"MORGAN - O Presidiário" (ou "O Detento")... É uma das HQ's com maior concentração de TESTOSTERONA de todos os tempos, rs. Sério, esta é a obra-prima da dupla Segura & Ortiz ("Hombre") e finalmente será publicada de forma INTEGRAL no Brasil pela Figura (já em campanha no Catarse)!
Ives Pollock, é um policial veterano que mergulha em uma jornada de vingança pela morte de sua filha. Num mundo sem heróis e de moral duvidosa, o protagonista se envolve em uma trama cheia de violência e corrupção. Assim, nasce "Morgan": Um homem que irá enfrentar uma sociedade em ruínas para saciar sua sede vingativa!
Confira abaixo:
"MORGAN" é um clássico NOIR... Violento, sombrio e profundamente humano, é um dos pontos altos do quadrinho policial europeu. Criado por Antonio Segura & José Ortiz (de "TEX" e "Hombre"), A HQ estreou em 1983, na revista espanhola "Metropol", sob o nome: "Ives". Com o fim da Metropol, a série foi renomeada como "Morgan" e passou a ser editada na revista "Cimoc", ganhando novos contornos à medida em que o protagonista se transformava (inicialmente) em prisioneiro, e, no decorrer da série, em FUGITIVO, sendo arrastado para o lado mais obscuro do sistema. Ao longo dos seus 29 episódios, "Morgan" constrói uma narrativa contínua de degradação moral, violência urbana e desespero existencial. Não há heróis em cena, apenas homens comuns e com falhas tentando sobreviver em um mundo onde o certo e o errado se confundem e tornam-se conceitos bastante nebulosos (e - PASMEM - é uma história cada vez mais ATUAL, mesmo passados mais de 40 ANOS de sua criação)!
Sobre a trama... "Morgan" vai parar atrás das grades por ter feito
justiça com as próprias mãos. Suas ações lhe custaram a prisão perpétua e - também - uma BALA alojada no peito, na altura do coração, e que pode deslocar-se a qualquer momento,
tirando-lhe a vida, caso ele faça excesso físico: o que é algo simplesmente inevitável
vivendo o dia-a-dia na prisão (cercado de vários bandidos que ele mesmo prendeu quando era policial - e que agora sonham com um acerto de contas). Porém, mesmo de dentro do presídio, Morgan ajuda a solucionar e resolver
casos complicados. As histórias giram em torno da vida na prisão e
de como as pessoas vão parar lá (alguns são inocentes, outros são
culpados, e outros simplesmente tiveram muito azar e se deixaram levar por
atos inconsequentes e passionais). Morgan acaba conhecendo a vida e as tragédias das diversas
pessoas que foram parar num presídio cruel e
desumano!
A edição da Figura é INTEGRAL (capa-dura, 304 pág, R$ 98 - Já com 30% de desconto aplicado)... e parece ser a única no mundo a ter reunido a série completa numa só edição (acima, postei algumas CAPAS importadas, onde costumava sair em 6 álbuns E - posteriormente - passou a sair em 2 Vol). No Brasil, "Morgan" já foi publicado em diversas revistas: Estreou na "Circo" nº 7, e depois migrou pra "Aventura &
Ficção" (nº 17, 18, e 20), "Canalha" (nº 1-3 e "Especial"), "Heavy Metal" (nº 21), e no fanzine: "Replicóide", mas nunca de forma completa (até agora)! A Figura já vinha publicando a obra de Segura & Ortiz em outros lançamentos recentes: "HOMBRE" (que reuniu os 42 episódios da HQ - em 2024) E "As Mil Caras de Jack - O Estripador" (em 2023)! Recomendo (sem restrições) pra quem curte: histórias de PRISÃO, policial NOIR, e AÇÃO com muita macheza TÓXICA e frases de efeito, rs (é uma das melhores HQs que já li e está entre as primeiras no meu "TOP 100" HQs de todos os tempos)!
Até+
Fala, Leo, blz?
ResponderExcluirAchei muito machista, fachista e tachista essa história, não curti. Prefiro ler o gibi da empoderada Capitã Marvel... kkkk
Excelente recomendação, vou tentar garantir logo minha edição. Valeu!
E aí, Guilherme... blz?
ExcluirQ bom q vc tenha apreciado esta verdadeira OVERDOSE de Toxidade misógina e patriarcal... kkk!
"Morgan" é isso aí mesmo... e entre seus momentos mais emblemáticos e másculos, cito a cena do RATO: Para intimidar o protagonista na prisão, os guardas colocam um rato morto no prato de comida dele. Mas ao invés de se "acadelar" diante da situação, Morgan simplesmente acaba degustando o rato e saboreando ainda por cima, hehe (para horror e repulsa de seus intimidadores)!
Abs!
Oi Leo!
ResponderExcluirAventura e Ficção foi uma revista marcante para nossa geração, tenho comigo três capas que me marcaram: Robocop, a linda loira saltando de para-quedas armada, e com short jeans (ou Daisy Dukes como chamam nos EUA) e Morgan!
Me lembro que na época em que saiuvesta edição eu comentei ela com um amigo que também colecionava HQs, e um professor de Física na época ouviu a conversa, e como ele era policial civil da área de perícia me deu uma bronca por estar interessado em " coisas de bandido"! Mais um causou da vida de colecionador!!
Eis que 36 anos depois estou novamente falando sobre Morgan, e vou ver se consigo pegar este material em breve, pois estou com outros engatilhados como Os Eternautas que estão saindo!
Vou aproveitar a oportunidade e comentar que embora o mercado esteja aquecido com todas as crises que o acometem, duas editoras praticamentea acabaram: A Salvat e a Planeta DeAgostini!
Embora sejam filiais de suas matrizes européias, lá fora ainda existem, aqui faliram e parece que foi por falta de visão de mercado!
Abraços!
Oi, Elcio... Tdo bem?
ExcluirVerdade, amigo... "Aventura e Ficção" foi uma revista emblemática, pois considero ela uma espécie de "Heavy Metal" da Abril, rs. Atualmente, eu tenho umas 5 edições dela: As 3 q traziam HQs do "Morgan", a nº 1 (com uma bela capa de uma mulher selvagem - talvez pra fazer alusão à "ESC", q era o público q a Abril buscava), e aquela com o "THOR" na capa (e q trazia, TBM, uma HQ da "Viúva Negra" no mix)!
Curiosa essa passagem q vc comentou acima... pois me causa estranheza um policial de verdade considerar "Morgan" uma "coisa de bandido", já q o protagonista é (justamente) um policial linha-dura, hehe. Meu sogro é policial aposentado e convivo com a forma de pensar de alguém desse meio: Tenho certeza q meu sogro adoraria o gibi do "Morgan"!
Já garanti o "Morgan" na campanha (q parece q acaba hj)... e de "Eternauta" eu tô satisfeito com as minhas 2 edições da Martins Fontes (q comprei no começo do ano de um colecionador q iria pegar as da P&N e decidiu passar as suas antigas adiante ainda LACRADAS, rs)! Qto à Salvat/Deagostini, podemos botar nesse BOLO tbm a Eaglemoss, q juntas, formaram uma TRINCA da LOMBADA (como eu apelidei, hehe): Editoras q ajudaram a formar o público dos "lombadeiros", kkk. Creio q as 3 foram prejudicadas por uma série de fatores: A começar pela falência das grandes livrarias (Cultura, Saraiva, FNAC) q eram pontos de venda dessas miniaturas e encadernados q elas publicavam. Logo veio a crise das distribuidoras (q pararam de abastecer as bancas normais - e q tbm eram pontos de venda). E a própria crise econômica q o país atravessa agora (e q tem reduzido o poder aquisitivo dos colecionadores - EU incluso, rs)!
Abs!
Comandante, Leo, a sua breve análise da ascensão e queda das "Lombadas" foi certeira. Em administração/economia, o pessoal chama isso de "tempestade perfeita".
ExcluirAcredito que se essas três coisas não tivessem acontecido e os preços continuassem no mesmo patamar, a febre das lombadas teria durado muito mais, talvez ainda estaria firme e forte aqui no Bostil.
Só ver que algumas chegaram a ser testadas, mas foram abandonadas. Lembro de cabeça da Ultimate Marvel e do Asterix.
Até onde sei, na Inglaterra e na Itália, as coleções que saíram por aqui continuaram por muitos anos e nesses países sempre tem novas rolando.
Enfim, fica a dica de sugestão para vídeo no canal do Youtube já lendário (parece até a Epic Collection do Rom... kkkkk) ou postagem aqui no blog mesmo.
Oi, Guilherme... blz?
ExcluirPois é... A queda das editoras "lombadeiras" (kkk) foi resultado mesmo de uma conjunção de fatores, e além desses q eu citei, ainda podemos incluir aí os reflexos da pandemia na época (q afetaram o preço dos insumos vindos do exterior - sendo q os "bonequinhos" eram importados e o aumento do dólar JÁ havia afetado diretamente os preços da Salvat e Eaglemoss, cujas ultimas edições encadernadas já ultrapassavam a marca dos 60 reais por edição: mais q o DOBRO do q custavam no início)!
Hj em dia, seriam inviáveis... chuto q estariam custando de 80 a 100 reais por edição (mais caras ou valor equivalente às da Panini)!
Lembro tbm q entre as tentativas fracassadas de novas coleções... Tivemos TBM: "VILÕES" Marvel (teve 3 edições lançadas em fase de teste); "Tintim" (miniaturas), e chegaram a anunciar uma com encadernados de "Jornada nas Estrelas" (Eaglemoss)!
O "ROM" ainda sai ANTES do "Canal do Submundo", kkk... Mas o canal vai sair sim, pois já tô fazendo um curso pra edição de vídeo (já q não consegui me acertar com nenhum editor, rs) e assim q eu estiver fera na edição: O canal virá com FOME, hahaha!
Abs!
Fala aí comandante Leo!
ResponderExcluirEssa é uma matéria que é pra salvar em PDF e deixar armazenada no HD e impressa pra consulta rápida. Concordo com cada vírgula escrita na chamada da matéria. "MORGAN - O Presidiário" (ou "O Detento")... É uma das HQ's com maior concentração de TESTOSTERONA de todos os tempos, rs. Sério, esta é a obra-prima da dupla Segura & Ortiz ("Hombre") e finalmente será publicada de forma INTEGRAL no Brasil pela Figura (já em campanha no Catarse)!" É a síntese sem retoques do que é essa criação de pra mim uma das maiores duplas do quadrinho mundial, ao lado de Charlier & Moebius, Lee & Kirby, Berardi & Milazzo, Goscini & Uderzo e outros mais.
Parabenizo a Editora Figura por ter trazido "HOMBRE" e agora arremata a tarefa ao disponibilizar "MORGAN - O Presidiário". É claro que já foi devidamente cofrado o apoio no Catarse e fica a expectativa do recebimento do encadernado. Conheci o personagem pelas publicações em "Aventura & Ficção" e posteriormente nos números de 1 a 3 de "Canalha", mas como o material foi muito pouco, a vontade de "quero mais" era enorme e agora finalmente será saciada com essa edição.
De não ter calma pra esperar acabei por produzir um encadernado através de scans, que inclusive postei um vídeo com resultado. Me junto a vc comandante na celebração dessa publicação, torço pra que toda obra dessa genial dupla de criadores seja trazida aqui pro Braza, e com essa qualidade que a Figura apresentou. É motivo de orgulho e satisfação pra nós leitores brazucas que essa compilação parece ser a única feita no mundo. Que sirva de exemplo pros demais que essa saga merece.
É isso comandante valeu demais por esse registro pra posteridade. Um abraço a todos!
E aí, LEPM... blz?
ExcluirPô, mto obrigado mesmo por ter curtido esta matéria, amigo... Foi feita com emoção mesmo (já q sou fanzasso da obra e tive até de conter minha tietagem enquanto redigia o texto, kkk). Tbm incluo essa dupla de criadores entre os GIGANTES q vc mencionou acima, e Segura/Ortiz entraram pro seleto grupo de autores/artistas dos quais eu compro TUDO q aparece feito por eles (um estilo inconfundível: sujo, realista, magnífico)!
A Figura mandou muitíssimo bem ao trazer "Morgan" pra cá (sugeri isso à editora na época do "Hombre" e - pelo visto - ouviram minhas preces e seguiram minha sugestão: Assim, deixo aqui meu agradecimento pela publicação (q já apoiei tbm)!
Lembro da edição q vc produziu, Luiz... e q ficou EXCELENTE tbm (adorei o vídeo e a citação ao "Submundo" tbm, hehe)! Conheci o "Morgan" ainda na "Circo" (qdo era chamado de "O Detento"), num dos últimos números da revista. Anos depois, comprei num sebo as "Aventura e Ficção" q traziam histórias dele. E fui ao êxtase qdo "Morgan" estampou a CAPA da "Canalha" nº 1, rs!
Abs!