02/07/2025

"HQ Memória" (Especial): "Superman" Nº 1, "Batman Vs. Aranha-Negra", "Animal", e Mais...

"HQ Memória" foi uma das primeiras colunas do "Submundo" (lá pelos idos de 2012)... E agora RETORNA (reformulada) pra atender às demandas de "repescagens" de gibis que ando fazendo nos sebos (físicos e virtuais). Tenho me deparado com tantas HQs boas e raras, que achei necessário compartilhar com vocês aqui no blog: Vale a pena embarcarmos neste "Túnel do Tempo", rs:

"Superman" Nº 1 (da Abril), "Superman 46 - Bizarro" (da EBAL), "O Super-Homem Composto", "Batman Vs. Aranha-Negra", "Alm. Disney" Nº 1 (Abril), "Alm. do Aranha" Nº 1 (RGE), A "Teia do Aranha" 73 (O Aparição), "Animal" Nº 1, "MAD Especial 2" (Quadrinhos), e "Circo 2"!

Confira abaixo:

"Superman" Nº 1 (da Abril), "Superman 46 - Bizarro" (da EBAL), "O Super-Homem Composto", "Batman Vs. Aranha-Negra": Depois de gerações sendo publicado pela EBAL, o "Superman" (ou "Super-Homem") finalmente estreava pela Abril em 1984, com uma revista-mix em formatinho reunindo: "Superman X Brainiac" (O Demônio Voador - de Gil Kane), "Histórias da Fortaleza - Os Invasores de Krann" (de Curt Swan), "Arion - O Mago da Atlântida", e "Ametista - A Princesa do Mundo de Cristal". Um mix interessante (respeitando a mitologia Kyptoniana) e uma belíssima CAPA (montagem com arte de Neal Adams)! Já "Superman 46"  (da EBAL - 1980), trazia um sensacional confronto com o "Bizarro" RAÍZ (que vinha de um planeta quadrado, rs) com arte de Curt Swan. Essa era a revista que eu gostava do "Super": Pela EBAL, em formatinho, e em cores! A Coleção Invictus (da Nova Sampa) republicou verdadeiras pérolas vindas da Era de Prata, entre elas: O "Super-Homem Composto" (CAPA abaixo). Meio-superman/Meio-Batman, a criatura enfrentava os 2 principais medalhões da DC ao mesmo tempo, rs! E em "Batman Saga 6" (Opa, não confundir com a coleção da Panini de mesmo nome, esta aqui era da Ópera Graphica)... O morcego se deparava com um genérico do "Homem-Aranha": O "Aranha Negra" (de Gerry Conway & Ernie Chan). A história (em 2 partes) foi publicada originalmente em: "Detective Comics" 463-464 (de 1976) e no Brasil, já havia saído pela EBAL e pela Ópera (em 2003). Muito boa, por sinal: Merecia uma republicação pela Panini também!
 
"Alm. Disney" Nº 1 (Abril) + "Alm. do Aranha" Nº 1 (RGE) + A "Teia do Aranha" 73: Em 1970. após 20 ANOS da estreia do "Pato Donald" nº 1 (pela Abril), surgia o icônico: "Almanaque Disney" Nº 1, uma revista-mix com 164 pág trazendo histórias sortidas com: "Donald" (de Carl Barks), "Escoteiros-Mirins", "Peter Pan X Cap. Gancho", "Paulo Bunyan" (um lenhador gigante do folclore norte-americano), "Branca de Neve", "Mickey" (Tiras de Jornal), "Peninha", "Lobão", e tantos mais. O lendário "Almanaque" duraria 385 edições no total (sendo cancelado apenas em 2018 - quase 50 ANOS após seu lançamento)! E por falar em "Almanaque"... O do "Aranha" nº 1 (da RGE) trazia a chamada de capa: "A Maior Luta de Todos os Tempos", e não estavam exagerando - pois, de fato, tratava-se de um confronto espetacular do aracnídeo Vs. "Dr. Octopus" (por John BYRNE). A luta foi tão intensa, que terminava na MORTE do vilão (por afogamento, arrastado pro fundo do mar - em uma cena que foi a inspiração pro final do "doutor" no FILME do "Aranha 2", de Sam Raimi). Curiosamente, essa HQ NUNCA mais foi republicada no Brasil (espera-se que ela esteja numa próxima edição de "Aranha Definitivo" da Panini)! E na "Teia 73", mais uma história raríssima: O "Aranha e o Ferroso" se unem contra "O Aparição" (com participação especial da Capitã "Jean De Wolff"). A HQ (EXCELENTE), foi publicada originalmente em "Marvel Team-Up" 48-51 (de 1976), e no Brasil, somente em: "Superalmanaque do Aranha 4" (RGE), "Teia 73" (Abril), e "Aranha - Ed. Definitiva 11" (Panini)!

"Animal" Nº 1 + "MAD Especial 2" (Quadrinhos) + "Circo 2": DOSE TRIPLA de revistas periódicas de humor e variedades em HQs... A "Animal" Nº 1 (de 1988),  logo de cara já estampava um "RANX" na capa, e trazia no mix: "Ranxerox em Nova York" (1º aparição do Cyborg-PUNK no Brasil), "Squeak - The Mouse", "Ratos" (de Antônio Segura & Jordi Bernet), entre outras HQs curtinhas e sempre com uma pegada bem underground. A revista (em formato magazine, P&B, e 68 pág) marcou época no mercado brasileiro, embora tenha durado apenas 22 edições! A "MAD Especial 2" (da Record) tinha como temática os "Quadrinhos" de todos os tempos. E dê-lhe gags com Super-heróis (Marvel/DC) e personagens famosos das tiras de jornal (Tarzan, Recruta Zero, Popeye, Sobrinhos do Capitão, Pinduca, etc). Uma revista divertidíssima que eu lia e relia diversas vezes nesse AUGE da "MAD" nos anos 80! Por FIM: A "Circo" nº 2 era uma revista-irmã da "Chiclete Com Banana", só que agora mesclando material nacional e europeu. Publicada em 1987, esta 2º edição da "Circo" trazia: "Uma História de Natal" (de Moebius), A "Balada do Lobisomem" (Laerte), "Contatos Imediatos de 1º Grau" (Glauco), "História de Amor" (Luiz Gê), "Qualé"? (Crumb), e "La Nave Va" (Laerte). A revista tinha muito potencial e ainda hoje é lembrada pelos leitores em sua curta existência de vida (durou apenas 8 edições)!
 
Até+

12 comentários:

  1. HQ eu comecei a ter contado de forma esporádica quando pequeno, principalmente quando eu ainda nem recebia mesada ou tão pouco sabia ler direito. No decorrer dos anos oitenta os meus pais me compravam HQ da Disney, principalmente aquela em que que reunia as melhores histórias de determinado assunto, como no caso de tramas que explorava briga entre vizinhos.

    No caso da DC eu tive contato com o mix Superamigos em tempos da pré-crise, uma edição da Crise com a clássica capa do Superman com o corpo da Super-Moça, uma edição do Batman em que ele teve o segundo confronto com o Cara de Barro III, uma edição especial dos Novos Titãs que mais parecia uma retrospectiva de toda a sua história e uma edição do Superman pós crise.

    No caso da Marvel eu tive contato com uma edição de Guerras Secretas logo após que o Homem Aranha obteve o uniforme negro. Antes disso meus pais haviam comprado ao menos duas edições do Homem Aranha, sendo que uma é aquela com a Gata Negra de corpo inteiro. Alguns anos depois eu ganhei aquela edição em que o Homem Aranha teve o seu primeiro contato com os Novos Mutantes.
    Do Capitão América eu tive aquela edição em que ele procurava o seu escudo que havia sido roubado. Na mesma edição tinha uma história com a segunda formação dos Defensores.

    Fora isso algumas edições dos Trapalhões, principalmente daqueles tempos politicamente incorretos. E uma edição de Espectroman.

    Foi somente no início dos anos noventa que comecei a ganhar mesada que comecei a comprar e ler mais HQ e o resto é história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Por coincidência, eu tbm comecei minha vida com GIBIS a partir da linha Disney nos anos 70... O "Disney Especial" era esse almanacão q vc falou e entre as minhas edições temáticas favoritas cito (além dos "Vizinhos" tbm): Os Valentões, Os Cientistas, As Máquinas, Os Piratas, Os Azarados, Os Milionários, e Fórmula Zum (sobre corridas de F-1)!

      A minha proximidade com a DC começou pela EBAL mesmo, nesse formatinho em cores do "Superman"... e se estendeu pra: "Batman", "Lanterna/Arqueiro", "Jonah Hex", e "Shazam". Qdo a DC foi pra Abril nos anos 80, eu meio q parei de acompanhar, pois a verba q eu tinha (mesada) mal comportava a linha Marvel (q era prioridade pra mim)!

      A Marvel já era minha velha conhecida dos tempos da RGE mesmo... onde eu comprava tudo do aranha (a mensal e os almanaques) e os demais títulos: Alm. Marvel, Hulk, 4 Fantásticos, e Premiere! Eu apenas continuei qdo a Marvel migrou de vez pra Abril, mas logo chegou o fatídico ano de 1985 e a crise econômica da época me fez ter q vender toda a minha coleção!

      Tbm tive uma passagem pelos gibis de humor da Bloch, especialmente o "Popeye" e os "Trapalhões"... Aliás, os trapas seriam inviáveis até de republicarem hj em dia tamanha a incorreção política do material, hehe: No máximo, tenho hj alguns scans com gibis antigos deles e tenho reassistido alguns FILMES deles junto com o meu filho, mas tenho q ficar toda hora corrigindo e explicando pro moleque q aquele tipo de piada não pode mais fazer hj em dia, rs!

      Abs!

      Excluir
  2. OI Leo!
    Que matéria sensacional!
    Ver estas edições remete a um passado tão bom, saudoso, numa época em que tudo era bom, e não é exagero!
    HQs, livros, novelas, músicas, programas de humor, desenhos animados, filmes e séries de TV (inclusive as nacionais), tudo era bom nesta época, bom mesmo, bem diferente do que a cultura pop virou hoje em dia!
    Eu tive o Super Homem nº 01 da Abril, meu pai comprou pramim, quando vi na banca fiquei empolgado porque "tinha o formato Abril" (que era o que importava para mim) e não o formato EBAL, que eu achava "equivocado"!
    Como comprei a edição de "alegre" empolgado com o Desenho dos Superamigos que eu achava que era o padrão de referência das HQs da DC, não gostei e logo troquei (hoje me arrependo disso, mas pretendo adquirir um exemplar desta edição novamente, apesar do alto custo dela nos sebos).
    Eu nunca gostei da DC pré-Crise, e só passei a acompanhar suas histórias a partir da adolescência no pós Crise!
    Ver esta capa da EBAL, me trouxe a memória da banca de um senhor daqui ,a vila militar no centro da cidade que era abarrotada de HQs da EBAL, da Abril, etc.
    Cara, era abarrotada mesmo, a banca abria feito uma asa e tomava a frente da casa dele inteira, ali você achava de tudo, tudo mesmo, jornal, eróticas, quadrinhos, livros, e revistas de todos os tipos que saíam na época! Era sebo mas tinha revistas do mês ou semana!
    Foi lá que comprei a Crash em 1990! E qualquer Playboy que quisesse você encontrava lá!
    O dono era daqueles militares aposentados, grosso pra caramba, era a cara do Ivo Hollanda das Pegadinhas do SBT (se fosse irmão não pareceria tanto)!
    Até o início dos Anos 2000 ele estava por lá, mas já deve ter falecido (se eu tinha 16 anos na época que comprei a Crash ele já teria uns 60 e poucos, hoje tenho 51) mas a banca em sua estrutura está por lá, e virou quiosque de suco!
    Aqui está ela, com um carro preto estacionado atrás:
    https://www.google.com/maps/@-20.4619335,-54.6129894,3a,75y,88.23h,92.09t/data=!3m7!1e1!3m5!1sQWa7muGfhFMVGl80a5UFrw!2e0!6shttps:%2F%2Fstreetviewpixels-pa.googleapis.com%2Fv1%2Fthumbnail%3Fcb_client%3Dmaps_sv.tactile%26w%3D900%26h%3D600%26pitch%3D-2.091810098309466%26panoid%3DQWa7muGfhFMVGl80a5UFrw%26yaw%3D88.23068855294504!7i16384!8i8192?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI1MDYyMy4yIKXMDSoASAFQAw%3D%3D
    A Animal com o Ranxerox na capa, eu me lembro da banca perto de onde estudei de 1981-1987, foi lá que vi esta HQ pela primeira vez, e foi nela que comprei Secret Wars nº08 com a troca do uniforme do Aranha para o traje negro!
    Comprei a edição no dia em que fiquei uma tarde inteira na fila da carne de um açougue na época do Sarney quando a carne sumiu do mercado no país inteiro! Lembra dessa?
    A banca era uma sala comercial e hoje não existe mais, nem o local, pois foi demolido e virou garagem de carros!
    Essa Teia do Aranha eu tenho na coleção, mas não a selecionei na época para o "Visões de...", e vejo que fiz o certo, porque você pôde falar dela agora separadamente!
    Esse Almanaque do Aranha eu nunca tive, quem tinha era meu tio e eu li o dele na casa dos meus avós na época, que nem sei que fim tomou a edição!
    Como eu queria ter um De Lorean ou a Jóia do Tempo para voltar à esta época e por lá ficar!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Obrigado por ter curtido esta postagem, amigo... Tbm adorei redigir o texto e fazer a pesquisa de material, pois é uma coluna onde eu realmente posso listar 100% somente gibis q estejam entre os meus favoritos de todos os tempos (diferente de uma postagem de notícias, onde tenho, mtas vezes, tendo q comentar gibis q não me agradam ou q acho ruins). Aqui é o contrário: Só entram aqueles gibis q mexem com a minha memória afetiva e com os quais acabo me deparando em sebos OU remexendo na minha coleção, hehe!

      O "Superman" nº 1 da Abril... chegava às bancas após o sucesso estrondoso da versão cinematográfica DEFINITIVA do herói: junto com o FILME: "Superman 3" (com Christopher Reeve). Era a 1º grande franquia bem-sucedida de um personagem de GIBI nas telonas (o "Conan" tbm tava no AUGE, devido ao 1º filme do Scharza, embora sua origem esteja mais ligada à literatura e não aos gibis) e isso se refletia no interesse do leitor pelo personagem (q na ocasião vendia mais q o "Batman" até). A revista era boa, mas não passei desse nº 1 mesmo, pois com a mesada q eu tinha, minha prioridade eram os gibis Marvel: e tive q sacrificar todos os da DC (ainda mais q a Abril tinha acabado de lançar MAIS revistas Marvel além das q já tinha, e logo vieram: "SAM", "GHM", e "ESC")!

      "Ver esta capa da EBAL, me trouxe a memória da banca de um senhor daqui ,a vila militar no centro da cidade que era abarrotada de HQs da EBAL, da Abril, etc."

      Bah, nem me fale... q saudades dos sebos e bancas do centro aqui de Porto Alegre nesse início dos anos 80: Eram bem assim tbm: Abarrotados de gibis por todos os lados (com direito à MTA coisa da EBAL, Bloch, e RGE). O dia mais importante da semana, pra mim, era o sábado de manhã, qdo minha mãe ou minha tia me levavam no centro e eu ia direto comprar gibis nesses sebos e bancas, rs!

      Pô, legal essa imagem do google maps... hj em dia essas tecnologias nos permitem revisitar pontos estratégicos do nosso passado pra gente relembrar ou ver como estão hj em dia. Vc me deu a excelente ideia de pesquisar antigos sebos em locais q hj eu não tenho mais tempo de ir pra ver como estão, hehe!

      A "Animal" é uma revista q eu só fui ter acesso na 2º metade dos anos 90, qdo comecei a retomar minha coleção e comprei algumas edições dela... Incluindo essa do "Ranx", q acabei vendendo logo depois q peguei aquele encadernado da Conrad com a série completa do PUNK! Hahaha, eu lembro dessa crise da carne sim: foi qdo lá em casa a minha família passou a consumir ATUM (e peguei gosto por esse peixe até hj, kkk)!

      "Como eu queria ter um De Lorean ou a Jóia do Tempo para voltar à esta época e por lá ficar!!"

      Eita... esse é o meu sonho mais impossível: Voltar pros anos 80 (levando minha família junto) e de lá não sair mais: q década espetacular: Jamais será igualada ou equiparada!

      Abs!

      Excluir
  3. que saudade dos anos 80, meu Deus, chega a doer lembrar de nossas visitas às bancas, que eram verdadeiros paraísos de cores, cheiros, capas de revistas, meus pais sempre compravam alguma coisa... e o Almanaque Disney, então, que saudade! a vida era tão ingênua, a gente esperava a próxima edição dos gibis favoritos! que saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Adilson... blz?

      Nem me fale, amigo... Fiz 53 anos em maio, e ainda me lembro como se fosse ontem da minha mãe me levando todo sábado no centro da cidade pra comprar gibis: Era um dia sagrado pra mim e tbm um momento mágico. A gente chegava nas bancas e tinha gibis por todos os lados e eram baratinhos no geral: Eu voltava pra casa com uma sacola cheia de gibis (sem gastar tanto - diferente de hj, em q com menos de 100 pila não dá nem pra começar a sorrir numa banca ou loja, rs)!

      Eu sempre vou amar e idolatrar os anos 80... éramos felizes na nossa ingenuidade (a gente nem sabia e se soubesse nem se importaria com os cortes da Abril e coisas do tipo). O q importava era q a gente chegava na banca e se aproveitava quase TUDO (mesmo um gibi ruim da época, era melhor q um "bom" da atualidade, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  4. Diz aí comandante Leo!

    A melhor coluna do blog com certeza é "HQ Memória". Reconheço e até aceito a crítica que o leitor de quadrinhos mais maduro é muito saudosista e resistente a novidades. E acaba que é mesmo mas do meu lado argumento que no diz respeito a universos ficcionais e personagens do entretenimento, o que liga o fã a esse assunto são as memórias das leituras e experiências de assistir seus heróis e heroínas em ação. E penso ser consenso que a produção atual não consegue cativar os experientes muito menos atrair uma nova audiência.

    Dito isso todas as obras comentadas são o supra sumo da nerdice. Que maravilha essas edições do "Super-Homem" que hoje tem de ser "Superman" por exigência do marketing. Me lembro de pegar na banca esse número 01 da Abril, com certeza devo ter visto nos sebos esse da EBAL. E o que dizer da melhor revista mix de todos os tempos ao lado de Superaventuras Marvel que é o Almanaque Disney, minha iniciação nos quadrinhos diferente da maioria que parece ser com a Turma da Mônica, comecei com os personagens do "Tio Walt" e o "Almanaque" era o meu preferido. E ainda vem junto a menção do Aranha pela RGE, que pra mim foi a editora que trouxe a magia do Universo Marvel pro Brasa.

    "Animal", "MAD2" e "Circo", só fui acompanhar mais pro fim dos anos 90. Peguei muitas edições no sebo e expandi bastante meu entendimento da mídia "quadrinhos" principalmente com a revista "Animal", a versão brasileira da "Heavy Metal" e primeira encarnação do selo "Vertigo" na revista de mesmo nome a cargo da Editora Abril. Que show de postagem comandante, não me canso de recordar e reviver as memórias desses tempos mais inocentes e verdadeiros que parecem que as novas gerações jamais experimentarão.

    Valeu demais. Um abraço e boa semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Pô, mto obrigado por ter curtido esta coluna, hehe: Acho q vou tentar fazer dela uma coluna mais regular aqui no blog, pois te confesso q até pra produzí-la, senti mto mais satisfação e prazer (remexendo nas minhas lembranças e nas minhas estantes) do q escrevendo sobre novidades e lançamentos recentes, rs!

      E falaste tudo no 1º parágrafo... Sim, tbm sou um leitor da velha guarda q se deixa levar sem rumo pela memória afetiva na maioria das vezes. Prefiro mil vezes uma HQ clássica do q QQ coisa moderna/atual. Não por preconceito ou intolerância com o NOVO, mas pq penso q os grandes roteiristas e artistas dos gibis já residem todos num passado remoto. E não estou exagerando: Basta pegar qq gibi moderno e comparar com um antigo: As histórias são fraquinhas (de medíocres pra ruins) e sem a menor criatividade. A arte então, nem se fala: uns rabiscos mal-feitos e sem vontade (distante anos-luz de um John Buscema ou um George Pérez). São gibis fracos e nulos, q não "conversam" com a gente E nem com os novos leitores (q acabam preferindo os mangás - ou qq outra coisa)!

      O "Super" nº 1 da Abril, eu ainda tenho na coleção (em excelente estado de conservação)... e foi uma belíssima edição de estreia! O "Alm. Disney" tbm fez parte da minha iniciação com os gibis, mas a numeração q eu pegava na época era bem mais além desse nº 1. Se bem q eu gostava mesmo era do "Disney Especial", q saía com 2 numerações distintas (uma reedição dos números iniciais e outra continuando a coleção - q chegaria a quase 400 edições no Brasil - um feito impressionante pra um gibi mais caro q a média geral)

      Já as periódicas de humor e variedades eram um show à parte... Aliás, foi na "Circo" (nº 7) q surgira uma das melhores HQs q já li na vida: "Morgan - O Detento" (q será tema da próxima matéria aqui do blog, rs)!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo, gostoso ver esses gibis em formatinho e suas histórias que marcaram época. Desses que mostrou na postagem, o Almanaque Disney foi meu preferido. Pena que a Panini não pegou a Disney por completo. Seria bom demais ver republicações Disney das histórias dos anos 70, em papel de melhor qualidade. Abs. Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo... Tdo bem?

      Eu sou da turma q aprendeu a ler gibis com a linha Disney lá nos anos 70, rs... E o "Almanaque Disney" tá entre as publicações da época q mais lembranças agradáveis me traz, pois eu adorava o mix (q trazia até as aventuras do "Zorro" e reportagens interessantes sobre curiosidades gerais sobre História, geografia, e a natureza). Era um dos meus 3 gibis Disney favoritos (junto com "Disney Especial" e "Zé Carioca")!

      Uma pena mesmo a Panini não ter pego toda a DIsney e revezado as edições de luxo (tipo a Coleção Barks) com a volta dos formatinhos e revistas mix de material clássico (q nem a Abril vinha fazendo em seus últimos anos com a Disney). Lembro q a Abril (em sua reta final) tinha trazido de volta até o saudoso "Disney Especial" em formatinho e a revista do "Zé Carioca" era um show de nostalgia com mtas raridades no mix, rs!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala, LÉO!
    Acho esta coluna, uma das melhores, por ser "escrita com o coração"!
    Muito nostálgico rever algumas das capas, especialmente a do Super Homem 01, da Abril (comprada por mim na banca que ficava na portaria do prédio onde morava e ainda a tenho em ótimo estado!), e também a da Ebal (com o Bizarro, uma das últimas em "formatinho", com desenhos do Ross Andru!). Essa eu comprei numa inesquecível visita à sede da Ebal, onde peguei muitas revistas, com preços muito baixos!
    E uma pequena "frustração", pois nunca li ou tive em mãos esse Almanaque do Aranha 01 da RGE (minha editora favorita), apesar de ter todos os outros posteriores.
    Nesta edição, tem a "esquecida" história Aranha x Octopus, muito bem desenhada pelo Byrne, que ainda não foi republicada pela Panini!
    Acho que só saiu nesta edição até hoje.
    Sempre que possível, manda uma HQ memória!
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Por coincidência (ou não, hehe)... TBM acho esta coluna uma das melhores (particularmente falando), pois esta eu escrevo sem aquele teor (mtas vezes "frio") de quem apenas dá a notícia de um lançamento qq. Não, aqui eu falo realmente dos gibis q eu gosto e q marcaram a minha vida de colecionador!

      O "Superômi" nº 1 eu tbm tenho em excelente estado de conservação e foi (justamente) ao reler essa edição, q me despertou a vontade de escrever esta matéria, hehe (tanto, q botei ela em destaque na postagem)! Tbm tive essa edição do "Bizarro" pela EBAL, e eu adorava essa versão RAÍZ do personagem, com a vida no Planeta Bizarro (quadrado): onde tudo acontecia ao contrário da Terra (semáforo verde era pra parar e o vermelho pra seguir em frente: pequenas pérolas de genialidade, hahaha)!

      E sim... Esse confronto ÉPICO do "Aranha X Octopus" só saiu até hj nesse "Almanaque" da RGE. Acho incrível nunca ter sido republicado, já q é uma HQ mto boa e q serviu até de inspiração pro 2º FILME do Sam Raimi (q "matou" o Doutor no final de maneira mto parecida com a deste gibi - onde ele vai de arrasta pro fundo do mar e aparentemente "morre" afogado). Seja como for, é "possível" q essa história ainda venha a sair numa eventual "Ed. Definitiva" 16 do Aranha (vamos ver)!

      Ah, e pode ficar tranquilo... prometo q "HQ Memória" será uma coluna mais frequente aqui no blog: Agora, logo depois das férias (de julho) teremos por aqui as "VISÕES de 1995" (do Elcio) q será um show de nostalgia, rs. E mais em seguida, "HQ Memória" voltará (já tô trabalhando na próxima, q trará raridades do "4F": pra pegar embalo no FILME q tá vindo aí)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+