sensacional!o problema é REALMENTE ser lançado!vejam quantas coisas foram anunciadas ano passado e até hoje não viram a luz do dia!e quando viram foi do jeito Escalpo(vale o trocaralho do cadilho!)!Hulk do Mantlo/Buscema é coisa do outro Mundo!Alias finalmente concluida não só é inesperado como Improvável até algum tempo atrás!American Alien fruto de muito hype!Dc nova Fronteira,Inumanos do Jenkins/Lee,Poder Supremo do Straza/Frank é correção de um desses muitos equívocos históricos da Panini!A Era de Ouro do Robinsom/Smith não só é a correção de um erro como também a manutenção do sonho da última das grandes Hqs parcialmente inéditas e corretamente publicada no Brasil:STARMAN!Fora as edições definitivas de 4 estações!identidade secreta e crise de identidade....se tudo isso SAIR realmente será o ano de ouro da Panini!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, sergio... blz?

      Pois é, tem essa questão mesmo de q nem tudo aquilo q é anunciado/confirmado/prometido pelas editoras... acaba realmente sendo lançado um dia (eles podem desistir da ideia no meio do caminho, ou algum contrato acabar e não conseguirem mais publicar nada: A exemplo da linha Vertigo qdo saía pela Pixel e ao passar pra Panini deixou mtas promessas no ar e coleções inacabadas)!

      Acredito q mta coisa dessa lista toda possa de fato ver a luz do dia... mas o leitor precisa estar preparado pra algumas decepções tbm: Pois de repente aquele título q o cara MAIS queira q saia seja o único ou algum dos q podem ser cancelados pela frente!

      Claro, não quero ser pessimista nem nada (longe disso, já q sou um dos maiores interessados em boa parte desses títulos anunciados)... Mas tenho preferido ser realista de uns tempos pra cá (razão até pela qual tenho preferido postar algumas notícias atrasadas, mas com a garantia de q os materiais já estejam na gráfica ou registrados no ISBN: reduzindo as chances de erro ou cancelamentos)!

      O "Escalpo", por exemplo: Eu cheguei a anunciar aqui no blog faz uns 2 ANOS... era pra ter saído lá atrás, mas a panini foi empurrando até finalmente lançar (qdo anunciei aqui, foi pq um editor havia prometido durante um evento e apenas repliquei aqui a confirmação dele: só q não tenho como prever datas pras promessas q fazem)! Falo isso, pq realmente: 2018 será o ano de OURO da panini "SE" tudo isso de fato for lançado até lá (esperamos q sim)!

      Ah, sobre o "Starman"... embora um editor tenha confessado q esse foi um dos maiores prejuízos comerciais da panini, eu acho q o formato "lendas" (mais econômico) é o ideal pra publicação dessa série (são 60 números se não me engano - caberiam em umas 8 edições)!

      Abs!

      Excluir
  35. "Qto à sensualidade da "Viúva Negra"... Olha, ainda acho q mini-série dela desenhada pelo Pérez (em "SAM" nº 29 a 30) é imbatível (ela nunca esteve mais bonita numa HQ)!"

    Aí eu assino embaixo, hein Leo!

    http://img145.imagevenue.com/img.php?image=565894423_BlackWidowWidowMaker_122_238lo.jpg

    E mando protocolar no cartório!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa merece uma assinatura registrada em cartório mesmo, hein doggma? hehe...

      A Panini tá rateando feio em não ter lançado uma "CHM da Viúva" com essa saga completa e mais algumas histórias avulsas dela com o demo e aranha (Team-Up)!

      Abs!

      Excluir
  36. "A Marvel se perdeu com o surfista qdo deu à ele uma revista própria no final dos anos 80... e q foi tão ruim, q a Abril fez mto bem em ter pulado quase toda no Brasil!"

    Exceção seja feita à fase "StarLim", na minha opinião. Foi uma das poucas coisas que salvavam a SAM da reta final.

    Salvat publicou um pouco daquele material inédito no capa vermelha #52. Foi o arco "A Provação do Arauto", do Ron Marz. Resolvi pegar esse pra ler in loco e, nossa, é de lascar mesmo, rs. Anos 90 puro (desculpem, mas "Anos 90" é praticamente um adjetivo quando o assunto é HQs). Confesso que, ligando o tosco-mode, é até divertido ver o Surfista Prateado dando lugar ao Surfista Injuriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, doggma... blz?

      Por coincidência eu comentei logo mais acima (agora a pouco) sobre essa fase obscura do "surfista" q foi pulada pela Abril... e mencionai algumas tosquices dela: O "Surfista BOMBADO" (q ficou maior q o schwarza pra encher um desafeto de porrada) e o lance dos "hologramas" (qdo algum Jênio na Marvel achou q seria legal transformar zenn-la e shalla-ball em meros hologramas q nunca existiram - nem sei como terminou essa pataquada, rs)!

      Mas realmente... essa ed. do surfista de capa-vermelha foi de "injuriar" qq um, hehe: Puta coisa tosca do caramba (até passei adiante de "presente" - não tive coragem nem de vender, rs)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+