31/12/2015

"Retrospectiva 2015": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano....

Em 2015.... O mercado brasileiro de quadrinhos foi marcado pelos excessos: Em plena crise econômica que o Brasil atravessa, a quantidade de lançamentos nas bancas e livrarias foi no mínimo: "exagerada"! 

Mas o mercado atendeu à todos os gostos e condições econômicas dos leitores (com gibis clássicos e atuais, republicações e material inédito, formatos econômicos e luxuosos, HQs populares e alternativas, e é claro: Muitas polêmicas, cancelamentos, e repercussões entre os leitores)!

Confira tudo isso a seguir... Na "Retrospectiva 2015" do "Submundo":

28/12/2015

Review: "Eu, Wolverine", "Homem-Animal", "Falcão", "Homem-Máquina", "Bafo-de-Onça", e Mais...

Novos "Reviews" com MAIS uma fornada de gibis comentados. As avaliações seguem o sistema de NOTAS: "RUIM", "REGULAR", "BOM", "MUITO BOM", e "EXCELENTE" (equivalente à escala de 1 a 5 estrelas)!!!

Neste "Review" tem 5 edições da SALVAT: "Eu, Wolverine" (Frank Miller), "Cap. Britânia" (Alan Moore), "Thor - O Último Viking" (Walt Simonson), "Guardiões da Galáxia", "Falcão" (capa-vermelha).... E ainda: "Homem-Animal - O Evangelho do Coiote" (Grant Morrison), "Homem-Máquina", "Os Invisíveis 6 - Beijos Para Quimper", "X-Men - Massacre 2", e "João Bafo-de-Onça - 90 Anos"!!!

Confira abaixo... (lembrando que as opiniões expostas nesta coluna são meramente pessoais):

"Revirando a Lixeira": As PIORES Capas de 2015....

"Revirando a Lixeira" é - literalmente - a PIOR coluna aqui do blog.... E nem teria como ser diferente, pois ela traz nada menos do que as piores capas de gibis do ano!

Capas feias, com excesso de poluição visual, mal-desenhadas, feitas nas coxas, com erros grotescos de anatomia e proporção.... Estão todas aqui: Direto da lixeira do "Submundo", rs!

Confira abaixo (e selecione as suas "favoritas" também):

23/12/2015

As Relíquias do "Colecionador Fantasma" (Parte 5): De Volta para o Passado....

As "Relíquias do Colecionador Fantasma".... Estão de volta aqui no "Submundo", como um presente de NATAL pros leitores mais nostálgicos e saudosistas (eu incluso, é claro)!

Nesta "Parte 5" das "relíquias".... Vamos relembrar alguns gibis - literalmente - do arco da velha (a começar pela CAPA acima do "Globo Juvenil" de 1945: Em plena 2º Guerra Mundial) entre vários gibis da EBAL com o "Superman" e outros personagens!

Confira abaixo:

"TOP 100 - Parte 5" (Nº 51-60): As Melhores HQ's do "Submundo"....

A "Parte 5" do "TOP 100" das Melhores HQ's do "Submundo" (lista baseada estritamente em gosto pessoal).... Chega à METADE da contagem trazendo mais uma fornada de gibis novos e antigos que figuram entre os meus favoritos de todos os tempos. Serão 10 matérias ao todo (listadas em ordem retroativa - até chegar ao TOPO com as melhores)!!!

Nesta 5º Parte (As HQs de nº 51-60 da lista): "Camelot 3000", "V de Vingança", "Caçadores", "Arma X", "As Várias Faces de Batman", "Dreadstar - A Odisséia da Metamorfose", "Fantasma", "Jonah Hex", "Inumanos", e "Recruta Zero"!

Confira abaixo:

18/12/2015

"Coleção Histórica Marvel - Homem-Aranha" (Vol. 9): As Primeiras Caçadas de "Kraven"....

A "Coleção Histórica do Aranha" está de volta.... Em mais uma fornada de 4 encadernados econômicos (Vol. 9-12). E pra retomar a série, uma edição temática dedicada à "Kraven - O Caçador"!

O Vol. 9 da "CHM do Aranha", reúne alguns dos primeiros confrontos com "Kraven".... Em aventuras na Terra Selvagem (com participação do "Ka-Zar"), A 1º aparição do "Camaleão", O surgimento do "Gibão", e histórias clássicas de Stan Lee, Steve Ditko, e Gil Kane!

Confira abaixo:

14/12/2015

"Flash Gordon": A Nova Coleção da Pixel Com a Fase Clássica de 1934-1937....

O "Flash Gordon" (de Alex Raymond & Don Moore) está de volta às livrarias em uma nova coleção de luxo (capa-dura) pela Pixel.... "Flash Gordon No Planeta Mongo" (trazendo as pág dominicais dos jornais de 1934 à 1937)!

Nesta matéria especial, veremos um pouco da trajetória do personagem nos quadrinhos, no cinema, e na TV... E todos os detalhes sobre essa nova coleção de encadernados (totalmente coloridos) da Pixel!

Confira abaixo....

"Zé Carioca": A Melhor Fase do Mais Brasileiro dos Personagens Disney....

O "Zé Carioca" finalmente ganha uma edição de luxo (capa-dura) à altura de sua fase mais consagrada nos quadrinhos: O material produzido nos anos 70 por Ivan Saidenberg & Renato Canini!

A dupla revolucionou o personagem ao aproximá-lo mais da realidade do povo brasileiro... Nada de terninho e gravata: O Zé Carioca aqui usa camiseta rasgada, mora num barracão, está sempre fugindo dos cobradores, e vive de pequenos golpes (pra não ter que trabalhar)!   

Confira abaixo:

08/12/2015

Plantão HQ (Parte 3): "Liga Extraordinária", "CHM do 4F", "Star Wars", "Rei Amerelo", "Blade", e Mais...

Nesta 3º (e última) parte do "Plantão HQ".... Uma fornada bastante eclética de títulos pra quase todos os gostos começa a chegar às bancas e livrarias:

"Liga Extraordinária: Século - Integral", "Multiverso DC 5-6", "Star Wars: Herdeiro do Império 1-2", "Star Wars: Império Negro 1-2", "CHM do 4F - Vol. 4" (Homem-Aranha Vs. Tocha Humana), "TEX Ouro 81 - A Máscara do Terror", "O Rei Amarelo", "Blade - A Lâmina do Imortal" (Mangá), e os "PACKS 5 e 6" de Miniaturas Marvel ("Encantor + Wiccan" e "Dínamo Escarlate + Ceifador")!

Confira abaixo:

04/12/2015

Plantão HQ (Parte 2): "Demolidor 2" (de Frank Miller), "Saga 2", "Sin City 7", "Sandman 2", e Mais...

Nesta 2º Parte do "Plantão HQ".... Enquanto a CCXP está rolando em SP, algumas novidades de lá tomam forma, ao mesmo tempo em que gibis bastante atrasados (de checklists passados) começam a aparecer nas bancas!

"Demolidor Vol. 2" (de Frank Miller), "Sandman - Prelúdio 2", "Sin City 7 - De Volta ao Inferno" (FINAL), "Saga 2", "A Última Caçada de Kraven", "Stormwatch 4" (FINAL), "Arlequina 2", "Batman - Arkham Knight", "Deadpool 4" (Ed. Especial de Casamento), e "Ka-Zar & Zabu" (miniaturas)!!!

Confira abaixo (e não perca em breve a 3º e última parte deste "Plantão"):

Plantão HQ (Parte 1): "Vingadores", "Cav. da Lua", "A Tumba de Drácula 3", "American Flagg", e Mais...

As novidades não param nesta reta final do ano... E o "Plantão HQ" retorna mais uma vez em DOSE TRIPLA com 3 matérias recheadas de lançamentos, que variam entre materiais clássicos e atuais!

Nesta 1º Parte: "Vingadores - Mundo de Vingadores", "Cavaleiro da Lua" (de Warren Ellis), "A Tumba de Drácula 3" (confronto com o "Lobisomem"), "Lanterna Verde - Agente Laranja", "Justiceiro" (Nova Marvel), "Homem-Máquina", "American Flagg", e os 5 próximos lançamentos da "Coleção DC" da Eaglemoss!

Confira abaixo:

30/11/2015

"Dinastia Pato": Edição Vem com Defeitos Gráficos e Editora Abril DELETA Reclamações no Facebook....

O encadernado de luxo da Disney: "História e Glória da Dinastia Pato".... Custa R$ 59,90 e traz a saga completa (produzida em 1970) em 452 pág! Porém, a edição veio repleta de erros e falhas gráficas (que são mostradas nas FOTOS desta matéria)!  

Mas o PIOR e mais lamentável de tudo isso, não foram só os defeitos gráficos que a edição apresenta.... E sim, a postura mau-caráter da Editora Abril ao ter DELETADO todos os comentários dos leitores em sua pág. oficial no facebook, tentando dessa forma "varrer a sujeira pra debaixo do tapete" (omitindo-se do problema e fugindo de suas responsabilidades)!

Confira abaixo as FOTOS (enviadas pelo Alexandro - "Canal do Colecionador"):

"Miniaturas Marvel" : FOTOS da Coleção ("Galactus" + "Abominável" + "HA Black")....

As "Miniaturas Marvel" estão de volta aqui no "Submundo" em uma matéria realmente "ESPECIAL".... Pois além das FOTOS de 3 figuras especiais da coleção, esta postagem também marca a estreia do "CLUBE de TROCAS" de miniaturas repetidas e/ou que estejam disponíveis pra negociação entre os colecionadores!

"Galactus", "Abominável", e o "Homem-Aranha de Uniforme Negro".... São as 3 figuras especiais desta matéria! E fora isso, os colecionadores que tenham miniaturas pra compra-venda-troca: Estão convidados à participarem do "Clube de Trocas" (que estará disponível a partir de agora em todas as postagens de FOTOS de miniaturas aqui no blog)!

Confiram abaixo (e sejam bem-vindos ao "Clube"):

25/11/2015

"Coleção Histórica Marvel - 4 Fantástico" (Vol. 3): O "Quarteto Terrível" Ataca....

A "Coleção Histórica do 4F" Vol. 3.... Apresenta uma edição temática dedicada ao famigerado: "Quarteto Terrível" - Uma equipe de vilões formada por: "Mago", "Ardiloso", "Homem-Areia", e "Medusa"!

São histórias clássicas (anos 60 e 70) produzidas por Stan Lee, Jack Kirby, Roy Thomas, John Buscema, John Byrne, e outros artistas.... A porradaria come solta nesta edição!

Confira abaixo:

O "Colecionador Fantasma" Apresenta: "Superman" Vs. "Hitler" (E os "Duendes")....

O "Colecionador Fantasma" (colaborador do "Submundo") está de volta.... E depois do "Bruno Miller" (Bruce Wayne) - Defensor de "Riacho Doce" (Gotham City), e do "Detetive Bizarro": Agora é a vez do "Superman" (ou melhor: "Eduardo") enfrentar o próprio HITLER e uma turminha de "Duendes" (chatos e impertinentes pra caraca)!   

Escaneado diretamente das pág. de um exemplar muito antigo de sua coleção pessoal (O "Globo Juvenil" de 1945).... O "colecionador" nos apresenta uma raridade legítima dos tempos da 2º Guerra Mundial!

Confira abaixo:

20/11/2015

"SALVAT" (Parte 2): Avaliação Geral da "Extensão" da Coleção de Capa-Preta....

A "Coleção de Graphic Novels Marvel" da Salvat teve sua EXTENSÃO pra mais 60 edições (totalizando 120) oficializada durante a semana e foi um dos assuntos mais comentados sobre quadrinhos nas redes sociais nos últimos dias!

Na 1º Parte desta matéria, vimos a LISTA COMPLETA das 60 NOVAS edições da coleção.... Agora, nesta 2º Parte, é hora de uma avaliação/análise geral sobre as histórias e sagas contidas nesses encadernados (divididos entre 40 edições de material clássico e 20 de material atual)!

Confira abaixo:

"SALVAT" (Parte 1): "Extensão" da Coleção Pra Mais 60 Edições é Confirmada no Brasil....

A "Coleção de Graphic Novels Marvel" da Salvat está chegando à sua 60º edição (que será com a saga do "Cerco").... E a editora já oficializou a EXTENSÃO da coleção pra MAIS 60 encadernados (totalizando 120 - sem contar a coleção de capa-vermelha, é claro)!

Nesta 1º PARTE da matéria sobre as próximas 60 edições da extensão.... Veremos a LISTA COMPLETA das edições que saíram no exterior (poderá haver alterações no Brasil - sempre é bom avisar), além das edições exclusivas e variantes de outros países. E na 2º PARTE (que vai ao ar mais tarde) farei uma avaliação geral das edições da extensão!

Confira abaixo a LISTA (e programe-se pra essa 2º metade da coleção):

17/11/2015

"Batman - de Neal Adams": Confira o Conteúdo das 5 Edições da Nova Coleção de "Lendas"....

Depois de um longo atraso.... Finalmente chega às bancas o Vol. 1 de "Lendas do Cavaleiro das Trevas - Neal Adams": Uma coleção em 5 edições dedicada exclusivamente ao artista que revolucionou as HQs do morcego entre o final dos anos 60 e início dos 70!

Nesta matéria especial.... Veremos o conteúdo completo das 5 edições, uma análise geral das histórias, a trajetória dessa fase no Brasil, e muito mais!

Confira abaixo:

12/11/2015

"TOP 100 - Parte 4" (Nº 61-70): As Melhores HQ's do "Submundo"....

A "Parte 4" do "TOP 100" das Melhores HQ's do "Submundo" (lista baseada estritamente em gosto pessoal).... Traz mais uma fornada de gibis novos e antigos que figuram entre os meus favoritos de todos os tempos. Serão 10 matérias ao todo (listadas em ordem retroativa - até chegar ao TOPO com as melhores)!!!

Nesta 4º Parte (As HQs de nº 61-70 da lista): "Demolidor - Revelado" (de Brian Michael Bendis), "Homem-Aranha - A Última Caçada de Kraven", "Homem de Ferro - O Demônio na Garrafa", "4 Fantástico" (John BYRNE), "THOR" (Walt Simonson), "THOR" (Jack KIRBY), "Thanos - Em Busca de Poder", "Juíz Dredd" (Revista Mensal), "Dilbert", e as histórias da série: "O Que Aconteceria Se"...

Confira abaixo:

"TOP 100 - Parte 3" (Nº 71-80): As Melhores HQ's do "Submundo"....

"Parte 3" do "TOP 100" das Melhores HQ's do "Submundo" (lista baseada estritamente em gosto pessoal).... Traz mais uma fornada de gibis novos e antigos que figuram entre os meus favoritos de todos os tempos. Serão 10 matérias ao todo (listadas em ordem retroativa - até chegar ao TOPO com as melhores)!!!

Nesta 3º Parte (As HQs de nº 71-80 da lista): "Soldado Desconhecido", "Nick Fury - Agente da SHIELD" (Steranko), "FURY" (MAX), "Mestre do Kung Fu", "Sin City - A Cidade do Pecado", "A Liga Extraordinária", "Lanterna Verde & Arqueiro Verde", "Mortos-Vivos", "A Pro", e "Superman" (de Alan Moore) !!!

Confira abaixo:

06/11/2015

"Star Wars - Sombras do Império": O Filme Que Não Existiu....

O "Submundo" apresenta.... Mais uma matéria especial produzida pelo Cesar Leal (colaborador do blog) sobre o projeto multimídia que foi: "Star Wars - Sombras do Império" (o Vol. 39 da Coleção Deagostini)!

A trama se passa entre os filmes: "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi".... E o projeto teve início em 1996: Rendendo um LIVRO (lançado recentemente pela Aleph), uma adaptação pra HQs (capa acima da Deagostini), vídeo-games, e outros produtos interligados!

Confira abaixo:

"Coleção Histórica Marvel - 4 Fantástico" (Vol. 2): A Chegada de "Galactus" e do "Surfista Prateado"....

A "Coleção Histórica Marvel do 4F".... Volta às bancas com mais uma seleção de clássicos de: Stan Lee, Jack Kirby, e John Buscema (em histórias produzidas nos anos 60 e 70)!

O Vol. 2 traz uma seleção temática com a 1º aparição de "Galactus - O Devorador de Mundos".... E seu arauto: O "Surfista Prateado"!

Confira abaixo:

31/10/2015

"Contos de Natal": Clássicos Inesquecíveis de CARL BARKS em Edição de Luxo....

"Contos de Natal" de CARL BARKS.... Chega às bancas em uma encorpada Ed. de Luxo (Capa-Dura) com 400 pág (no mesmo padrão de "Pato Donald - 80 Anos" e "A Saga do Tio Patinhas")!

São 35 histórias clássicas: Produzidas entre os ANOS 40, 50, e 60 (além de um livro ilustrado com arte de Barks).... A edição traz ainda a 1º aparição do "Tio Patinhas" nos quadrinhos (em "Natal nas Montanhas") e a estreia do "Gastão" também!

Confira abaixo (o natal chegou mais cedo este ano):

27/10/2015

Drops de Notícias (Parte 3): "Frank Miller no Brasil", "Batman", "Vertigo", "Hot Wheels", e Mais...

Nesta 3º (e última) parte do COMBO TRIPLO de "Drops de Notícias".... A overdose de lançamentos continua em ritmo acelerado, um grande evento receberá um convidado de honra, o INFERNO estará (duplamente) mais perto dos leitores, e vai ter marmanjo brincando de carrinho com as novidades da Hot Wheels (com clássicos saudosistas da Marvel)!

"Frank Miller no Brasil" (na CCXP 2015), "Batman" (de Marshall Rogers), "Batman & Robin" (Cavaleiro das Trevas Vs. Cavaleiro Branco), "Promethea" (de Alan Moore), "Astro City 3 - Álbum de Família", "Hellblazer 6 - Chamas da Perdição", "X-Men - Massacre" (Vol. 1), "Lasca de Quirica" (de Marcatti), "Hellraiser - Renascido do Inferno" (Livro), "Hot Wheels da Marvel" (Vintage) e MAIS...

Confira abaixo:

23/10/2015

Drops de Notícias (Parte 2): "Odisseia", "Tex", "Liga da JuSiça", "Shazam", "Calafrio", e Mais...

A "2º Parte" deste COMBO TRIPLO de "Drops de Notícias" está no ar.... Trazendo 3 republicações de peso da DC, erros de digitação e revisão ("JuSiça", rs), Dose TRIPLA de "TEX", revistas que voltaram (literalmente) do mundo dos mortos, e várias outras novidades: 

"Odisseia Cósmica", "Liga da Justiça - Origem", "Shazam - Com Uma Palavra Mágica" (Novos 52), "Visão" (Salvat), "Tex Gigante em Cores 8 - O Soldado Comanche", "Tex Gigante 30" (P&B), "Tex em Cores 29 - O Vale dos Dinossauros", "Calafrio" e "Mestres do Terror" (2 revistas clássicas de volta às bancas), e "Apocalipse" (Miniatura Especial da Marvel)!!!

Confira abaixo (e não perca a bombástica "Parte 3" desta matéria):

Drops de Notícias (Parte 1): "Thor - O Carniceiro dos Deuses", "Star Wars - Ep. IV", "Hellboy", e Mais...

DOSE TRIPLA de "Drops de Notícias" este mês (com 3 postagens em sequência - Todas recheadas de lançamentos e novidades).... E nesta 1º Parte: Encadernados com personagens variados (pra todos os gostos), Trailers de filmes, e miniaturas (customizadas)!

Pra começar: "Thor - O Carniceiro dos Deuses", "Pecados Originais" (Especial), "O Livro de Ouro do Recruta Zero 3", "Punho de Ferro - A Arma Viva", "Hellboy - No Inferno", "Star Wars - Ep. IV: Uma Nova Esperança" (adaptação "REMASTERIZADA"), "Sombra 2", "Juíz Dredd: Mega-Almanaque 2", "Recruta Zero 22", e uma sensacional miniatura customizada de Marck Fraga: A "Thor-Mulher"!

Confira abaixo (e não perca a seguir.... as "Partes 2 e 3" desta matéria):

19/10/2015

"Barbarella": As Mulheres e a Nova Revolução Sexual nas HQs...

"Barbarella" (símbolo sexual e da liberação feminina nos anos 60) é relançada no Brasil.... E por ironia do destino, retorna às livrarias em meio à uma nova revolução sexual e polêmicas acirradas sobre feminismo, machismo, e a exposição da mulher nos quadrinhos!

Nesta matéria especial, veremos alguns dos recentes (e futuros) lançamentos tendo a mulher como foco principal. Além da "Barbarella", também temos: "Mulher-Invisível" (Salvat); As mudanças no visual de "Sonja - A Guerreira" e "Vampirella" (que ficaram mais recatadas); "Viva a Revolução" (de Crumb); "Manara" (em dose dupla); e "Michelle - A Vampira" (de Emir Ribeiro)!

Confira abaixo:

"Miniaturas DC": As FOTOS da Coleção ("Bizarro" + "Cap. Frio" + "Hitman")....

Mais 3 miniaturas regulares da DC em FOTOS exclusivas do "Submundo".... "Bizarro", "Cap. Frio" (inimigo do "Flash"), e "Hitman" (um dos anti-heróis mais emblemáticos de Garth Ennis)!

Nesta matéria, veremos as FOTOS das 3 miniaturas.... E um pouco da trajetória de cada um nas HQs!

Confira abaixo (e pra galera do sul, neste sábado tem NOVO encontro de colecionadores - veja detalhes no final da matéria):

13/10/2015

Review: "Os Fabulosos X-Men", "TEX", "Justiceiro", "Astro City 2", "Hellblazer", e Mais...

Novos "Reviews" com MAIS uma fornada de gibis comentados. As avaliações seguem o sistema de NOTAS: "RUIM", "REGULAR", "BOM", "MUITO BOM", e "EXCELENTE" (equivalente à escala de 1 a 5 estrelas)!!!

Neste "Review" tem 5 edições da SALVAT: "Fabulosos X-Men" (capa-vermelha), "Justiceiro - Bem-Vindo de Volta, Frank" 1 e 2, "Invasão Secreta", "Thor - Em Busca dos Deuses".... E ainda: "TEX Gigante em Cores 7 - O Pueblo Perdido", "TEX Ouro 80 - A Morte do General Custer", "Hellblazer - Infernal 5", "Astro City 2", e "Vertigo Especial 3 - Jonny Double"!!!

Confira abaixo... (lembrando que as críticas expostas nesta coluna são mera opinião pessoal):

10/10/2015

O "Lobo Solitário" (Mangá): A Saga de Itto Ogami....


O "Submundo" Apresenta.... Mais uma matéria especialíssima escrita por um novo colaborador do blog: Roberto Xavier - que fala aqui sobre o seu mangá favorito: "Lobo Solitário"!

A bela e violenta saga de Itto Ogami e seu filho Daigoro.... Rendeu uma das maiores obras-primas dos mangás (e das HQs em geral) em 28 edições (já publicadas no Brasil). Produzida originalmente entre 1970-1976, a série foi também adaptada pro cinema (e está disponível em DVD)!

Confira abaixo a matéria completa:

05/10/2015

"Coleção Histórica Marvel - 4 Fantástico" (Vol. 1): O "Dia do Juízo Final"....

A "Coleção Histórica Marvel do 4F".... Estreia nas bancas com uma seleção de clássicos da dupla: Stan Lee & Jack Kirby (em histórias produzidas nos anos 60 - fase áurea da equipe)!

O Vol. 1 traz uma seleção temática com foco no "Dr. Destino": O vilão principal de todas as HQs desta edição!

Confira abaixo o conteúdo completo:

O "Colecionador Fantasma" Apresenta: "Histórias da Arca Perdida - O Detetive Bizarro"....

O "Colecionador Fantasma"está de volta.... E nos apresenta mais um gibi raríssimo - literalmente - do arco da velha (e direto de sua coleção pessoal):  

O "Detetive Bizarro" E outras histórias do "Mundo Bizarro": Uma versão do Planeta Terra (em formato quadrado) onde vive uma duplicada grotesca do "Superman"!

Confira abaixo este classicão dos tempos da Ebal:

29/09/2015

"2º Encontro de Colecionadores de Figurines - RS": O Relatório e as FOTOS do Evento (Parte 2)....

O "2º Encontro de Colecionadores de Figurines - RS".... Foi também a 2º participação oficial do "Submundo-HQ" em um evento público. E nesta 2º Parte do "Relatório" sobre o encontro, o foco será a palestra que eu fiz sobre os futuros lançamentos da Eaglemoss (alguns já confirmados nas últimas horas) e todas as polêmicas recentes dessas coleções de miniaturas!

Foi uma conversa franca e sem meias-palavras sobre situações e mudanças bombásticas pros colecionadores: A chegada do "Xadrez Marvel" (antes da coleção atual terminar), A venda-casada dos "PACKS", A possibilidade real das figuras "normais" da DC também passarem a ser de RESINA, e uma análise do mercado atual já saturado de tantas coleções e aparentemente com fôlego pra MAIS!

Confira abaixo as FOTOS e o Relatório Final:

"2º Encontro de Colecionadores de Figurines - RS": O Relatório e as FOTOS do Evento (Parte 1)....

O "2º Encontro de Colecionadores de Figurines - RS".... Foi realizado em POA/RS no sábado dia 19 de Setembro na Sala de Eventos da Livraria Cultura. O sucesso foi maior do que na 1º vez, e tivemos palestras, entrevistas, artistas convidados (Marck Fraga - especialista em customizações de miniaturas), sorteio (de uma peça exclusiva), exposição de figuras, e negociações de compra-venda-troca!

A palestra foi dividida em 2 PARTES (razão pela qual também dividi esta postagem - cobrindo de forma mais organizada os 2 momentos do evento). Nesta 1º parte, o destaque foi a palestra do Rogério Baldino (organizador do encontro) sobre a arte das customizações de miniaturas, e a presença do artista Marck Fraga (que doou uma figura sua pra ser sorteada)!

Confira abaixo.... As FOTOS (e até um VÍDEO):

24/09/2015

Plantão HQ (Parte 2): "Sandman", "Barks", "Batman '66", "Juíz Dredd", "Vertigo", e Mais....

Nesta 2º Parte do "Plantão HQ".... Muitas novidades de gêneros bem distintos: A Volta de "Sandman" (em histórias inéditas), o "Batman" do Seriado de TV (anos 60), CARL BARKS em capa-dura, O Fim da revista do "Dredd", entre outras notícias (boas ou nem tanto, rs)!

"Sandman - Prelúdio Vol. 1", "Batman '66 Vol. 2 - Rei Tut Ataca", "Contos de Natal - CARL BARKS" (e outros lançamentos Disney em Capa-Dura), "Juíz Dredd 24 - A Casa da Dor" (Último Número), "Fábulas 21", "Cinderela - Fábulas São Eternas", "Y - O Último Homem" (Ed. de Luxo), "Astro City 2 - Confissão", "Star Wars - Império" (Deagostini), e "Éden 2" (Mangá)!

Confira abaixo:

Plantão HQ (Parte 1): A "Coleção DC" - (Eaglemoss), "Star Wars", "Vertigo", "Ultraman", e Mais....

O "Plantão HQ" deste mês (dividido em 2 partes) chega com um certo atraso (devido ao meu envolvimento direto com o evento da semana passada), mas antes tarde do que nunca, né? E vamos recuperar o tempo e as notícias perdidas. Nesta 1º "Parte" veremos:

A "Coleção DC" (Eaglemoss), "Star Wars" e "Darth Vader" (NOVAS revistas mensais), "Monstro do Pântano 6" (FINAL), "Hellblazer - Raízes da Coincidência", "Ultraman" (Mangá da JBC), e os "Lançamentos CONFIRMADOS" pela Panini até o final do ANO (e começo do próximo)!!!

Confira abaixo (e não perca a "Parte 2" com MAIS lançamentos E - infelizmente - cancelamentos):

17/09/2015

O "2º Encontro de Colecionadores de Figurines - RS": É Neste Sábado (Dia 19 de Setembro)....

Tá chegando a hora, pessoal.... O "2º Encontro de Colecionadores de Figurines - RS" vai rolar neste SÁBADO: DIA 19 de Setembro às 16:00 - Na Sala de Eventos da Livraria Cultura (Bourbon Country): Estejam todos convidados!

Haverá o SORTEIO de uma PEÇA EXCLUSIVA do artista: Marck Fraga. A palestra será feita por mim e pelo Rogério Baldino (que falará sobre a arte da customização das miniaturas Marvel/DC). Não faltarão os assuntos mais polêmicos e bombásticos da coleção: Os "Packs", Os Futuros LANÇAMENTOS, e uma análise geral do mercado de colecionismo. Vão ter também figuras pra compra/venda/troca (levem as suas pra negociações, rs)!

Confira abaixo todos os detalhes:

"Miniaturas Marvel": FOTOS da Coleção ("Psylocke" + "Abutre" + "Carnificina")....

Mais 3 "Miniaturas Marvel".... Em FOTOS exclusivas do "Submundo" e um breve resumo de suas respectivas trajetórias nos quadrinhos:

"Psylocke" (A "Elektra azul" dos "X-Men"), "Abutre" (inimigo geriátrico do "Aranha"), e "Carnificina" (O "Filho de Venom")!!!

Confira abaixo:

14/09/2015

"TOP 100 - Parte 2" (Nº 81-90): As Melhores HQ's do "Submundo"....

A "Parte 2" do "TOP 100" das Melhores HQ's do "Submundo" (lista baseada estritamente em gosto pessoal).... Traz mais uma fornada de gibis novos e antigos que figuram entre os meus favoritos de todos os tempos. Serão 10 matérias ao todo (listadas em ordem retroativa - até chegar ao TOPO com as melhores)!!!

Nesta 2º Parte (As HQs de nº 81-90 da lista): "Justiceiro - O Homem da Máfia", "Hulk & Coisa" (Graphic Novel), "X-Men - Massacre de Mutantes", "100 Balas", "Escalpo", "Novos Titãs - O Contrato de Judas", "Lobo/Juíz Dredd - Motoqueiros Doidos Vs. Mutantes do Inferno", "Novos X-Men - E de Extinção", "Companheiros do Crepúsculo", e a revista: "Circo"!!!

Confira abaixo:

"TOP 100 - Parte 1" (Nº 91-100): As Melhores HQ's do "Submundo"....

O "TOP 100" das Melhores HQs do "Submundo".... É uma lista PESSOAL (como deveriam ser todas as listas do tipo). Selecionei as minhas 100 HQs favoritas sem tentar fazer média com público e crítica (o que significa que gibis comuns em outras listas poderão ficar de fora desta). É uma lista honesta e sincera ao menos, rs (e postada de forma retroativa - Serão 10 postagens em ordem de preferência)! 

Nesta 1º Parte (As HQs de nº 91-100 da lista): "Apenas um Peregrino", "Lobo Está Morto", "Hellboy", "Fábulas", "Os Invisíveis", "A Trilogia Nikopol", "Cripta", "Dr. Estranho & Dr. Destino - Triunfo e Tormento", "Lobo & Deadman - O Canalha e o Careca", e "X-O Manowar"!!!

Confira abaixo:

04/09/2015

"Miniaturas DC": As FOTOS da Coleção ("Aquaman" + "Donna Troy" + "Exterminador")....

As "Miniaturas DC" estão de volta no "Submundo".... Com 3 figuras sensacionais que já saíram há algum tempo (mas que só adquiri recentemente numa "repescagem" de peças atrasadas, rs)!!!

Nesta matéria, veremos as FOTOS das 3 miniaturas: "Aquaman", "Donna Troy", e "Exterminador".... e um pouco da trajetória de cada um/uma nas HQs!!! 

Confira abaixo:

"Cap. Marvel" (Salvat): Fase Clássica de Roy Thomas & Gil Kane Recriando o Herói Cósmico....

O "Cap. Marvel" chega às bancas pela Salvat (capa-vermelha) numa raríssima republicação de sua fase clássica por Roy Thomas & Gil Kane: Que reformularam o personagem em 1969 (pouco antes de Jim Starlin assumir o título)!!!

Esta edição da Salvat traz somente histórias clássicas desse período (anos 60 e 70) com uma constelação de astros da Marvel: Além dos já citados Roy Thomas & Gil Kane (Conan - O Bárbaro), tem também: John Buscema (Surfista Prateado), Gerry Conway (Homem-Aranha), Marv Wolfman (Crise nas Infintas Terras), e Doug Moench (Mestre do Kung Fu)!!!

Confira abaixo:

31/08/2015

Papo de Gibi (Parte 1): "Gotham", "Batgirl", Pixel em Edições de Luxo, "Packs" de Miniaturas, e Mais...

A coluna: "Papo de Gibi" (pra assuntos diversos relacionados ao mundo dos quadrinhos - e suas variáveis) está de volta e em dose DUPLA (numa postagem dividida em 2 partes).... Afinal, assunto é o que não falta sobre o tema aqui no blog. E nesta 1º Parte, veremos:

"Gotham" (de Ed Brubaker), "Superman - Brainiac" (Gary Frank), "Fantasma" & "Mandrake" (em Edições de luxo da Pixel), "Mutts" ("Vira-Latas"), "Hulk - Gritos Silenciosos" (Salvat), "Multiverso DC 3", "Injustiça 4", "Batgirl" (RIP), e os "PACKS DUPLOS" com Miniaturas Marvel ("Valete de Copas", Gladiador", "Garra Sônica", e "Batroc - O Saltador")!!!

Confira abaixo (e não perca a "Parte 2" desta matéria):

25/08/2015

"Star Wars - Xadrez": FOTOS da Coleção (Jango Fett + Kashyyyk Clone Trooper)....

A Coleção: "Star Wars Xadrez".... É formada por miniaturas metálicas da série e foi lançada pela Planeta Deagostini há alguns anos atrás - sendo finalizada com 64 peças ao todo (em 2 jogos que traziam personagens da clássica e da nova trilogia)!!!

"Jango Fett + Kashyyyk Clone Trooper".... São 2 das figuras com visual mais "cool e descolado" da NOVA trilogia, e coincidentemente: São também a mesma pessoa (ou melhor: Um deles é o original e outro é um CLONE do mesmo)!!!  

Confira abaixo as FOTOS das peças (nesta última postagem sobre o "Xadrez das Estrelas"):

20/08/2015

"Lanfeust de Troy" (Prévia): A Bem-Sucedida HQ de Fantasia Volta ao Brasil....

"Lanfeust de Troy - O Marfim do Magohamoth".... É o Vol. 1 da série francesa de grande sucesso na Europa (que apresenta um universo fantástico com muita aventura e bom-humor)!!!

A Jupati (selo da Editora Marsupial).... Promete a coleção pra 4 edições (compilando as 8 partes da série original - cada vol. aqui trará 2 histórias)!!!

Confira abaixo uma PRÉVIA com belas imagens e todos os detalhes desta recomendada HQ:

18/08/2015

"Editoras Nacionais - Bloch" (Parte 2): Rumo ao Fim do Arco-íris....

Nesta 2º (e última) parte da matéria sobre a Editora Bloch.... Veremos os principais títulos que tiveram destaque na passagem meteórica da Bloch pelo Universo Marvel (entre outras séries de quadrinhos na editora com as cores do arco-íris)!!!

Boa parte dos super-heróis Marvel já passaram pela Bloch (em pouco mais de 3 anos de atuação à frente da Marvel).... Mas nem só de heróis fantasiados a editora vivia, e ela investiu pesado no Terror, no humor, e nas adaptações de filmes e seriados de sucesso!!!

Confira abaixo a nossa "viagem alucinógena" final pela Bloch:

"Editoras Nacionais - Bloch" (Parte 1): Super-Heróis em Cores Psicodélicas....

"Editoras Nacionais".... É uma série de matérias aqui do "Submundo" que resgata a trajetória (com os pontos altos e baixos) das editoras de quadrinhos mais influentes do mercado brasileiro. No ano passado, relembramos a "EBAL" (numa postagem em 2 partes), e agora é a vez da "BLOCH" (também dividia em 2 partes)!!!

Nesta 1º parte da Bloch.... Vamos reviver aqueles tempos "bicho-grilo" dos anos 70, com gibis em cores pra lá de psicodélicas e berrantes (além de gírias da época em profusão nos textos: "jóia", "broto", "móra")!!!

Confira abaixo essa "viagem alucinógena", rs (e não percam - em breve - a "Parte 2"):

12/08/2015

Drops de Notícias (Parte 2): "Homem-Aranha" (Nº 1), "Novos Vingadores", "Vertigo Especial 3", e Mais...

A 2º Parte do "Drops de Notícias" tá no ar.... Mais uma vez recheada de lançamentos e novidades (até com um saldão da HQM). Novas revistas e séries estreando, coleções na reta final, capas variantes, artistas que se foram e deixarão saudade, e as próximas "Miniaturas Especiais" da Eaglemoss:

"Homem-Aranha" Nº 1 (Nova Revista Mensal), "Novos Vingadores - A Busca Pelo Mago Supremo", "Guardiões da Galáxia 3000", "Quantum & Woody - Os Piores Super-Heróis do Mundo" (Estreia na Linha Valiant da HQM), Os "Mortos-Vivos" Vol. 17 e 18, "Vertigo Especial 3 - Jonny Double" (de Brian Azzarello & Eduardo Risso), "ZDM 6 - Corações e Mentes", "HULK CINZA" (e outros "ESPECIAIS" Marvel/DC - Eaglemoss)... E uma Triste nota pros leitores de TEX: "Fernando Fusco R.I.P."!!!

Confira abaixo:

Drops de Notícias (Parte 1): "Juíz Morte", "Deadpool", "Groo Vs. Conan", "Excalibur", e Mais...

"Drops de Notícias" na área (novamente dividido em 2 Partes - pra cobrir uma quantidade maior de lançamentos).... Pra começar, um forte candidato à melhor encadernado do ano (Juíz Morte), Novas revistas e coleções estreando (Deadpool, Arqueiro Verde, Lanfeust de Troy, Excalibur), e um crossover - literalmente - BÁRBARO:

"Juíz Dredd Nas Garras do Juíz Morte", "Deadpool" Nº 1 (Nova Revista Mensal), "Groo Vs. Conan", "Arqueiro Verde" Nº 1 (Nova Fase), "Excalibur" (de Chris Claremont & Alan Davis), "Lanfeust de Troy" Vol. 1 (Estreia), "Batman - Vitória Sombria" (Republicação), "A Era de Ultron - Futuros Alternativos", "Recruta Zero 21", e "4 Fantástico" (Filme)!!!

Confira abaixo (e não perca a seguir a "Parte 2" desta matéria):

06/08/2015

"Homem-Formiga - Mundo Pequeno": O Menor Herói da Marvel em 3 Épocas Diferentes...

Já está nas bancas o encadernado: "Homem-Formiga - Mundo Pequeno".... Reunindo 3 gerações de histórias numa mesma edição:

Desde clássicos dos anos 60 com a 1º aparição de "Hank Pym", passando pela 1º missão de "Scott Lang" (o 2º "Homem-Fomiga") com arte de John Byrne.... Até uma aventura inédita no Brasil (que dá nome à edição)!!!

Confira abaixo o conteúdo completo: