15/05/2021

A "Saga do Superman" - Vol. 1 (de John BYRNE)...

A "Saga do Superman" (Vol. 1)... É uma NOVA coleção DC que chega às bancas este mês (com bastante atraso, diga-se de passagem) trazendo pela 1º vez no Brasil uma compilação encadernada de TODA a fase BYRNE à frente do "Homem de Aço"!

Nesta matéria especial (bem curtinha, rs), veremos um pouco desta 1º edição (repetéco de um encadernado da Eaglemoss) com a reformulação de John BYRNE para o "Superman" Pós-CRISE!

Confira abaixo:

A história que redefiniu o "Homem de Aço" para toda uma nova geração de leitores... Escrito e desenhado por John Byrne (X-Men, 4F, Tropa Alfa), este 1º arco (produzido logo após a mega-saga: "CRISE nas Infinitas Terras") revisita a origem e os primeiros anos do "Superman", mostrando como o pacato Clark Kent se tornou o maior super-herói de todos os tempos. Uma edição perfeita: tanto para novos leitores conhecerem melhor o herói kryptoniano, quanto para os fãs das antigas que desejem relembrar um clássico absoluto das HQs. O 1º Vol. da NOVA coleção da Panini (R$ 34,90) tem capa-cartão, 160 pág e encaderna os 6 primeiros números de "Man of Steel" (de 1986)!

A edição da Panini é igual ao Vol. 1 da série americana (CAPA acima - com fundo verde) e praticamente igual à edição da "Coleção DC" da Eaglemoss (lançada em 2015 em capa-dura e com a HQ de "Action Comics" nº 1 de "brinde", rs). Nos EUA, a coleção teve 9 TPs reunindo toda a fase BYRNE. Porém, aqui no Brasil, serão 12 Vol. confirmados (disponíveis pra ASSINATURA no site da Panini), já que lá fora os Vol. 2 a 9 variavam entre 224 e 280 pág, enquanto a Panini deverá se manter na faixa das 168 pág até o final dos 12 Vol (que terão periodicidade MENSAL)!

A fase BYRNE, na verdade, se revezava com outros artistas ao longo de sua extensa duração: Jerry Ordway, Dick Giordano, P. Craig Russell, Dan Jurgens, Arthur Adams, Ron Frenz, e Ross Andru... São alguns dos nomes que aparecerão regularmente na coleção (pra mim, tá ótimo: Só feras nessa lista). Aliás, esse rodízio foi a principal razão pra essa fase ter sido impossibilitada de sair nas "Lendas DC" (cuja proposta é ser temática de um único autor ou artista). No Brasil, o material começou a sair a partir de "Super-Homem" nº 38 da Abril (CAPA acima, que eu trouxe pra esta postagem a nível de curiosidade) e nunca mais foi republicada na íntegra (geralmente relançavam só o 1º arco com a origem do "Super"). Abaixo, uma imagem com os traços finos e elegantes de BYRNE:

Até+

66 comentários:

  1. Oi Leo!

    Finalmente, depois de tantos pedidos teremos esta fase sendo republicada no Brasil em 12 edições!

    Eu sou muito fã desta fase do John Byrne e a considero "definitiva", pois não gostava do Superman pré-Crise, aliás eu não gosto do Universo DC em si pré-Crise, com exceção de Novos Titãs, e Monstro do Pântano!

    A falta de empatia com o Universo DC pré-Crise me fez relegar a editora na infância, e só fui começar a gostar dela na adolescência, alguns anos depois da reformulação pós-Crise quando o Universo DC ficou mais coeso e interessante pra mim!

    Já me considerei Marvete na infância, e Decenauta a partir da adolescência, mas hoje posso me definir como "Caçador de Material Clássico", das duas editoras, e ocasionalmente compro alguma coisa mais atual, mas tem de ser material muito, mas muito conceituado que valha a pena ter meu dinheiro investido!

    Esta primeira edição eu vou pular, por ter a edição da Eaglemoss, e a partir da segunda edição começo em definitivo a coleção! Tenho também esta edição da Abril em que foi publicada pela primeira vez o início desta fase no Brasil!

    Esta edição da Panini pode ser considerada uma republicação de Grandes Clássicos DC nº01 publicada pela Abril em maio de 1992, que inclusive possui a mesma capa. Coincidência ou não esta edição da Panini ser lançada exatamente 29 anos depois da edição da Abril, como o mesmo conteúdo e capa?

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/classicos-dc-n-1/cdc0301/5398

    Sim, esta edição estará na matéria de "Visões de 1992", junto com muitas outras!

    Aguarde!!

    Vale ressaltar que esta fase serviu como inspiração para o seriado "Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman" (1993-1997)

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Opa, já foi confirmada q essa fase BYRNE terá 12 edições mesmo? Eu tinha chutado umas 15, mas se forem 12 é melhor (o nº de pág deve aumentar mais pra frente então - tomara)!

      A fase BYRNE no super eu te confesso q não li quase nada (tirando o 1º arco q saiu pela Eaglemoss)... Mas agora eu devo fazer essa coleção TODA e corrigir essa falha minha na condição de leitor, rs!

      Mas sabe, eu até q tenho boas lembranças do super pré-CRISE q eu acompanhava nos formatinhos EM CORES da EBAL... Ok, sei q eram histórias mais "bobinhas", mas eu tbm era criança na época (final dos anos 70) e me divertia com os confrontos com o "Bizarro", "Brainiac", "Luthor", "Parasita", e até o infame "Galhofeiro", kkk. Era tudo mto ingênuo, mas garantia uma boa diversão pra um moleque naqueles tempos com poucas opções de lazer!

      "Já me considerei Marvete na infância, e Decenauta a partir da adolescência, mas hoje posso me definir como "Caçador de Material Clássico", das duas editoras,"

      Bah, com essa frase acima fizeste uma descrição PERFEITA de como eu sou HOJE em matéria de HQs... Eu era marvetinho RAÍZ tbm (me criei tendo a Marvel como preferência), mas de uns pra cá eu tenho redescoberto a DC em HQs clássicas q eu perdi na época e tenho ADORADO. Posso dizer q hj gosto das 2 editoras em pé de igualdade, DESDE Q seja em relação à material CLÁSSICO de AMBAS!

      O "Super" do BYRNE eu vou fazer completa... E vou passar adiante a minha edição da Eaglemoss (OU guardar ela pro meu filho - pra qdo ele tiver idade)!

      Tbm achei mta "coincidência" a panini ter usado essa capa do almanaque especial da Abril... É uma bela capa, aliás: Lembro q há pouco um leitor do blog havia reclamado nos comentários da "capa provisória" q a panini botava no site e q era igual à da Eaglemoss (apenas o "S" no peito). Preferi MIL vezes essa capa q a panini escolheu no final (bem melhor). A capa do TP americano (q eu postei acima) tbm é boa!

      E aguardemos então as "Visões de 1992"... Essa promete, hein? hehe!

      Abs!

      Excluir
    2. "Caçador de Material Clássico"
      Gostei dessa. Me identifiquei.
      Hoje em dia minha coleção vai crescendo com materiais do passado e produções nacionais que participo em financiamentos coletivos.

      Excluir
    3. Oi, Dudu... blz?

      Eu tbm tenho participado de alguns projetos nacionais no Catarse:

      -"O Livro dos Barcos" (do meu primo Marsal - já fiz até matéria sobre essa edição aqui no blog)!
      -"Esquadrão Vitória" (espécie de "Vingadores" brazucas)!
      -"Efeito Placebo" (Lagarto Negro)!
      -"Doutrinador"

      Entre vários outros q forem surgindo e q forem do meu interesse...

      Abs!

      Excluir
  2. Essa edição mal saiu, e já esgotou. Hehehe. O negócio é ficar com a edição da Eaglemoss mesmo!
    E começar a comprar a partir do segundo volume. Visto que as duas é o mesmo conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      A informação q eu obtive é a de q o "Super" vai voltar pra venda no site panini... Mas é melhor clicar naquela opção "Avise-me" (pra receber por e-mail o aviso de qdo estará disponível de novo)!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo,

      Isso me lembrado quanto passo raiva pelo site da Panini não ter wishlist e nem mesmo um carrinho persistente, mesmo estando logado.

      Eu que sou da área de TI fico bobo como esse povo perde dinheiro não oferecendo coisas básicas de uma loja online.

      Excluir
    3. Verdade, Fabiano...

      Imagine eu então, q sou publicitário... O quão bobo eu fico vendo o marketing cagado da Panini e outras editoras? O q perdem de dinheiro por não saberem vender seus produtos é impressionante!

      Abs!

      Excluir
  3. Estava esperando esse lançamento, tenho pouco material do Super-Homem(sou da época que era escrito assim, não chamo de Superman),só li na época da Abril e algumas partes saltadas, confesso que dava preferência pra SAM e a ESC, agora é a oportunidade de reler esse clássico, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Eu já me acostumei a chamar de "Superman" agora, rs (mas demorou um tempo tbm, hehe)!

      E tbm tenho pouquíssimo material dele na coleção... Essa será uma chance de ouro pra mim tbm!

      Abs!

      Excluir
  4. E aí Leo!?
    Eita... revista difícil...já esgotada na Panini na pré-venda e sem previsão de chegar nas bancas. Talvez está semana.
    Entre essa e do Batman, vou ficar com o do Super, tenho pouco deste título, na verdade só tenho os capa dura a Morte e Retorno pela PANINI.
    A do Bats tem muito repeteco das Lendas, vou passar.
    A Panini tá com uma palhaçada com promoções que só valem pra edições antigas e eu querendo pegar um monte de CCM e Sagas, 😅
    Outro assunto, não ia pegar o Falcon futurista, porque achei caro pra um boneco com capacete e arma, não foi que ganhei um de presente, 🤔😁. Meus filhos me deram de presente, 🤣, o mais velho perguntou se o próximo seria um PS5 na janela,😂.
    Falei que não precisava, só o helicóptero do Falcon já bastava 😜.
    De graça até injeção na testa, menos a Coronavac,😅, brincadeira.
    É isso aí, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Essa coleção do "Super" vai ser daquelas bem disputadas pelo visto, hehe... Acho q essa eu vou ter q reservar na loja daqui pra garantir (mas não se preocupe, q pro site da panini ela volta em breve - foi o q me garantiram)!

      A coleção do "Batman" eu vou pegar tbm... e inclusive: Será a próxima matéria aqui do blog (com previsão de ir pro ar neste findi)!

      Mas CUIDADO: Parece q a coleção do "Batman" NÃO terá tentos repetécos assim com as "Lendas"... Pois uma boa parte das "Lendas" (a grande maioria) é de material Pré-CRISE (e a coleção nova será depois disso). Mas deve se repetir alguma coisa de qq forma, a começar pelas lendas do "Alan Davis" (essa vai quase toda direto logo nas primeiras edições)!

      Qto ao "Falcon Cuecão Amarelo" (pretendo fazer uma matéria sobre ele aqui no blog tbm, rs)... Comprei esse da Estrela justamente pra presentear o meu filho (comigo foi ao contrário, hahaha). Esse foi o meu último Falcon da época (ganhei ele em 1982 qdo eu tinha 10 anos) e achei q seria legal q fosse o 1º Falcon do meu filho!

      Mas eu não ficarei sem o "Cuecão Amarelo" não, hehe... É q eu já tinha encomendado uma réplica com o Jack Leclair (sei q a galera detona ele nos grupos, kkk - mas é inegável q o trabalho dele é impecável pras roupas de Falcon: ele supera de longe a própria Estrela nos tecidos e acabamento). O capacete e a arma futurista eu já pedi pro Deoneli fazer as réplicas tbm, e as botas vermelhas eu pego na Gajigaji!

      Eu tô remontando 25 Falcons ao mesmo tempo (com roupas e acessórios customizados aqui e ali)... E logo eu devo estrear um canal de youtube SÓ pra Falcon (vou ser um Andraus dos pobres - sem efeitos especiais nos vídeos, kkk). Esse canal será o PROTÓTIPO pra um de HQs se eu me enturmar com a ideia dos vídeos (vamos ver)!

      Abs!

      Excluir
    2. Boa, Leo! Obrigado pela dica do Batman, o vol 3 já está na pré-venda de agosto, quase que peguei com o desconto MINISTÉRIO15, mas preferi as CCM e do Super.
      Show de bola a idéia de customizar os 25 Falcon's👍, mas esse Jack Laclaier, que parece morar na cidade onde estou, me traz sentimentos não agradáveis. 🤔, Bem.... Negócios são negócios. Valeu!

      Excluir
    3. E aí, Wesley... blz?

      Vc fez uma boa escolha... eu tbm iria priorizar as CCM e o Super se tivesse q escolher entre elas e a do Batman!

      Qto ao Jack... Eu até me divirto com as tretas q rolam nos grupos de Falcon (Eita povo q adora uma brigalhada todo dia, hehe). Mas eu tô ali mais pra negócio mesmo, e sempre fui mto bem tratado por ele (me atende e responde com educação e prontidão nas encomendas q faço): Bem diferente dos relatos de xingamentos e humilhações q vejo nos grupos, rs. Não duvido q aconteça essas tretas entre ele e outros clientes, mas comigo nunca aconteceu, então: sigo as negociações de boa enquanto estiver sendo bem tratado, kkk!

      Seja como for, TBM sou amigo do Elocir (q inclusive, é meu conterrâneo)... Ele faz umas roupas mto bem-feitas de Falcon tbm (é dele q devo encomendar a roupa de mergulho do "Tubarão")!

      Abs!

      Excluir
    4. "Eu tô remontando 25 Falcons ao mesmo tempo (com roupas e acessórios customizados aqui e ali)... E logo eu devo estrear um canal de youtube SÓ pra Falcon (vou ser um Andraus dos pobres - sem efeitos especiais nos vídeos, kkk). Esse canal será o PROTÓTIPO pra um de HQs se eu me enturmar com a ideia dos vídeos (vamos ver)!"

      Não coleciono falcon, mas vou conferir essa.😄

      Excluir
    5. Ainda vai demorar, L...

      Pois remontar esses falcons é um processo mto demorado e custoso... Já comprei os bonecos q vou usar (25 deles) e parte das roupas customizadas (ainda faltam várias)... Nem comecei ainda a busca pelos acessórios, cabeças olhos-de-águia, e as réplicas dos animais q ele enfrentava (macaco, águia, aranha gigante). Só depois de tudo pronto é q gravarei os vídeos (senão, a janela entre um vídeo e outro pode ser imensa e o canal afundar antes de começar direito, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  5. Caras, uma bomba!!!!! Tou vendo umas notícias e tão dizendo que amazon lançou uma loja com VENDAS INTERNACIONAIS COM FRETE GRÁTIS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Mas q ótima notícia, L: Valeu mesmo por trazer essas boas novas pra cá!

      Pena q eu ando meio "quebradão" e com renda bem reduzida este ano, mal conseguindo acompanhar o fluxo das HQs nacionais... Mas qdo a situação melhorar de novo um dia (espero), vou me aventurar pelas "gringa", rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!

      Eu aproveitei para inaugurar a loja comprando uma HQ independente de terror do Ed Brubaker com Sean Phillips que está baratinha, chamada Fatale:

      https://www.amazon.com.br/Fatale-Vol-Death-Chases-Me-ebook/dp/B00HNFCDJG/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=fatale+brubaker&qid=1621049746&s=books&sr=1-2

      Abraços!

      Excluir
    3. E aí, Elcio... blz?

      Bela escolha essa edição gringa, hein?

      Não conhecia essa do Brubaker... será q pode sair por aqui algum dia? Tbm me interessei pelo "PULP" (tbm do Brubaker) q aparece como indicação!

      Abs!

      Excluir
    4. Oi Leo!

      Creio que chance até tem, mas o escritor tem muitos títulos que não saíram por aqui como Incognito, Velvet, Pulp, Scene of The Crime, Bad Weekend, Cruel Summer, Fatale, Fade Out, etc.

      Isso sem contar Criminal que teve apenas duas edições pela Panini, ficando incompleto por aqui por baixas vendas, algo que já amedronta o mercado em trazer materiais autorais do escritor!

      Ed Brubaker é uma máquina criativa, mas seu trabalho fora da Marvel e DC não tem muito espaço por aqui.

      Mesmo que o mercado ainda esteja aquecido no Brasil, muita coisa ainda fica e ficará de fora, portanto se você se interessou por Fatale e puder,é melhor pegar esta edição importada com este preço módico (R$ 22,90, e 144 páginas), pois não podemos contar com a sorte de ter certos títulos publicados no Brasil!

      Shi, de Billy Tucci, e Largo Winch, de Jean Van Hamme, são títulos de grande qualidade lançados na década de 90 lá fora que até hoje não foram lançados por aqui (e dificilmente serão depois de todos estes anos).

      E olha, que Shi teve crossover com o Demolidor e com o Wolverine; e Largo Winch teve dois filmes de ação muito bons lançados na década passada, e nem isso animou alguma editora a trazer a publicação para o Brasil!

      Abraços!

      Excluir
    5. Pois é... q estranho isso, Elcio:

      O Brubaker tem um NOME consagrado aqui no Brasil pela sua passagem nas HQs do capitão... Imagino q o escritor (em si) tenha mtos fãs espalhados por aí q gostariam de conhecer seus outros trabalhos tbm!

      Infelizmente, o "Criminal" flopou mesmo... Eu fui um, q não consegui comprar na época por ter saído em capa-dura e não cabendo no meu orçamento na ocasião (esse é o problema do gibi sair em formato luxuoso e caro demais: se o cara tiver outras prioridades, JÁ ERA: fica de fora da lista)!

      Creio q a melhor chance do Brubaker no Brasil, seja então por editoras menores e com metas de lucro mais modestas q as da panini!

      Abs!

      Excluir
  6. Que coleção sensacional. Por algum motivo, tinha apagado da memória que ela iria sair. Meu sonho era ler toda essa fase do Byrne e que bom que vou realizar... ou não, vi agora que a edição 1 está esgotada no site da Panini e da Amazon... Será que o estoque volta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Fique tranquilo, o estoque volta sim, hehe... Mas vá no site e clique no botão de "Avise-me" (só pra garantir, pois qdo o estoque voltar, poderá ser por pouco tempo tbm)!

      E vc deve ter "apagado da memória" esse lançamento, pq ele atrasou mtos MESES, kkk... Sério, a coleção vem sendo prometida em checklists desde o começo do ano e já estamos quase na METADE (tá passando rápido esse 2021, hein)?

      Abs!

      Excluir
  7. E aí, Leo, beleza?
    Pois eu farei o contrário do pessoal aqui, eu vou pegar essa (capa cartonada) e mandar andar a capa dura da Eaglemoss, que consigo mais espaço.
    Parece que os editores disseram que a coleção por ora terá 12 edições, dependendo do desempenho prossegue. Em 12 edições realmente não fecha a fase toda do Byrne.
    Mas espero que venda bem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Eu farei a mesma coisa q vc nesse caso... Vou pegar a edição cartonada do Super e passar adiante a da Eaglemoss tbm (devo anunciar já nos "CLASSIFICADOS" do submundo - coluna do blog q pretendo trazer de volta à vida no meio do ano, rs)!

      Ah, bom entendi agora o lance das 12 edições confirmadas "por hora"... Sim, pois pelas minhas contas seriam necessárias umas 15 "no mínimo" pra fechar a série (dentro da média de 160 pág, é claro)!

      Abs!

      Excluir
  8. Fala, Léo!
    Ainda bem, que entre tanto material ruim, temos resgates importantes de fases como esta do Super Homem!
    Bola dentro da Panini, que apesar de muitos vacilos, deu uma guinada recente em relação aos materiais mais antigos(e alguns Clássicos!).

    Sou suspeito para avaliar materiais do Byrne, já que é sem dúvidas, meu desenhista favorito!
    Considero o Kirby, o MAIOR desenhista. Mas o Byrne , o melhor!
    Preferencias à parte, pois estas listas de de artistas favoritos, estão sempre em mutação e com cerca de 15 a 20 nomes!

    Mas o que importa é que um material tão pedido e aguardado, finalmente será relançado, sem as tesouradas e intervenções, como na época da Abril.

    E felizmente, no formato que considero o melhor e mais adequado. Tanto para ler, quanto para guardar.

    Em relação aos desenhistas que vi trabalhando no personagem, considero os melhores (além do Byrne): Garcia Lopéz, Neal Adams e Curt Swan!

    Valeu pela postagem!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Verdade, amigo... Eu te confesso q já teria abandonado os quadrinhos de vez, SE não fosse o resgate de material clássico da Marvel e DC (pois o LIXO mensal regular de ambas as editoras eu realmente dispenso, rs)!

      E parabéns pelo bom-gosto na sua lista de artistas preferidos... Já q o BYRNE é digno de figurar num 1º lugar tbm (conforme o gosto do freguês) ESSE eu respeito: Pior são aquelas listas fajutas q botam o McFarlane ou o Jim Lee em 1º lugar, kkk!

      Qto ao formato... Sabe, qdo eu descobri (através do "X-9") q o Super do BYRNE sairia numa coleção FORA das "Lendas", eu temia por alguma tranqueira em capa-dura custando os olhos da cara. Ainda bem q o bom-senso prevaleceu e q essa fase essencial do super ganhou vida em formato econômico!

      E concordo com sua lista de melhores artistas do Super... Além do Byrne, gosto mto desses q vc citou (López, Adams, e Swan), mas eu tbm incluiria o Gil Kane tbm (pra fechar um TOP 5, rs)!

      Abs!

      Excluir
  9. Diz aí mestre Leo e amigos do SubmundoHQ! Essa é uma daquelas noticias que resgatam o prazer de ser um leitor, colecionador de quadrinhos. Vendo as imagens das capas da Saga do Superman, e também da vindoura Saga do Batman, me recordei da emoção que era chegar na banca nos já longínquos anos 80 e ver o mais novo exemplar de Superaventuras Marvel, Heróis da TV, Batman, Novos Titãs e os demais títulos. Muitos já vão pensar "lá vem o tiozão saudosista" mas é fato que o material atual com raríssimas exceções não causa nem um por cento de entusiasmo em quem lê quadrinhos como hobby e paixão.
    Pra nossa sorte a maior fornecedora de HQ´s atendeu o pedido de quem realmente mantém o pouco que sobrou dessa indústria de pé. Que venham mais coleções clássicas e sagas dos nossos supers.
    Mais uma vez obrigado pelo seu trabalho em trazer essas boas notícias.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Essa manchete da coleção do Super foi boa mesmo, hein? Achei q seria mais prudente fazer uma matéria especial em separada SÓ pra falar desse material (ao invés de jogar no meio de outras coisas num desses "Plantões" de notícias estilo "SALADÃO" de lançamentos q eu costumo fazer, kkk)!

      A propósito... A "Saga do Batman" será a próxima matéria aqui do "Submundo" e deve ir ao ar neste findi (ou amanhã de noite, se eu terminar de arrumar as imagens até lá): Essa é outra coleção q promete BOMBAR nas bancas este ano (pra alegria dos saudosistas dos anos 80, rs)!

      E concordo plenamente contigo... O material atual de HQs já era: Não empolga e não forma novos leitores. É coisa descartável mesmo (pra ser lido e esquecido). Já não temos mais sagas marcantes e impactantes, e nem autores e artistas de renome q tenham legiões de fãs daqui há 20 ou 30 anos. Meio q já ACABOU a festa mesmo, sabe? Foi o q eu disse pra um amigo recentemente: Não quero parecer pessimista, mas a Marvel e DC só se sustentam no mercado graças aos seus CLÁSSICOS. Não imagino um moleque HOJE voltando a comprar gibis num futuro próximo por estar EMPOLGADO com o "Renascimento", a "Convergência", ou os "Venomizados": Fala sério, né? Já estamos na fase do "último q sair apaga a luz"!

      No mais... EU é q agradeço por vc curtir as postagens aqui do blog, e já vou até ter adiantar algumas das próximas nas quais eu tô trabalhando ao mesmo tempo, kkk:

      -A Saga do Batman
      -LJA Antologia
      -Review (vem mais 10 HQs comentadas em breve)!
      -COMBO TRIPLO de "Coleção Clássica" (matérias individuais para: "HULK", "Demolidor", e "Cap. América")!
      -CONAN OMNIBUS 2!
      -Cap. América: A Bomba da Loucura (OMNIBUS do Kirby)!
      -SANDMAN do Kirby
      -X-Men (matéria especial SÓ com lançamentos mutantes)!
      -Falcon Futurista (de volta após 40 ANOS)!
      -ATARI (HQs baseadas em vídeo-games antigos)!

      Ufa, acho q é isso... Fóda trabalhar em tudo isso ao mesmo tempo (a cabeça da gente entra em parafuso, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo,

      Minha sugestão é publicar com mais frequência quando for possível. Por exemplo, dividir esse post de reviews em 2 posts de 5 reviews cada.

      Excluir
    3. Oi, Fabiano... blz?

      Obrigado pela sugestão, ela é mto boa mesmo... Só q esbarra numa pequena questão de logística, infelizmente: É q pra mim leva menos tempo fazer 1 única postagem grande, do q 2 menores q nem estas, hehe!

      Esse "TESTE" q eu fiz agora com as 2 postagens de "Super" e "Batman" comprovou isso... Vou acabar levando mais tempo se mantiver esse ritmo (e tempo é algo q eu não tenho mais sobrando atualmente: O correto até, por uma questão de bom-senso e falta de tempo, seria eu encerrar as atividades no blog e me aposentar das redes sociais - só não faço isso de teimoso mesmo, kkk)!

      Mas eventualmente voltarei a fazer postagens "menores" q nem estas (q levam mais tempo pra serem produzidas, mas consigo botar 2 no ar em apenas 1 semana)... Tô preparando um COMBO TRIPLO de matérias neste formato pras "Coleções Clássicas Marvel" (Hulk, Demolidor, e Cap. América) pro início do mês q vem!

      A de "Reviews" já tá praticamente pronta mesmo... só vou terminar de ler mais 2 gibis pra incluir nela antes de botar no ar, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. Oi Leo,

      Tranquilo, o importante é seu ótimo conteúdo. Se em lote é o melhor modelo para você, continue nele!

      Tenho me animado a ler muito mais minhas pilhas de HQs comprados parados graças ao Submundo! E comprado mais, kkk

      Excluir
    5. Brigadão mesmo, Fabiano...

      Fico feliz q estejas curtindo o conteúdo do blog... Atualmente tô correndo pra fazer a postagem da "LIGA da Justiça Antologia" lá pro meio da semana (quarta ou quinta q vem). Essa vai ser uma postagem mais graúda, rs. Sem falar q a "Liga" deu uma treta e sofreu recall: preciso me informar melhor até terminar a matéria do rumo q esse problema tomou (não sei se já foi resolvido, mas vi q a antologia chegou nas bancas daqui semana passada)!

      Valeu mesmo, bróder... Um ótimo findi pra ti!

      Abs!

      Excluir
  10. Olá, Léo!

    Não acompanhei essas sagas dos anos 80.
    Nessa época eu já tinha abandonado os quadrinhos com outras prioridades. Agora, no entanto, fico tentado a comprar pra ver se perdi materiais impactantes, tanto nos roteiros como nos desenhos, embora ainda prefira os dinossauros Stan Lee, Steve Ditko, Jack Kirby, John Romita, Gene Colan, entre outras feras dos anos 60 e 70. Vou tentar me "modernizar" rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      É a mesma coisa comigo, amigo... Passei afastado das HQs durante o período de 1985 a 1995 (10 anos longe dos gibis) e qdo retornei, busquei em sebos mais o material da época q eu era criança (tentei reaver os mesmos gibis q tive até 85). Assim, continuei com esse HIATO de 10 anos na minha coleção (tirando uma edição ou outra q eu peneirava nos sebos)!

      O "Superman" do BYRNE, por exemplo, eu nunca tinha lido... só fui ler o 1º arco qdo saiu pela Eaglemoss mesmo!

      Abs!

      Excluir
  11. Caro Leo,
    Tudo bem. Esta fase do Superman do Byrne marca o fim da era do Superman dos anos 50. Não é nada contra, mas arte e estilo de Curt Swan é bastante marcante desta epoca, o heroi de aço com "superpeitudo".e traços mais ou menos. Parece que a DC Comics como muito conservadora na epoca. Nem os artista como Gil Kane, Garcia Lopez e até com seus traços modernos não conseguiram modificar amarraçao conservação da DC. Neste Caso, Superman de Byrne, com atraso 25 anos em relação a Marvel. Na epoca do lançamento do Superman de Byrne, muitos disseram que o Homem de Aço se "marvelizou". Muita coisa boa foi realizada e deu novo gás tanto para outras midias, como a TV: a serie Lois & Clark (baseado na nova fase), Smallvile. Liga da Justiça (desenho), Superman (desenho) e filme Homem de Aço. John Byrne realmente zerou o Superman. Sem supercao, Sem Superboy, sem Supercavalo, sem Supergirl etc. deram um novo gás ao Super Homem. A origem da nova Supergirl foi boa sacada. E encontro com a Legiao dos SuperHerois um ideia e tanto que poderia ser mais explorado.
    Um abraço
    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso... Tdo bem?

      Pois é, a CRISE surgiu dessa necessidade da DC em "romper" (de certa forma) com o passado da Era de Ouro e Prata... q já não cabiam mais na cronologia q a editora pretendia manter na década de 80 (quase meio-século depois da criação do "Superman"). Era preciso zerar tudo e recomeçar (coisas da vida e dos gibis tbm)!

      Tempos depois, a DC continuou se perdendo em sua intrincada e bagunçada cronologia... necessitando de várias outras "CRISES" pra aparar as arestas. E lá ia o super de novo sendo rebootado e tendo sua origem recontada (trocentas vezes). Mas prefiro essa do BYRNE tbm, a qual considero a definitiva (em comparação com as q vieram depois)!

      Abs!

      Excluir
  12. Olá, Leo !

    Acabei de enviar para o seu e-mail o problema que relatei com relação aos anúncios e propagandas sobre gibis que infestam a tela do meu celular sempre que vou acessar o blog do Submundo HQ.
    Ocorrendo qualquer problema com o envio, basta mencionar que realizo o procedimento novamente.

    Taí uma forma de crocodilagem para se aproveitarem do trabalho alheio não-remunerado a fim de auferirem vantagens indevidamente.
    Imagino que, talvez, isso esteja ocorrendo no meu celular porque compro regularmente uma boa quantidade de quadrinhos pela internet e, pra essa gente, devo acabar sendo um "alvo" preferencial.

    Quanto a esta saga do Superman, pra mim não vai dar mesmo. Os meus gastos com quadrinhos já estão elevados e me tornei mais um dos que precisam selecionar muito bem o que adquirir posto que a época das vacas gordas já passou, e agora vou ter que dispensar os filés pra, assim como as vaquinhas, ficar pastando por uns tempos.

    Abs!

    Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tony... blz?

      Não recebi o seu e-mail (verifiquei na caixa de spam e nada)... Fico no aguardo então (leoradd@gmail.com)!

      Em tempo... Na tarde de ontem (sexta) o blog do "Submundo" CAIU, e pra quem acessava aparecia: "Site Fraudulento" (ou algo assim). Mas depois descobri q o mesmo aconteceu com diversos sites aqui no Brasil e ao redor do mundo. Só rindo mesmo: com tanta fake news comendo solta por aí e gibitubers indicando um monte de lixo pra ganharem uns trocados da amazon, justo eu sou chamado de "fraudulento", kkk!

      Abs!

      Excluir
    2. Olá, Leo !
      Verifiquei as minhas msgs e constatei que realmente elas NÃO foram enviadas. E após constatar o ocorrido, tentei DIVERSAS vezes ao longo do dia fazer novamente o reenvio dos dois e-mails para vc, e...NADA!
      Fiquei muito puto com isso porque pegou foi mal pra mim.
      Entretanto, após diversas tentativas, parece que consegui finalmente te enviar os e-mails com os prints das propagandas e dos anúncios das editoras que pegam carona no seu blog.
      Por favor, Leo, dê uma conferida pra ver se de fato vc recebeu os meus dois e-mails.
      E pra completar a sacanagem, além de ser obrigado a baixar a tela infestada de anúncios a fim de poder conseguir acessar o link do Submundo, agora quando clico no link DO BLOG geralmente acabo é entrando em algum dos sites dos diferentes anúncios!!!
      INACREDITÁVEL isso.

      Submundo HQ virou "Site Fraudulento"???
      Infelizmente, não me surpreendo com MAIS NADA nesse sentido, de agora em diante. Afinal, estamos vivendo numa era de inversão TOTAL de valores - onde aqueles que não se vendem, que não promovem falcatruas e nem aceitam fazer parte do esquema de podridão que rola solto por todos os lados - em resumo, que são honestos - é que realmente devem ser considerados como pessoas "nocivas e fraudulentas".
      "A que ponto nós chegamos !" - já diziam os antigos.
      Mal sabiam eles o que ainda estava por vir...

      Abs!

      Tony

      Excluir
    3. Oi, Tony... blz?

      Agora sim, recebi os seus e-mails... pode ficar tranquilo! Só não li ainda, pq meu sábado costuma ser mto corrido e no domingão fica mais tranquilo pra ler e responder meus e-mails com calma (inclusive, eu deixo acumular todos os mails da semana pra ler e responder no domingo, rs)!

      Só uma pergunta... Vc só acessa o blog pelo celular? ou utiliza algum PC (desktop) ou notebook tbm? Pergunto, pq vou pedir pra esse camarada meu da TI q vai arrumar meu PC semana q vem me orientar como devemos proceder pra tentar resolver esse problema, blz?

      E essa de "Site Fraudelento" foi fóda, rs... Vagabundo fica tentando empurrar link de propaganda aqui e a culpa é do blog agora: só rindo mesmo, kkk!

      Abs!

      Excluir
    4. Bacana, Leo!

      Eu já estava ficando constrangido por não conseguir te enviar os prints. Passava a impressão de que eu só estava é inventando tudo isso.

      Respondendo à sua pergunta, eu só acesso qualquer site pelo celular. Meu PC (que eu usava principalmente apenas para curtir meus jogos de computador e pra assistir DVDs de filmes e desenhos antigos) pifou já tem quase dois anos e estou agora juntando uma grana pra poder montar outro mais potente (algo em torno de $ 5 ou 6 mil). Nessa abstinência forçada do meu PC, acabei tendo uma overdose de gibis. Hahaha!!!

      O problema que te reportei é chato não somente porque se constitui como um estorvo permanente pra um usuário do seu blog que passa por esse tipo de situação, mas também (como vc mesmo poderá verificar nos prints que te enviei) é uma tremenda canalhice, pois estão se aproveitando do SEU trabalho pessoal no blog a fim de tentarem se dar bem às suas custas.
      Enfim, vc mesmo vai ter como avaliar tudo isso através dos prints das telas que te enviei.
      Aquelas são apenas ALGUMAS das propagandas e anúncios que sempre vejo quando vou acessar o Submundo HQ. Hoje mesmo apareceu o anúncio de um tal de "Berlim" e outro da "Arlequina & Hera Venenosa". Porra! Detesto essa merda de Arlequina! E quando cliquei no link do Submundo (que só fica visível se eu abaixar a tela), ao invés de ir pro blog entrei foi no anúncio de um tal "Encruzilhada", no site da Amazon!!!

      E essa do "Site Fraudulento" é pra rir mesmo. Quem promove material clássico e de qualidade (e mete o pau na lixarada), como vc faz, agora corre o risco de ser considerado fraudulento...

      Tony

      Excluir
  13. Esse Super-Homem do John Byrne é um clássico absoluto. Se viesse com a tradução original dos anos 80 ficaria perfeito! Lembro que comecei a dar importância à combinação desenhista + arte-finalista com esse título, e cheguei à conclusão de que o nanquim do Karl Kesel era o que mais valorizava o desenho do Byrne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos... blz?

      Eu finalmente ou ter a oportunidade de conhecer esse material na íntegra agora... Por enquanto, só li o 1º arco q saiu pela Eaglemoss e gostei mto dessa nova origem q o BYRNE fez pro super!

      Abs!

      Excluir
  14. A fase BYRNE eu comprei ela em formatinho em edição única nos tempos da Abril. Engraçado eu acho o traço de Byrne, sempre os personagens tem uma espécie de sorriso no canto da boca e a cabeça quase sempre está um pouco de lado nas cenas já reparou?

    Cada artista tem o seu traço, mas do Byrne eu acho curioso, parece que os personagens estão sempre felizes sei lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Hahahaha, pior q vc tem razão... O Byrne costuma desenhar o pessoal quase sempre sorrindo, kkk!

      Mas essa fase vai longe ainda... Já tem 12 Vol. prometidos pela Panini e (pelas minhas contas) deve ter uns 15 no mínimo!

      Abs!

      Excluir
  15. dá vontade de cofrar, mas já tem outras na prioridade

    já viram as miniaturas do he-man que sairam?
    https://www.youtube.com/watch?v=tfxKmBC-OOw&ab_channel=BloguedoNe%C3%B3fito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant... blz?

      Essas miniaturas do He-man até q ficaram bem legais mesmo... Elas fazem parte de um revival de franquias dos anos 80: Tipo o "G.I. Joe", q voltou a ser relançado desde os clássicos (eles tem 1/3 do tamanho de um Falcon, mas tbm ficaram mto legais)!

      Tô esperando uma dessas dos "Thundercats" tbm, pra fechar o pacote oitentista, rs!

      Abs!

      Excluir
  16. FINALMENTE!!!!!

    Garanti a minha edição...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa... Eu perdi, por hora: O "Super" chegou e já esgotou HOJE mesmo na loja daqui, rs!

      Abs!

      Excluir
  17. consegui o meu por sorte ontem na única banca aqui da região do Vale do Itajaí, só tinha vindo um exemplar, ontem mesmo, e consegui comprar logo de cara, milagre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita... chegou 1 só? Era pra seu teu mesmo então, rs!

      Ainda não consegui o meu, mas a loja daqui deve receber mais na quinta (estarei lá de plantão, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  18. Saudações Léo. Esta edição ficou incrível mesmo. Muito bonita e fiquei feliz com a mudança da capa, eu que tinha falado daquela horrível do "S"... Aqui em BH ela chegou quinta feira 13 de maio e pelo visto vendeu muito, haviam muitas já reservadas e depois de pegar a minha só restaram 04. Agora é esperar pelas próximas e torcer para que não atrasem tanto... Grande abraço, parabéns por mais esta bela postagem e amigo, estou preparando uma coleção do Vulto em 03 volumes que devem ser publicados até o final deste ano... mais adiante passo informações e se puder divulgar pra mim ficarei muito agradecido. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Pô, eu lembrei do seu comentário reclamando da capa com o "S" (q eu tbm NÃO gosto) e até mencionei o seu post acima, rs... Fico feliz q tenham mudado mesmo a capa: Ficou BEM melhor agora, né?

      Pra vc ver... Essas capas "provisórias" q botam no site nem sempre são as definitivas mesmo e na última hora podem mudar!

      Qto ao "Vulto", me mande meia informações sim, amigo... q eu ajudo no q puder. Tenho apoiado mtos projetos nacionais, entre eles:

      -O "Livro dos Barcos" (do meu primo Marsal, q tbm produz a maravilhosa obra "Galícia": q terá uma sequência em breve e é um dos gibis mais bonitos q eu já vi)!

      -"Esquadrão Vitória" (tipo os "Vingadores" brasileiros)!

      -"Efeito Placebo" (HQ com o "Lagarto Negro")!

      -"Sr. Maravilha" e "Arquivos Secretos da RGE" (LIVROS do Roberto Guedes)!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Léo. Valeu amigo, muito obrigado pela força. Ainda bem que mudaram aquela capa...bem que você falou😄 Grande abraço amigo.

      Excluir
  19. Salve Léo!!!

    A minha já está no Correio esperando para ser retirada. Aproveitei um cupom de 20% que a Panini deu há uns meses atrás e cofrei ela junto da duas primeiras Clássicas da Marvel e mais alguns encadernados que estão esgotados na Amazon.
    Como Byrnemaníaco, pretendo fazer pelo menos essa coleção na íntegra, já que o 4F está totalmente fora de cogitação (tanto por valores financeiros quanto pelo formato da edição).
    Li uma parte na época dos formatinhos, incluindo essa com o Morcegão na capa, e adorava essa fase. Com certeza, vai ficar bonitona na prateleira ao lado das Lendas da Liguinha e da MM do Pérez. Uma pena que, pelo o que o Raveggi falou na live do Ministério, o Esquadrão Suicida do Ostrander não seguirá este formato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz... blz?

      E eu fui na loja e nas bancas daqui hj e NADA dessas sagas (nem do "Super" e nem do "Batman")... Vou esperar a 2º remessa na loja daqui pra garantir os meus, mas se eu perder de novo: vou partir direto pra assinatura, pois pretendo ter essas 2 coleções completas!

      Só li o 1º arco do "Super" do BYRNE... e gostei mto: quero ler o resto tbm, q será tudo novidade pra mim, rs!

      Os "OMNIBUS" do 4F tbm tão fora de cogitação pra mim... Mto caro esse formato e não gosto mesmo (desconfortável pra ler e ocupa mto espaço tbm). Só comprei o 1º OMNIBUS do "Conan" (tô na dúvida se vou encarar o 2º) e os "Eternos" do KIRBY (vou pegar tbm o "Cap. América - Bomba da Loucura", pq KIRBY é essencial pra mim). Mas não serei um consumidor-alvo do formato OMNIBUS!

      Qto ao "Esquadrão Suicida"... Eu confirmei, e será mesmo em capa-dura (infelizmente). Uma pena, pois chegou a ser programado pras "lendas" há uns 2 ou 3 anos atrás)!

      Abs!

      Excluir
  20. Com todo o respeito à fase de Byrne, mas a de Jerry Ordway é bem mais elegante e bem escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez sim:
      https://ocanildobeagle.blogspot.com/2018/02/os-80-anos-do-superman-parte-3-o.html

      Excluir
  21. Até hoje, 18 de maio, não vi em nenhuma banca de São Paulo.Só no site da Panini mesmo. Essa estratégia da Panini está me fazendo desistir de comprar suas edições.Estou ficando outros gêneros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Calvin... blz?

      Aqui pro sul, somente na quarta é q consegui comprar minhas edições de super e batman, q chegaram numa banca de shopping daqui. Pra lojas de gibis ainda não veio de novo as poucas q eles receberam semana passada esgotaram no mesmo dia!

      Abs!

      Excluir
  22. Fala Léo tudo beleza? Esse lendas do superman do Byrne é um sonho que esta sendo realizado. Fiz as contas e as 12 edições dão conta tranquilamente da fase do Byrne, o que a panini quer dizer é que pode continuar a coleção com a fase do Jerry Ordway, Roger Stern e Dan Jurgens.

    O lendas do Batman vou deixa passar pois tenho a maioria das histórias no lendas do cavaleiro das trevas do Alan Davis, o encadernado segundas chances da eaglemoss, as 10 noites da besta, morte em família/um lugar para morrer, as várias mortes de batman/batman ano 3.

    Atualmente só tenho comprado hqs das décadas de 70/80/90, a única exceção foram os encadernados da LJ dos novos 52 que adorei pois lembrava um blockbuster do Michael Bay.

    Da DC estou fazendo novos titãs do Pérez/Wolfman, liguinha e agora o superman,

    Da Marvel estou pegando as definitivas do aranha, a coleção clássicos marvel vou deixar passar.

    Fora desse eixo estou pegando as Tartarugas Ninja da PN que eu recomendo muito e merecia uma postagem aqui.

    Assim vou encerrando a minha coleção já que agora sou pai e as prioridades mudaram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, beagle... blz?

      Esse super do BYRNE era um sonho pra mtos leitores... Pois desde os primórdios da internet q eu vejo gente pedindo uma coleção assim: compilando essa fase completa do super e em formato econômico!

      Vou torcer pela continuidade da coleção tbm, com as fases seguintes à do Byrne... pois essa do Ordway é outra q me interessa bastante!

      A do Batman eu tô fazendo tbm... pois dessas edições todas q vc citou, a única q tenho é a "Morte em Família". Todo o resto seria inédito pra mim!

      "Atualmente só tenho comprado hqs das décadas de 70/80/90"

      Eu tbm tô nessa pegada, salvo raríssimas exceções de material moderno tipo: "Imortal Hulk", "Sara" (do Ennis), "Marvels X", "4F Grand Design", e material independente (tipo algumas campanhas nacionais no Catarse e tal: "Efeito placebo", "Livro dos Barcos", etc)!

      Tbm tô fazendo essas Lendas dos "Titãs" e "Liguinha"... Q fase boa da DC, hein? Essas 2 séries tbm são novidade pra mim (não li nada disso na época)!

      A coleção de clássicos Marvel eu vou fazer inteira... mas vou passar adiante os repetécos q eu tiver (a começar pelas "Bibliotecas")!

      As "Tartarugas Ninja" eu já noticiei aqui no ano passado, com o devido destaque à esse relançamento (q eu tenho - parcialmente - pela Devir)... Mas é um material q eu recomendei e continuo recomendando (embora eu nunca fosse um grande fã das tartarugas, reconheço q essa fase inicial foi mto boa sim - gosto mto do jogo de arcade delas tbm)!

      E de fato: Ser pai muda completamente nossas prioridades, né? hehe... Hj eu dia eu abro mão de mta coisa pra mim se for pra agradar meu filho!

      Abs!

      Excluir
  23. Esse material eu também li pela 1a vez em formatinho Abril por acaso a uns anos saiu em hc com jornal aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Optimus... blz?

      É por isso q eu ainda guardo boa parte dos meus formatinhos... Eles me trazem boas recordações sobre a 1º vez q li determinada história. Sei q hj preferimos o formato americano e os textos integrais, mas os formatinhos fizeram parte da nossa infância!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...