21/11/2018

"JACK KIRBY - 100 Anos" (Parte 9): Os "Cães de Guerra"...

Nesta penúltima postagem sobre o CENTENÁRIO de Jack Kirby (uma série de 10 matérias do "Submundo")... Veremos a Graphic Novel da DC que encerrou a saga dos "Novos Deuses" pelo seu criador:

Os "Cães de Guerra" (Tradução de um camarada meu pro scan de: "The Hunger Dogs" - O FINAL do "4º Mundo" de Kirby)... E ainda: "4 Fantástico - A Aventura Perdida" (uma HQ de Stan Lee & Jack Kirby redescoberta quase 40 anos depois), "Cap. Vitória", "Silver Star - Estrela de Prata", "Mickey" (no traço do REI, rs), e um crossover inusitado: "Sandman Vs. THOR" (???)

Confira abaixo:

Em postagens anteriores desta série de matérias sobre Jack Kirby, eu já havia falado sobre o "4º Mundo" e as 4 HQs básicas que fazem parte desse universo: "Novos Deuses", "Sr. Milagre", "Superman" (Jimmy Olsen), e "O Povo da Eternidade"... Todos, materiais produzidos na década de 70, durante a rápida e meteórica (mas bastante significativa e marcante) passagem de Kirby pela DC. Infelizmente, o "4º Mundo" durou pouco (média de 11 a 18 histórias pra cada série) e logo em seguida, o REI estaria de volta à Marvel ainda nos anos 70, quando retomaria o "Cap. América" (agora em parceria com o "Falcão" - na saga da "Bomba da Loucura", republicada há pouco tempo pela Salvat), "Pantera Negra", "Homem-Máquina", "Os Eternos", entre outros!

Porém, em 1985... A Graphic Novel: "The Hunger Dogs" (INÉDITA no Brasil até hoje) e que teve seu scan traduzido por um camarada meu com o título de: "Cães de Guerra" (gostei dessa tradução, soa melhor do que "Cães Famintos", no original) marcou a volta de Kirby pra uma espécie de encerramento pra saga dos "Novos Deuses" (na imagem abaixo, que fecha esta matéria: Um painel - splash-page - com um imponente e soberano "Darkseid"), muito embora ainda não tenha sido o final que Kirby imaginava pra série (parece que a DC não o deixou "matar" os personagens que no projeto inicial deveriam ter morrido)! Curiosamente, nessa mesma época (1985), Kirby também produziu pra DC a série: "Superpowers" (publicada ano passado pela Panini na coleção de "Lendas")!

Isso foi logo depois da produção de 2 HQs pra obscura editora Pacific Comics: "Cap. Vitória" e "Silver Star - Estrela de Prata"... A 1º (de 1981-1984) teve 13 edições ao todo, e a 2º (de 1983): Apenas 6 números. Essas 2 séries foram homenageadas no encadernado: "Kirby Gênesis", lançado pela Mythos há alguns anos atrás, e que reunia numa mesma trama diversos personagens criados por Jack Kirby e reapresentados ao público numa aventura moderna e ao mesmo tempo saudosista (com belíssimas capas de Alex Ross)! A se lamentar, apenas, que as HQs originais de Kirby ("Cap. Vitória" e "Silver Star") ainda permaneçam inéditas por aqui! 

"4 Fantástico - A Aventura Perdida"... É uma HQ de Stan Lee & Jack Kirby redescoberta quase 40 anos depois de ter sido produzida. A dupla dinâmica da Marvel (Lee & Kirby) assinou nada menos do que 102 edições regulares da revista do "4F" (além de 6 edições "Anuais" da equipe - a maioria delas INÉDITA no Brasil: Só publicaram aqui o nº 3, com o "Casamento de Reed & Sue" e uma HQ curta de 10 pág. do "Surfista", que fazia parte do 5º anual do "4F"). Porém, uma 103º edição produzida em parceria pela dupla foi encontrada por volta de 2006 (quase 40 anos depois) e que nunca havia sido publicada. O motivo teria sido o desgaste criativo entre Lee e Kirby, que culminara no desligamento de Jack da série do "4F" em 1970!

A tal edição raríssima do "4F" seria relançada então com comentários do historiador John Morrow (nos extras) e diálogos reescritos por Stan Lee, já que Kirby era falecido desde 1994. Pra variar, essa HQ também permanece inédita em terras tupiniquins (mesmo após 1 década de seu "descobrimento", rs)! E por falar em "raridades", mais 2 HQs bem obscuras agora da editora Topps: "Bombast" e "Cap. Glory" (ambas de 1993)... Nas 2, Kirby faz apenas as CAPAS (acima), mas são gibis assinados por outros grandes nomes dos quadrinhos: O 1º é de Roy Thomas/Gary Friedrich (roteiro) e Dick Ayers/John Severin (arte) e o 2º tem arte de Steve Ditko!

Pra encerrar (por hoje)... Um crossover no mínimo "inusitado": O confronto entre o "Sandman" (clássico) e uma versão "genérica" de "THOR" (muito antes da versão definitiva do "Deus do Trovão" da Marvel). Antiga também (anos 40) é a pág inicial interna de uma revista da "Legião Jovem" (ou Legião dos Jornaleiros") e seu protetor: O "Guardião"! E em comemoração aos 90 ANOS do "Mickey", uma arte do rato pelo REI, rs (reparem que é a mesma pose da capa do "Cap. Glória", hehe)! E a seguir aqui no "Submundo": A 10º e ÚLTIMA (finalmente) Parte desta série de 10 matérias sobre Jack Kirby (não percam)!

Até+

51 comentários:

  1. Olá Leo!

    Uma idéia que o Kirby não teve e que poderia gerar rendimentos aos seus herdeiros eternamente é a de criar inúmeros pin-ups exclusivos do universo marvel (incluindo personagens nunca antes ilustrados por ele) assim como pela DC também.

    Esses originais seriam reproduzidos em cards, posters, litografias, art books, camisas etc. Fora os leilões.

    Digo isso, porque ele tinha consciência do quanto suas páginas eram disputadas entre colecionadores. Além do fato que a marvel já praticava a comercialização de reproduções de suas histórias.

    Penso que esse insight comercial faltou a ele. É algo que o Lee teria percebido.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  2. Então o "mestre" Rob Liefeld tirou a ideia das armas maiores do que os personagens do capitão vitória? Rs.
    Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  3. Superpowers forte candidato a pior publicação descridos os tempos. Do jeito como veio, em comemoração ao centenário de nascimento do Kirby, foi no mínimo um balde de água fria para os entusiasmados em ver algo relevante publicado naquele ano. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  4. Leo, tem conhecimento dos lançamentos da Panini nesse final de ano? Tem muita coisa prometida e nenhum sinal de sair como Y: o último homem # 5, Crise de Identidade, Nova Fronteira entre outros. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  5. Léo!

    Impressão minha ou a bolha "pocou" de vez?a panini com muitos materiais divulgados no fim do ano passado sem ver a luz do dia até hj(nova fronteira,Inumanos...)!a Saraiva definhando e sem NENHUM sinal das suas ótimas promoções de black friday!a Salvat sem distribuir seu material em banca e cancelando seu serviço de assinatura!será que conseguem "maquiar" esse cenário de crise aguda pra 2019 na próxima Matrix,desculpe,CCXP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Saraiva além de não receber mais material novo por falta de pagamento já nem consegue mais entregar o que ainda tem.Vejo reclamação a rodo no Facebook de cancelamento de pedido por parte da loja.

      Agora só os sites das editoras, as comic shops e a Amazon mesmo para sustentar o mercado.

      Excluir
    2. E aí, Leo, beleza?

      Ótimo continuar sobre a fase Kirby, pois há muito que se contar sobre ele - e sobre seu velho companheiro Stan Lee.
      Infelizmente contamos com pouco material dessa época por ser "datado" ou "fora de sintonia" - mas te garanto que o Etrigan teve boa saída.

      Valeu!

      Excluir
    3. Jesus...como eu odeio este termo DATADO...justamente a maior qualidade do material antigo em cinema, música etc é essa...mostrar o espirito da época
      Sei que o amigo Lierson não o usou desta forma...mas me reviram os olhos quando ouço alguém falar que tal coisa é Datada de forma pejorativa

      Excluir
    4. Sabe que tambem penso o mesmo quando leio "datado".

      Se bem que , dado a qualidade do material novo, acho pejorativo quando leio a palavra "atual" mesmo nos que se sobressaem,

      Excluir
    5. Pior q mesmo sendo um apreciador fanático por materiais clássicos (de várias épocas)...

      Tenho q admitir q o termo "Datado" algumas vezes é usado de forma correta, pois tem mto material antigo q envelhece MAL (e isso é fato). Claro, q sempre devemos ler um gibi dentro do "Contexto de cada época", mas mesmo assim: tem coisa q envelhece BEM e tem coisa q envelhece MAL!

      O q eu não gosto é qdo a molecada de hj (aqueles "fãs" q não leem gibis e conheceram os super-heróis através dos FILMES e games) usam o termo "datado" pra se referirem até à materiais clássicos ESSENCIAIS da Marvel e DC (sem tê-los lido)!

      Abs!

      Excluir
    6. Para mim isso é desculpa esparrafada. Tais coisas eram simplesmente fracas e foram erroneamente julgadas como boas na época. Ou seja, o problema foi o leitor que não teve capacidade de avaliá-la corretamente, e não a obra que nunca foi grande coisa.

      Excluir
  6. Hunger Dogs é um material que devia sair depois dos encadernados dos Novos Deuses, um sonho. Deve sair sim pela Eaglemoss Novos deuses, antes da Panini (se é que vão trazer), mas vai faltar o final.

    É bem curioso mesmo o final planejado pelo Kirby e que dramatico ele era. Ele basicamente ia matar o Orion e o Darkseid numa batalha épica, que talvez lembrasse os dramas mitologicos. Mas na época que voltou a DC para fazer o final nunca feito para Novos Deuses, a série já tinha se tornado (tardiamente) um sucesso e o Orion e o Darkseid (principalmente) já tinham se tornado queridos pelos fãs. Então a DC vetou o final dramatico. Kirby então criou um final alternativo (possivelmente contrariado) e o resto é historia. Que bela capa essa edição tem. E mesmo que ela não termine a saga dos Novos Deuses com grande qualidade, pelo menos temos um final, uma conclusão, pois a pior coisa é algo ficar sem final (minha última frustração foi a CHM Wolverine).

    Vamos ver quem vai ter coragem pra trazer Novos Deuses com Hunger Dogs. Coragem sim, pois nota-se uma ma vontade de trazer o material completo. Mas não duvido que depois da Eaglemoss lançar Novos Deuses, a Panini não venha com um super encadernado de 200 reais trazendo Novos Deuses e Hunger Dogs compilado.

    E pra quem não sabe, Super Powers vol 2 trazido pela Panini, é basicamente uma continuação de Hunger Dogs, mas dessa vez com Darkseid atacando a Liga da Justiça. Vale a pena adquirir, é um material legal.

    Achei esse desenho do Mickey vitaminado bem toscão, mas...ta valendo kkk

    Que belo quadro voce colocou no final da matéria (acho que extraido de Hunger Dogs não?), Kirby era demais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara perdei teu e-mail, to querendo falar contigo.
      Me dá um retorno por lá.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  7. Léo, sobre o Thor x Sandman - o "Thor" aí depois virou o "The villain from Valhalla". Salvo engano, não é o Thor mitológico não. O Sandman já está em seu 2o uniforme e com o Sandy como sidekick. Uns 40 anos depois este confronto foi revisitado pelo Roy THomas no All-Star Squadron: http://image2.milehighcomics.com/istore/images/fullsize/02833712488.18.jpg (não sei colocar imagens...rs).

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos....

    Eu a alguns anos, fiz uma tradução de um scan, de uma história feita pelo Jack Kirby para a DC, na qual aparece o Thor e seu martelo mágico, alguns anos antes da criação do universo Marvel.
    Se quiserem, deem uma olhadinha no link a seguir....

    http://kallcomics.blogspot.com/2014/08/jack-kirby-desenha-o-thor-pela-dc.html?m=1

    O blog já fechou faz tempo, é só o Léo mesmo pra ter essa disposição e empenho nessa empresa, parabéns Leo.

    Um grande abraço a todos os amigos do Submundo HQ.

    ResponderExcluir
  9. "Uma idéia que o Kirby não teve e que poderia gerar rendimentos aos seus herdeiros eternamente é a de criar inúmeros pin-ups exclusivos do universo marvel (incluindo personagens nunca antes ilustrados por ele) assim como pela DC também."


    E aí, VAM... blz?

    Pois é, nos anos 90 chegou a ter uma revista informativa sobre a obra do Kirby e q era repleta de pin-ups, artes raras, e entrevistas/matérias... Saca só algumas CAPAS dessa revista (Jack Kirby Collector):

    https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/560775.jpg

    https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/659911.jpg

    https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/909447.jpg

    https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/551743.jpg

    https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/2793233.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço, tive a oportunidade de comprar a edição número 50!

      Tem o Supeman na capa quebrando tudo.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Léo, a Kirby collector continua saindo.
      http://twomorrows.com/index.php?main_page=index&cPath=98_57
      Dá uma olhada nos outros materiais da Twomorrows. Tem muita publicação legal

      Excluir
    3. Puxa, valeu mesmo, Dr. Jones...

      Não sabia q essa revista continuava saindo, pois a lista da Mycomicshop tava desatualizada... Brigadão então pelo LINK acima, pois acabei de navegar por imagens espetaculares do Kirby (q me incentivaram a alterar um pouco as coisas pra 10º e ÚLTIMA parte desta postagem - q vai ao ar logo em seguida)!

      Abs!

      Excluir
  10. "Então o "mestre" Rob Liefeld tirou a ideia das armas maiores do que os personagens do capitão vitória? Rs."


    Hahaha... Pior, rs:

    Pelo menos não se pode negar q o "MESTRE" Liefeld nunca se utilizou de boas referências, hein? hehe... E ele adora "se inspirar" no Kirby: Lembra q o Liefeld meio q tentou "ressuscitar" à força o "Fighting American" dos anos 50? Pois então...

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Superpowers forte candidato a pior publicação descridos os tempos."


    Verdade, Roberto...

    No fim das contas esse "Superpowers" foi algo no mesmo nível dos desenhos mais bobinhos dos "Superamigos" na TV, rs...

    Ou seja: Totalmente inadequado pra ser lançado como um "material comemorativo" dos 100 ANOS do Kirby... Foi uma ideia tão besta da Panini, q "quase" afundou e afastou os novos leitores de conhecerem a "verdadeira" obra do artista (melhor representada pelo "Etrigan" este ano e por outras milhares de coisas mais legais do Kirby q ainda não publicaram)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que quando acertam como no caso do Etigran, eles cagam na parte editorial.

      Mas de qualquer forma, gosto da publicação de Superpowers pois o quarto mundo sempre achei certo que uma hora vai ser publicado. Então vejo com bons olhos a publicação de um material, digamos raro, mesmo que menor.

      Excluir
    2. Pois é, gustavo...

      Tem esse lado tbm: Mesmo tendo achado o "Superpowers" bem fraquinho, eu não me arrependi de ter comprado (até pq, comprei SÓ pela arte do Kirby - mesmo q ele tenha feito apenas o Vol. 2 inteiro)!

      Claro, q tá LONGE de ser um material bom ou relevante do Kirby... mas já tá valendo se serviu de ponte pra novas empreitadas (tipo o "Etrigan" e o q mais estiver por vir)!

      Abs!

      Excluir
  12. "Leo, tem conhecimento dos lançamentos da Panini nesse final de ano? Tem muita coisa prometida e nenhum sinal de sair como Y: o último homem # 5, Crise de Identidade, Nova Fronteira entre outros."


    Oi, Roberto... Tem MTA coisa atrasada q tava prometida pra este ano e q não saiu (ainda)!

    MAS, na CCXP já devem anunciar parte das novidades pro ano q vem... A série "CROSSED" do Ennis foi a melhor surpresa (pelo menos pro meu gosto - duvidoso, hehe). Entre as atrasadas tá a NOVA coleção de clássicos do "Aranha" (Ed. Definitiva), a republicação da "Crise nas Infinitas Terras", o "Hellblazer" do Azzarello, "Sr. Milagre" do Tom King, e vamos ver se confirmam pra 2019: "Starman" e "4º Mundo" (esses tão na fila de "confirmações pendentes" até onde sei, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Impressão minha ou a bolha "pocou" de vez?a panini com muitos materiais divulgados no fim do ano passado sem ver a luz do dia até hj(nova fronteira,Inumanos...)!"


    E aí... blz?

    Bem, na Panini tá tudo "normal" (por assim dizer)... Pois ela sempre anunciou e prometeu coisas num ano pra lançar no ano seguinte, rs (tem sido assim já faz um tempo)!

    Olha só, por exemplo, a "Biblioteca do Surfista 2"... Já faz mais de 2 ANOS q eu tinha anunciado aqui no blog q seria lançada (e somente agora deu as caras de fato). Os "Inumanos" tinham sido prometidos junto com o "Poder Supremo" (esse, pelo menos, acabou de entrar em pré-venda)!

    Mas a situação das demais editoras tá crítica mesmo... e das livrarias físicas tá pior ainda: Estive HOJE na Cultura e Saraiva (físicas) e em plena Black Friday só tinha promoção de algumas coisas bem velhas lá (sobras de estoque mesmo). 2 grandes livrarias largadas às traças em plena sexta de promoções!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Agora só os sites das editoras, as comic shops e a Amazon mesmo para sustentar o mercado."


    Falou tudo, Lierson...

    É bem isso mesmo: Até comentei logo acima o cenário desolador q presenciei hoje (dia de Black Friday) nas livrarias físicas... Cultura e Saraiva (do Country/Iguatemi) VAZIAS de público e sem nada de materiais atualizados. Essas grandes lojas devem ter perdido boa fatia dos clientes q ainda tinham depois dessa travada q deram este ano (quem foi esperto mesmo, ficou em casa comprando livros da Amazon ao invés de perder tempo q nem eu nos shoppings, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperto mesmo é quem der um pulo na loja da panificadora.

      Compre 150 ganhe 15%;
      Compre 300 ganhe 30%;
      Compre 450 Ganhe 50%

      Todos c/ frete grátis!

      Entrei lá agora é tá valendo até amanhã.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Olha à 1¤ vista parece melhor, mas resolvi comparar:

      Escalpo 123 pela Amazon c/ desconto = R$ 205,00
      Escalpo 123 pela Panini preço de capa = R$ 337 - 30% = R$ 235,00

      Ou seja, na Amazon ainda é mais vantagem.

      Até porque se pode comprar um minimo de R$ 99,00 p/ não pagar frete.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. E aí, VAM... blz?

      Pra vc ver, como é importante pesquisar BEM e fazer as contas na ponta do lápis antes de se empolgar com qq desconto q possa "parecer" atrativo à 1º vista, hein?

      Hj em dia o FRETE passou a ser um fator determinante em qq compra virtual... Só pra vc ter uma ideia: Já encontrei um "Falcon" (da Estrela) por METADE do preço q estava no site oficial, MAS na hora de calcular o frete vinha a "pegadinha do malandro", e o valor final do frete era um absurdo q até passava o preço da Estrela (q dava o frete grátis)!

      Só mais um exemplo de como é preciso estar sempre atento às compras, rs...

      Abs!

      Excluir
    4. Eu ja aproveitei e bem esses descontos da Panini. Juntando 450 peguei 50% e saiu por 225. Como nenhum dos que comprei na Amazon tava com 50% valeu a pena. E tre eles o Justiceiro Mae Russia e o Sandman 5 por uns 64.

      O Falcon comprei 2 numa loja daqui acho que por uns 75 reais cada no dia das crianças. Não vi o preço antes mas acho que valia.

      Excluir
    5. E aí, gustavo... blz?

      Belos descontos tu pegaste tbm, hein? O fóda da Black Friday é q é difícil juntar uma BOLADA de dinehiro SÓ pra esperar esse dia e sair peneirando as ofertas!

      Qdo a gente pega pra valer o embalo das compras... a verba acaba e a sexta-feira se encerra antes da hora, hahaha!

      Abs!

      Excluir
    6. Eu tenho guardado 100 por mes so pra isso, sendo que na black tava com 1200 para gastar. Deixei de comprar j kendall e tex platinum mensalmente para poder pegar de uma vez na black, por exemplo. E tambem estou fazendo as assinaturas nessa data como the walking dead e lobo solitario, que compensa se no caso for 50% como nos 2 ultimos anos.

      Excluir
    7. E aí, gustavo... blz?

      Eu já não consegui guardar mta grana na hora da Black Fraude... Mas consegui q minha gerente do banco aumentasse meu limite do cheque especial e parcelei mta coisa. Tbm tenho cartão corporativo da minha empresa q acabou "engordando" meus créditos, rs!

      No fim das contas, acabei comprando bastante coisa... Fiz 3 pacotes de encadernados e livros na Amazon, um pacotão de miniaturas da Eaglemoss, um "Superman" da Sideshow q peguei na Fantoy, e mais um "Falcon" da Estrela (o de escafandro)!

      Claro, tbm aproveitei e parti pra eletrodomésticos e coisas pro bebê... Prefiro nem calcular os gastos totais, rs!

      Abs!

      Excluir
    8. Calcular o desconto em cima desse valor de R$ 450,00 foi algo que não fiz realmente, até porque não teria ele disponível.

      Mas você chegou a comparar a soma de todas as edições que pegou na Panini com a soma das mesmas se tivesse levado pela Amazon, Gustavo?

      - - -

      E Leo, pegou os Justiceiros do Ennis que estava de olho, mais os Escalpos?


      Abs,
      VAM!

      Excluir
    9. E aí, VAM... blz?

      Peguei sim os 2 "Justiceiros" do Ennis... Mais as 2 "Alias" (MAX) q me faltavam (Vol. 2 e 3) e a "Biblioteca do Surfista 2"!

      Tudo com ótimos descontos na Amazon e já recebi o pacote (veio tudo perfeito e mto rápido)... O "Escalpo 3" eu deixei pq tava em pré-venda ainda e não quis arriscar q nada atrasasse o meu pacote. Depois eu pego esse tbm num desconto de natal ou algo do tipo!

      Abs!

      Excluir
  15. "Ótimo continuar sobre a fase Kirby, pois há muito que se contar sobre ele - e sobre seu velho companheiro Stan Lee."


    Pois é, Lierson...

    No fim das contas, essas 10 matérias foram até POUCO pra eu falar e mostrar (em imagens) poderia ter pensado até em fazer 100 postagens sobre o Kirby (com MIL imagens, hehe): Mas aí já ia ser loucurada demais tbm, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Hunger Dogs é um material que devia sair depois dos encadernados dos Novos Deuses, um sonho. Deve sair sim pela Eaglemoss Novos deuses, antes da Panini (se é que vão trazer), mas vai faltar o final."


    E aí, Camus... blz?

    Este TP importado é o mais completo até agora sobre os "Novos Deuses":

    https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/4727387.jpg

    E traz a série completa + a Graphic Novel + uma história EXTRA do Kirby q seria uma espécie de prelúdio pra novel:

    1st printing. Collects New Gods (1971-1978 1st Series) #1-11 and The Hunger Dogs GN (1985 DC). Written by Jack Kirby. Art by Jack Kirby, Mike Royer and Vince Colletta. Cover by Jack Kirby. This collection includes the 48-page story "Even Gods Must Die" from 1984 and the original 1985 graphic novel THE HUNGER DOGS. Softcover, 440 pages, full color. Cover price $29.99!

    E sim... A imagem final da matéria parece até um POSTER, mas é uma pág-dupla da GN mesmo (q é fodástica)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante desse novo design que a DC desenvolveu para o relançamento dos TPS do Kirby.

      VAM!

      Excluir
    2. Tbm gostei, VAM...

      Ficou bem VINTAGE mesmo, hein?

      Abs!

      Excluir
  17. "Léo, sobre o Thor x Sandman - o "Thor" aí depois virou o "The villain from Valhalla". Salvo engano, não é o Thor mitológico não. O Sandman já está em seu 2o uniforme e com o Sandy como sidekick. Uns 40 anos depois este confronto foi revisitado pelo Roy THomas no All-Star Squadron:"


    Oi, Pedro Paulo... Tdo bem?

    Puxa, q bacana esse "revival" dessa história em "All-Star Squadron"... não sabia da existência dessa revisitação. Vou ver se encontro pra baixar: Brigadão mesmo pela dica!

    Essa imagem do "Sandman" eu encontrei no site do "Kirby Museum": Talvez o maior banco de dados do REI (pelo menos entre os sites q conheço) e lá estava creditado como sendo um "Thor Genérico". As semelhanças são muitas mesmo, mas fica interessante tbm sendo um personagem apenas genérico ao Deus do Trovão!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Eu a alguns anos, fiz uma tradução de um scan, de uma história feita pelo Jack Kirby para a DC, na qual aparece o Thor e seu martelo mágico, alguns anos antes da criação do universo Marvel. Se quiserem, deem uma olhadinha no link a seguir.... http://kallcomics.blogspot.com/2014/08/jack-kirby-desenha-o-thor-pela-dc.html?m=1"


    Oi, Celso... Tdo bem?

    Eu lembro dessa excelente matéria q vc fez na época... E ela já havia me chamado a atenção pro fato de Kirby vir flertando com a ideia de transpor pras HQs o Deus do Trovão mto antes da versão definitiva da Marvel (no caso, essa q vc postou na matéria era de 1956, conforme seu texto)!

    Uma pena mesmo vc não ter continuado com o blog, amigo (sinto falta de blogs com mais material clássico e matérias com raridades antigas)... Sei q é trabalhoso demais e eu mesmo já pensei em desistir ou me aposentar algumas vezes (de vez em qdo me pego tendo essas ideias de novo, rs): Mas por enquanto vou indo bem na manha (embora meu tempo esteja ficando cada vez mais escasso com trabalho e família pra manter junto com o blog). Quero ver se pelo menos fecho uns 10 anos no ar, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manter um blog anos e anos é trabalhoso mesmo.

      O Batblog que acompanhei por muito tempo foi um que parou em 2016 sem mais nem menos.

      Espero que você consiga completar seu intento Leo.

      VAM!

      Excluir
    2. E aí, VAM... blz?

      Eu tbm espero fechar pelo menos uns 10 anos no ar (atualmente estamos no 7º ano de "Submundo", rs)... Mas vai depender tbm do público ainda seguir interessado em blogs e sites (ao invés de canais de youtube e grupos de face)!

      Tudo na vida acaba esbarrando na lei da oferta e da procura... não tem jeito, hehe! (e uma certeza eu tenho: Não irei encerrar o blog pra criar um canal de youtube. Posso no máximo criar um canal q sirva de suporte/complemento pro blog, mas trocar um formato pelo outro é certo q não farei - continuo preferindo ler e produzir matérias escritas num blog/site do q assistí-las ou gravá-las em live-action, rs)!

      Abs!

      Excluir
    3. "O q eu não gosto é qdo a molecada de hj (aqueles "fãs" q não leem gibis e conheceram os super-heróis através dos FILMES e games) usam o termo "datado" pra se referirem até à materiais clássicos ESSENCIAIS da Marvel e DC (sem tê-los lido)!"

      Esse é o trecho de um comentário acima seu, Leo !
      Ou seja, esse pessoal a que vc se refere, não lê !!!
      Simples assim. E devem ter orgulho disso !!!
      Confesso que eu não tenho a mesma paciência pra perder meu tempo com esse tipo de gente. Se sequer sabem quem de fato foi o agora falecido Stan Lee, irão saber algo sobre Kirby e o seu vasto material de trabalho (apesar de certos deslizes, como esse Mickey bombado), por exemplo ???

      Bem, isso é problema deles, e problema do país que permitiu que uma situação dessas se instalasse no seu território e se alastrasse entre a sua população. Afinal, quem se importa se a nação está cheia de zumbis ?
      Livrarias indo à falência, bancas de jornais em decadência, editoras em crise...
      Resumindo: o cenário perfeito para o emburrecimento crônico da sociedade (com o indispensável apoio da mídia corporativa).

      A população, terrivelmente grotesca na sua ignorância anti-Nobel, vai migrando cada vez mais para as redes sociais e o Youtube (sem dispensar as porcariadas de sempre nas rádios e nas tvs). E a leitura entra em extinção.

      É muito DIFÍCIL encontrar algo que presta (também) no Youtube. E o pouco que se aproveita dali é bastante sofrível.
      Também fica cada vez mais difícil encontrar alguém que se aproveite para uma troca de idéias, de informações e de conhecimentos. A epidemia de burrice - que já era grave quando tínhamos apenas a influência da grande mídia -, agora está generalizada e vem se tornando a causa para muito mal estar.
      Os blogs, igualmente, não escaparam dessa tendência. Quando não são puro lixo, eles acabam - como ocorreu com os fanzines.

      Portanto, será uma pena e uma perda irreparável se o Submundo HQ vier a encerrar as suas atividades caso o amigo Leo chegue à conclusão que já fez o suficiente; ou então que os lançamentos editoriais (tônica aqui do blog) venham a ser interrompidos pela crise que se alastra no ramo; ou ainda, então, que a galera acabe aderindo de vez aos canais do Youtube, assistindo massivamente a tantas bobagens alienantes e deixem de participar aqui deste espaço.
      Ontem, vi um canal por lá que tratava de "Nibiru" - com ampla visualização sobre a besteira de um segundo Sol que se encaminha em direção ao nosso Sistema Solar, inaugurando uma Nova Era !
      Putaquiupariu !!!

      Diante de tal estado de coisas, cheguei à conclusão de que as pessoas não estão ficando apenas intelectualmente mais míopes e mais burras pelo uso de tanto Facebook, tanto Youtube, tanto celular e tanta falta de leitura e de cultura tradicional. Elas estão enlouquecendo também - e a olhos vistos !!!

      Abs !

      Excluir
    4. E aí, Antonio Jorge... blz?

      Pois é, tudo acaba um dia... e com este blog não será diferente, creio eu!

      O FIM do "Submundo" começa a se desenhar no horizonte à medida em q a audiência fica estática (sem a menor possibilidade de crescimento ou renovação de público). Assim, a tendência é q os atuais frequentadores do blog vão se afastando com o tempo (por arrumarem outros interesses, migrarem pra canais de youtube ou grupos do face, e até mesmo abandonarem os quadrinhos de vez: o q eu SEI q aconteceu com vários amigos q antes participavam aqui do blog e q pararam de participar pq TBM pararam de comprar HQs (graças às turbulências do mercado, q desestimulam qq um, como bem sabemos)!

      Dito isso... Vai chegar um ponto em q não valerá mais a pena pra mim passar uma madrugada inteira produzindo uma postagem pro blog (entre pesquisa, redigir texto, e selecionar imagens) se for pra ter uma audiência e participação de público em queda livre (pelos motivos acima citados). É claro q ainda não chegamos nesse ponto, mas a situação atual do mercado tá convergindo pra esse caminho, lamentavelmente. E qdo chegar essa hora, eu devo me despedir e ir cuidar da minha vida, da minha família, dos meus negócios, e da PILHA de gibis e livros q tenho atrasados pra ler, rs!

      Mas não será uma despedida melancólica (longe disso)... pois tenho a consciência de q tudo se transforma e se atualiza com o tempo e q sou EU q NÃO quero me atualizar e migrar pra outros meios. Se eu quisesse audiência de milhares de usuários eu criava um canal de Youtube tbm e pronto: resolvido o problema de audiência (já q os vídeos tem a adesão da maioria dos leitores). Mas ainda prefiro o formato mais arcaico dos blogs e vou afundar meu Titanic por aqui mesmo, rs (sem "evoluir" pra outros formatos!

      Abs!

      Excluir
  19. Passei ontem (sexta-feira Black Friday) na Saraiva do Shopping Eldorado (SP) estava vazia também. As HQs eram pilhas de fim de estoque. A Saraiva já quebrou. Os donos estão na fase negação ou "passar adiante o prejuízo". Com os problemas que estão enfrentando com distribuidores e clientes acho difícil se recuperarem. O maior patrimônio de uma empresa é a credibilidade, perdeu já era. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Vc falou tudo agora: "O maior patrimônio de uma empresa é a credibilidade, perdeu já era"... Grande verdade essa (e q eu aplico rigorosamente nos meus negócios tbm)!

      Embora a dívida da Saraiva seja gigantesca (675 milhões) e pareça impagável... A Cultura tá na mesma situação e já perdeu boa parte de seu público. Fico pensando se os nerds q antes iam todo fim de semana nas lojas pra comprar gibis, voltariam a fazer isso agora q estão há quase 1 ano acostumados a comprar na Amazon e outras lojas virtuais? Será q as lojas físicas q estão desatualizadas vão conseguir formar um novo público consumidor ou mesmo resgatar os dissidentes? Acho difícil!

      Abs!

      Excluir
  20. Oi Léo,tudo certo??


    Cada vez que leio uma postagem sobre "King" Kirby, fico impressionado com tanta coisa que já poderia ter saído em comemoração ao Centenário dele, mas, infelizmente ainda não foi lançado por aqui.A impressão que se tem, é que ainda somos "carentes" em relação a publicação de materiais de Kirby aqui no Brasil. Claro que esse ano tivemos Etrigan, mas a editora poderia ter lançado muito mais!! O "4° Mundo" é um que a Panini já deveria ter lançado pelo menos na coleção de Lendas. E espero mesmo que o Kamandi seja lançado ano que vem e não sei o porquê dela não ter investido logo nessa coleção... E prefiro no selo Lendas do que em formato de luxo a preços exorbitantes.

    Puxa! Que legal essa edição da Aventura Perdida do Quarteto ter sido resgatada e ,em tempo, já deveria ter sido publicada, pelo menos em um dos 2 clássicos da Salvat preta! Essas editoras são muito desinteressadas quanto aos materiais do Kirby, viu?

    E esse Cães de Guerra achei interessante também!! Bem que merecia estar no planos da Panini para 2019... Mas acho difícil.

    Vivemos uma triste realidade de mercado: o risco de extinção das bancas de jornais, Empresas como Abril e Saraiva em recuperação judicial,Salvat com suas coleções paradas, o efeito Amazon na ativa e editoras explorando os leitores com preços absurdos. Vamos torcer para que ano que vem, as coisas comecem a melhorar.

    Abração!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Léo... blz?

      Infelizmente, NÃO é impressão sua... De fato, acredito (pelas minhas contas) q nem a METADE de toda a produção do Kirby é conhecida no Brasil. Sim, as editoras nacionais (desde os tempos da EBAL) pularam centenas e centenas de histórias do Kirby por aqui!

      Alguns exemplos:

      O "Kamandi", lá fora teve umas 40 edições desenhadas pelo REI... Enquanto aqui, publicaram apenas 1 ou 2! O "4º Mundo" foi limado pela metade: Publicaram apenas a fase dos "Novos Deuses" e "Superman", mas pularam o "Sr. Milagre" (q teve apenas o início publicado em P&B pela Ópera) e o "Povo da Eternidade". Nada de "OMAC" tbm, ou das HQs de guerra dos "Boy Commandos" (talvez uma ou outra história solta tenha saído em revistas de guerra das antigas, mas não tenho certeza disso)!

      Na Marvel... Da passagem ANOS 70 do Kirby, só rolou parcialmente a "Bomba da Loucura" (Salvat) e mais algumas histórias em parceria com o "Falcão" (na BLOCH), mas pularam o especial das "Batalhas Bicentenárias"! Os "Eternos" acho q saiu picotado pela Abril (me corrijam se eu estiver errado, mas não completaram essa)! O "Pantera Negra" do Kirby foi todo ignorado, da mesma forma q o "Homem-Máquina" e a série "2001 - Uma Odisséia no Espaço"! Tbm passou batida a Graphic Novel do "Surfista" (q eu comentei na matéria do Stan Lee)!

      E nem vou falar das editoras obscuras em q o Kirby trabalhou... Dessas, quase nada foi publicado por aqui. Lamentável mesmo!

      Abs!

      Excluir
  21. "Mickey" bombadão, kkk...

    Qto aos editores da Panini, acho q eles ganham bem demais ($$$) pra ficarem "perdidos" numa área em q deveriam ter domínio... É falta de interesse mesmo (na minha - sincera - opinião)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Pois é, Fabiano...

    Eu não sei como alguns editores conseguem seus cargos sem (mtas vezes) conhecerem NADA de quadrinhos, ou terem um nível de conhecimento inferior ao da maioria dos fãs!

    Só na linha Disney, por exemplo, eu indicaria pelo menos umas 15 pessoas q eu conheço e q são infinitamente mais competentes e conhecedoras do assunto do q a equipe q estava à frente da Abril em seus momentos finais!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...