16/07/2015

O "Colecionador Fantasma" Apresenta: "Bruno Miller - O Defensor de Riacho Doce"....

O "Colecionador Fantasma"está de volta.... E desta vez nos apresenta mais um gibi raríssimo - literalmente - do arco da velha: 

Um exemplar muito antigo de sua coleção pessoal (creio que da década de 40) do tempo em que "Bruce Wayne" se chamava: "BRUNO MILLER" (!) e protegia a cidade de "RIACHO DOCE" (!)

Confira abaixo imagens essa pérola:

O "Colecionador" tem verdadeiras preciosidades em sua (seleta) coleção.... E resolveu compartilhar aqui no "Submundo" uma das raridades mais exóticas de seu acervo pessoal: Um gibi realmente MUITO antigo do "Batman" (não sei a data exata da revista, mas parece ser coisa lá da década de 40 - e publicada em: "O Globo"). Na edição, nem mesmo o nome "Batman" é mencionado (e sim a tradução literal: "Homem-Morcêgo" - com acento, segundo a grafia da época)!!!

"Bruce Wayne" também é traduzido para: "Bruno Miller".... E embora "Gotham City" não seja citada nessa história, sua tradução em outras HQs do Batman nesse período era: "Riacho Doce" (sabe-se lá o que se passou na cabeça de quem teve essa ideia, rs). A trama envolve um grupo de assaltantes de banco e a investigação do "Homem-Morcêgo" e "Robin" pra capturar a quadrilha!!!

Não bastasse tudo isso, a história tem suas peculiaridades também.... Os assaltantes usam picaretas embaixo d'água (nossa) e as manejam de baixo pra cima (víxi) pra arrombar o subsolo de um banco (que mente criminosa brilhante, rs). E pra encerrar com chave de ouro: A história termina com o Comissário anunciando o "Almanaque do Shazam" (sim: fizeram ISSO, hahaha - vejam abaixo):

Até+

61 comentários:

  1. Fala, Léo!
    Sensacional esta matéria (inusitada)!
    Neste blog, nos deparamos até com amostras de "arte rupestre"!
    Me lembro muito da Ebal, com os textos datilografados.
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo, mas o pior é que foram feitas nas editoras de NY, nada mais urbano. Imagine. Mas nessa época, na Europa, Hergé já estava atuando com toda sua classe.

      Excluir
  2. Muito bom!
    É preciso de um dicionário para ler: "...fragoroso silvo de ar..."
    Na primeira página abaixo do símbolo do Batman esta informado o ano de 1944, imagino que seja a data da publicação.
    Abraço,
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação dos quadrinhos na época já não era boa, se colocassem muita gíria aí piorava.

      Excluir
  3. huahaha..Adorei.E nem sei porque traduziam o nome,pela dificuldade de pronúncia?Lembro que Lois Lane e Clarck kent também mudaram na tradução dos gibis antigos de Época,mas não lembro qual era.Seria Edu o nome do Clarck no Brasil?E a Lois não me lembro também.
    E por falar em Batman,ningúem goatou do trailer novo do filme?Ninguém ainda comentou.Mas eu achei,fodástico.Não gostei muito foi da roupa do Robin que aparece no trailer,a luva é muito Batman,mas parece bastante com o traço do uniforme dos jogos do Batman do Arkham.E adorei também o trailer do filme Esquadrão Suicida e do Coringa e da Arlequina.Acho que vai ser um grande sucesso.Para quem tinha um pé atrás,pelo menos o começo me cativou (pelo menos o trailer,veremos o filme).E eu ainda estou na dúvida se vejo o Homem Formiga nessa semana ou espero o retorno dos espectadores.
    Fernando

    ResponderExcluir
  4. E aí Leo,blz?

    Não sabia que o Homem-Morcêgo era meu chará rs,só o Colecionador Fantasma pra desentocar um Gibi tão antigo quanto andar pra frente, já estou até desconfiando que o carro dele é um DeLorean hehe

    E falando em DeLorean a IDW em parceria com Bob Gale criador de "De Volta Para o Futuro" vai produzir HQs do universo da série de filmes,nunca boto mt fé em adaptações mas como não é bem uma adaptação por se tratar de histórias que complementam os filmes então espero que saia algo bom.

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os gibis anteriores a esses não gosto muito porque como nas atuais mensais as histórias eram seriadas, com a diferença que era uma página para cada personagem, imagine publicarem assim nos dias de hoje. Como nos seriados de heróis, era um pedacinho por semana no cinema. Imagine hoje assistir meia hora de Vingadores e voltar semana seguinte para assistir mais meia hora.

      Excluir
  5. Caramba essa é do Fundo do Baú! Tiras diárias do Morcego.

    O mais bizarro é que não se deram ao trabalho de redesenhar o Logotipo, tascaram tinta branca em cima das palavras!

    O Colecionador Fantasma, também deve ter usado picareta para desenterrar essa pérola.

    Parabéns!
    Vamp

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo!

    Essa "fase" do Batman publicada por aqui lá pelos anos 40 é uma lenda na História de publicações de HQs no Brasil. De certa forma, eu até não condeno a atitude do editor de ter feito estas mudanças, "abrasileirando" o personagem.

    Naquela época, grande parte da população era analfabeta, saber inglês era só para os filhos dos mais abastados ou com educação privilegiada; imagian um garoto perguntando para os pais: "O que é Batman?" ou "O que é Gotham City"?

    Com certeza os pais já iriam criticar o filho, senão até bater (hábito daqueles tempos) e depois tirar sua "revistinha" ou "gibizinho" dizendo que estavam "estragando" a cabeça da criança, ensinando coisas que não se deve aprender!

    Pode até parecer irônico meu comentário, mas, é verdade, conheci pessoas daqueles tempos quando criança que pensavam desta forma, como avós e tios!

    Então o "negócio" é deixar a coisa de fácil entendimento para o leitor, até porque naquele tempo HQs eram uma cultura "marginal", ao contrário de hoje que já virou cult.

    O curioso é que o Robin continuou com seu nome em inglês, como dá para ver na imagem!

    De certa forma, por mais irônico que seja, o nome "Miller" para o Batman foi uma espécie de presságio, já que um homem chamado Frank "Miller" revolucionou o herói transformando ele num dos personagens mais importantes da cultura pop!

    Já 'Riacho Doce" eu conheço apenas aquela mini-série da Globo de 1990 que causou um alvoroço nos adolescentes da época por causa da Vera Fischer. Vai que o Agnaldo Silva tirou o nome das HQs antigas do Batman publicadas no Brasil! Ha,ha,ha!!

    Leo, você viu os novos trailers de Batman VS Superman e Esquadrão Suicida?

    É bom ver que parece que a DC aprendeu o caminho das pedras com a Marvel e está interagindo seu universo. Vi muitas referências a grandes sagas no trailer do Batman vs Superman, como Reino do Amanhã, Cavaleiro das Trevas, Novos 52, Morte em Família, dentre outras!

    Já Esquadrão Suicida, a Arlequina e o Coringa vão roubar a cena literalmente!

    https://www.youtube.com/watch?v=FXjs3deSwsA
    https://www.youtube.com/watch?v=3QrnT3K-Xao

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zé Carlos!

      Eu concordo com o que você disse sobre a DC ter "demorado muito para despertar e estar correndo contra o tempo", de fato ela se "acomodou' muito com o Batman do Nolan, principalmente depois do segundo filme, que rendeu mais de um bilhão de dólares, algo inédito para um filme de heróis na época; e se esqueceu dos demais heróis da DC Comics.

      Já havia uma tentativa do Superman de Bryan Singer ser incorporado ao universo "particular" do Batman do Nolan, com uma manchete de jornal falando sobre o justiceiro que se veste de morcego no filme do Super, mas, ao que parece esta cena foi cortada, e com o fracasso do filme o tal encontro que seria já na continuação do filme do Super foi por água abaixo.

      O outro erro da DC chamado "Lanterna Verde", foi a pá de cal na teimosia dela em não unir seus super heróis no cinema, mas, mesmo assim ela se acomodou até que poucos anos depois surgiu o primeiro filme dos Vingadores que foi a soma de filmes solos de heróis e bateu até então um recorde absurdo de bilheteria.

      Eu acredito que o filme dos Vingadores e o fim da Era Nolan no Batman fez com que a DC acordasse de seu ostracismo, lançando Arrow que abriu portas para outros heróis e personagens mesmo que na tela pequena.

      Com o sucesso das séries a DC ganhou confiança e resolveu expandir e unir ainda que devagar, "pisando em ovos" seu universo de heróis na tela grande.

      Vale lembrar que havia um projeto de filme do Arqueiro Verde que foi engavetado chamado "Supermax" (nome da prisão de Oliver Queen em Lian Yu). Leo, me perdoe por esse spoiler da série já que você ainda não assistiu a segunda temporada, mas, foi necessário
      comentar!

      E houve também a tentativa de série de TV com a Mulher Maravilha e Aquaman que não passaram do episódio piloto. Eu tenho estas duas pérolas guardadas como um arquivo "trash" de tentativas de levar super heróis a outras mídias.

      Embora o primeiro filme do Homem de Aço eu tenha achado apenas "bom', eu acredito que esta continuação será épica, já que Zack Snyder é fã de quadrinhos e sabe trabalhar bem super heróis.

      Watchmen é um exemplo disso, eu gosto do filme, que virou uma espécie de "Clube da Luta de filmes de heróis", ou seja, aquele que fracassou ,mas, é descoberto o seu valor depois.

      Snyder fez um trabalho magistral que foi incompreendido na época, e olha que lá fora saiu a "versão do diretor" do filme, bem como a versão "Ultimate Cut", com o Contos do Cargueiro Negro inserido no meio do filme assim como na HQ. Eu tenho estas duas versões baixadas.

      Quanto à Mulher Maravilha, eu acho que por enquanto ela "parece perdida" no trailer, mas, acredito as cenas dela em combate pertencem a algo maior da trama que eles não deixarão vazar antes da estréia do filme. Desconfio de Apocalypse ou Bizarro, já que Lex Luthor se apossou do corpo de Zod.

      Vi críticas sobre o visual de Lex Luthor injustas; ele está igual ao vilão na década de 90 com uma vasta cabeleira ruiva.

      E caso alguém pergunte qual homenagem à série o Reino do Amanhã no trailer que eu falei, eu vou explicar: A Mansão Wayne destruída e a Batcaverna inundada!

      Abraços!!

      Excluir
    2. De fato, as Hqs eram consideradas lixo cultural nessa época, e como indústria marginalizada não haviam lá muitas regras. Imagine que se passaram uns 65 anos num mundo que se desenvolve a passos largos. É curioso observar o trabalho editorial da época. A dificuldade para tudo, papel, receber originais, tudo para um produto descartável. Edição de colecionador? Quando muito os almanaques lançados no Natal. Acho interessante o Leo apresentar essas histórias justo quando editoras atuais com bem mais recursos estão apresentando dificuldades editoriais também.

      Excluir
  7. "Sensacional esta matéria (inusitada)!"


    E aí, Victor.... blz?

    Bota "inusitada" nisso, hein? hehe.... Foi uma surpresa pra mim tbm, pois nunca tinha lido nada tão antigo com o "Batman" (ou melhor: com o "morcêgo", rs)!

    Esses gibis do "colecionador" são mto loucos.... Depois da "super-moça" enfrentando aquelas "pernas gigantes", agora veio essa do "Bruno Miller" (e o final pra lá de marketeiro, rs). Pode apostar tbm q as pirações não vão parar por aí (espere só pra ver a próxima, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "É preciso de um dicionário para ler: "...fragoroso silvo de ar..."


    E aí, Alexandre.... blz?

    Os gibis de antigamente eram bem mais poéticos q os atuais, hehe.... Linguagem culta e rebuscada (não fica devendo mto pros livros do Machado de Assis, rs)!

    Qto à data de 1944.... Eu acho q essa é a data da publicação original da história (a da ed. nacional eu não sei, mas pela tradução usada ainda é coisa da década de 40 pelo visto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "huahaha..Adorei.E nem sei porque traduziam o nome,pela dificuldade de pronúncia?"


    E aí, Fernando.... blz?

    É uma boa pergunta.... Pois tbm não sei pq traduziam até o nome próprio dos personagens dos gibis? O "Super" era chamado de EDU mesmo e a "Lois" de "Míriam" (aliás, uma das próximas postagens do "colecionador" será justamente com essa fase do super: Um gibi de 1945 onde ele enfrenta Hitler e uns duendes, rs)!

    Qto aos trailers dos filmes.... Gostei do "Batman X Super" (acho q pode sair um bom filme - vamos ver, o trailer pelo menos parece promissor). Mas ainda não assisti o do "esquadrão" (valeu pelo aviso: nem sabia q já tinha saído.... vou procurar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "já estou até desconfiando que o carro dele é um DeLorean hehe"


    E aí, Bruno.... blz?

    Viu só? Vc já tem NOME de combatente do crime.... Agora é só arrumar uma capa, um cinto de utilidades, uma caverna, um mordomo: E já pode sair às ruas caçando a bandidagem, rs!

    E se o carro do "colecionador" não for um DeLorean.... De repente ele deve ter uma Jacuzzi em casa, rs (q nem a deste FILME: http://oglobo.globo.com/blogs/cinema/posts/2010/02/24/jacuzzi-vira-maquina-do-tempo-em-hot-tub-time-machine-269030.asp )!!!

    Em tempo (falando em tempo): Vou conferir esse gibi de "De Volta p/ Futuro" assim q sair (só por curiosidade)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já vi esse filme da banheira do tempo hehe,agora lembrei tb da cabine telefônica de Bil & Ted,parece que agora só falta a privada do tempo pra concertar as merdas do passado rs

      Excluir
  11. "O mais bizarro é que não se deram ao trabalho de redesenhar o Logotipo, tascaram tinta branca em cima das palavras!"


    E aí, Vamp.... blz?

    Hahaha, pior q eu nem tinha reparado.... Putz, vc tem razão: Os caras jogaram tinta branca em cima do logotipo do morcego e reescreveram o texto por cima!!!

    A SALVAT bem q podia aprender com esse gibi: Pois o pessoal do Globo ao menos APAGAVA o texto original antes de escrever por cima, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "De certa forma, por mais irônico que seja, o nome "Miller" para o Batman foi uma espécie de presságio, já que um homem chamado Frank "Miller" revolucionou o herói transformando ele num dos personagens mais importantes da cultura pop!"


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    Caramba, mas q "coincidência" mais SINISTRA essa.... Eu nem tinha me ligado na relação do nome, mas é estranho mesmo q justo o sobrenome "MILLER" tenha tido (mais de 40 anos depois dessa história) tamanha importância pro personagem. Um presságio e tanto esse, hein?

    E valeu mesmo por acabar respondendo uma dúvida q surgiu num dos comentários acima: sobre a necessidade de se traduzir nomes em gibis antigos.... Faz sentido sim o q vc falou: nos anos 40, saber inglês ainda era um luxo pra população brasileira da época. Mas pouco tempo depois, os nomes e expressões em inglês foram sendo incluídos - de forma bem gradual - nos gibis (e nos anos 50 o "morcêgo" já viria a ser chamado de "batman")!

    O "Riacho Doce" eu tbm conheci pela mini-série da Globo (a Vera Fischer ainda atiçava mesmo o imaginário da molecada dos anos 90, rs).... Eu nem sabia q era baseada num livro (de 1939): Os tradutores do gibi usaram na cara-dura o nome do livro, rs. Pior q eu ainda devo ter gravado um compacto dessa série da Vera Fischer (só com as cenas boas) q eu ripei em DVD, hehe!

    Ah, e obrigado pelos LINKS dos trailers.... O do "Batman X Super" eu já vi (e gostei), mas até comentei mais acima q iria procurar o do "esquadrão" (vc me poupou esse trabalho agora, hehe): Só q tenho de esperar algumas horas pra assistir (pois meu PC tá lento pra caramba agora - por estar baixando vários torrentes ao mesmo tempo)! Valeu mesmo (depois comento o q achei desse trailer, mas tô confiante no "squad")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês SABEM que se algum dia eu escrever o Batman ele vai precisar resolver um caso no Brasil, na cidade de Riacho Doce, onde ele assumirá a identidade secreta do playboy milionário Bruno Miller, né? ;-)

      Excluir
  13. "Eu acredito que o filme dos Vingadores e o fim da Era Nolan no Batman fez com que a DC acordasse de seu ostracismo"


    Verdade, Elcio.....

    É engraçado notar tbm q a DC costuma acertar onde a Marvel erra (e vice-versa).... Se no cinema a Marvel domina, na TV é a vez da DC com a ótima saraivada de séries q tem lançado (sendo q somente agora com o "Demolidor" é q a Marvel começa a se destacar na telinha)!

    Não se preocupe com o spoiler, dessa eu já sabia, rs.... Aliás, eu tinha me esquecido desse quase-filme do "arqueiro" (agora q vc falou é q eu lembrei d ejá ter lido notícias a respeito falando q o filme se passaria numa prisão e tal - de repente eles reaproveitaram a ideia pro seriado, né)?

    No mais, tbm gosto de "Watchmen" (filme).... Nunca entendi direito pq o pessoal costuma apedrejar tanto esse filme: pra mim é fóda (bem violento e o mais fiel possível ao gibi - querer q seja exatamente igual é exagero: tem coisas q precisam ser adaptadas na transição de uma mídia pra outra e acho q o resultado final ficou satisfatório - embora eu ainda prefira o gibi, é claro)!

    Já o "Lanterna Verde" é palhaçada.... o filme é até (levemente) "divertidinho" se visto como uma sátira ao personagem (pois é q isso q esse filme é: uma sátira). O problema é q não deveria ter sido (passaram da medida nas piadinhas e o filme todo virou uma enorme zoeira com o personagem). Parece q vão tentar de novo agora: li uma notícia q planejam fazer um filme da "Tropa dos LV" - acredito q agora eles (Warner/DC) devem ter percebido onde erraram e espero q acertem a mão com o lanterna (vamos ver)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé Carlos e Leo!

      Eu acho que Esquadão Suicida será o "Guardiões da Galáxia" da DC, ou seja, aquele filme que ninguém jamais imaginou que poderia acontecer, até porque a Editora possui personagens muitos mais famosos que merecem um filme também e até hoje jamais tiveram sua chance!

      O filme só surgiu graças à boa repercussão que o grupo teve em alguns episódios de Arrow, inclusive com a rápida aparição da Arlequina.

      Jared Leo é um ator intenso assim como Ledger, ele se entrega de corpo e alma aos papéis que faz, mas, ao contrário de Ledger que fez uma atuação magistral no filme do Nolan, ele será o "Coringa dos quadrinhos", que matou um Robin, sabe a identidade secreta do Batman, "seduziu e sodomizou" uma psiquiatra até transformá-la em uma escrava sexual e parceira de crimes( A Arlequina é isso pro Coringa só não enxerga quem não quer!), e está atuando há pelo menos duas décadas assim como o Batman do Bale.

      O do Ledger ficou relegado apenas à visão única do Diretor para o Batman e seu universo, e embora ela fosse o Coringa ele não possuía todas as características que definem o personagem como tal, como habilidade em química, o banho de ácido que o transformou, uso de ácidos e gás como arma, etc. O do Nicholson já possuíam estas características, mas, não a bagagem cronológica das HQs assim como aparenta ter o do Leto!

      O importante acima de tudo é que teremos versões diferentes do personagem interpretados por grandes atores, aí caba a cada um escolher qual é o melhor em sua opinião!

      Pode ser que Jared Leto não tenha uma atuação tão magistral e inesquecível de Ledger, mas, não podemos nos esquecer que ele é especialista em papéis de desajustados.

      Conheço a banda dele, gosto muito do Clipe de "From Yesterday" que se passa na China, mais precisamente na Cidade Proibida!

      Se foi filmado de fato lá eu não sei, devido à rigorosa política e burocracia da China, mas, o clipe é um dos mais bonitos que já vi! Kung Fu + Samurai!

      Já Arlequina Margot Robbie eu não tenho de reclamar, ela se agarrou ao papel que irá mudar para sempre a sua ainda iniciante carreira e a fará encher os bolsos de dinheiro.

      Quem me incomoda é o Will Smith que com seu ego inchado, já aparece sem máscara o tempo todo, "exigiu" que o Pistoleiro de Arrow saísse de cena em "definitivo' porque ele é que tem de ser "lembrado como o Pistoleiro definitivo"! Babaca ao extremo!!

      Não tenho nada contra o ator, gosto de alguns filmes que ele atuou como "Homens de Preto" (só o primeiro!) e "À Procura da Felicidade" em que ele se mostrou um bom ator; mas, a babaquice de fazer um ator perder emprego só por causa do seu ego de ser 'o tal' ,isso é muita babaquice extrema!!

      Abraços!!

      Excluir
  14. Leo , esse encadernado do Homem-Formiga, "Mundo Pequeno", é mistura de material novo e antigo ?

    E vc sabe se Capitão Britânia vendeu bem ?

    ResponderExcluir
  15. Era o que eu ia dizer.Na tv a DC domina ou dominava e a Marvel no cinema domina.O que pode mudar.E quanto ao Lanterna,o erro foi pegarem um diretor que não gosta de Super heróis e nem conhece bolhufas dos personagens ou gibis,e fazem uma sátira do Lanterna,aquela palhaçada.Pois eu também até gosto do filme um pouco,o que atrapalha são as inúmeras piadas,que é uma coisa que não gosto muito da Marvel.E sim,agora farão o filme com os lanternas John e o Hal Jordan parece,quem sabe o Guy Gardner também,aonde deve acertar,esperemos.
    E quanto ao Watchmen eu adoro o filme também,claro que com a preferência do Gibi,mas no geral ficou bem legal e achei que as mudanças foram bem vindas,mesmo não tendo o "monstro" no filme,já que tentavam fazer um filme menos fantasioso (apesar de alguns personagens parecerem terem força sobre humana,vide a batalha inicial e na prisão,acho,quando conseguem com a mão quebrar uma parede).
    E tinha percebido a semelhança do MIller,mas apenas depois.E acho que ele retornou o imaginário popular do Batman,que antes era relacionado ao Neal Adams,apesar dele não escrever,apenas desenhar.
    E concordo que o papel da Muler Maravilha deve ser maior do que aparece no trailer,é bom eles esconderem até o lançamento do filme,apesar que em um mundo de spoilers é quase impossível,vide que já sairam no youtube algumas resenhas do novo Homem Formiga, com diversas opiniões desde ser o pior filme da Marvel,até o melhor ou até de parecer mais um seriado de tv,com algumas (mas poucas) ligações com o Universo Marvel do cinema,ou de ser um filme "indie" de super heróis.Mas todos concordam,os que eu ví,que é um filme estilo Guardiões da Galáxia.E sim,tem cenas ante créditos e cenas pós créditos.
    E por último,impressionante como deve ter esgotado logo Demolidor revelado,(ou tem vendido como água),já que meu pedido foi prorrogado para o mês que vêm (na livraria Saraiva).
    E estava esquecendo,acho que o Lex estar com peruca além de uma referência ou homenagem de alguma fase do Super,com certeza,o personagem vai perder cabelo ou ficar careca logo logo. Não imaginavam que o visual dele clássico iria aparecer já antes do filme passar ou nesse trailer rsrs.
    Fernando

    ResponderExcluir
  16. E ahh sim,os desenhos da DC (as animações) por enquanto dominam e os da Marvel,tem sido bem fraquinhos,até agora pelo menos.
    Fernando

    ResponderExcluir
  17. Leo, tirando as dúvidas sobre o material clássico do homem formiga que a Panini ainda lançaria no outro encadernado do personagem. Além da mini do Pym com o O´grady, material recente, vai sair a origem do Scott Lang de marvel premiere e 3 historias clássicas da tales of astonish, os numeros 27 (a primeira aparição da idéia), o 35 (primeira aventura do herói) e o único que será repetido da CHM o 44 (primeira aparição da Vespa).

    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  18. "Mas nessa época, na Europa, Hergé já estava atuando com toda sua classe."


    Bem lembrado, Colecionador....

    Às vezes a gente tenta relevar a precariedade gráfica dos gibis das antigas.... Mas esquece q mesmo pra época já haviam grandes artistas mandando ver na Europa, rs!

    Cara, até nos gibis da Disney tínhamos artes melhores e mais bem elaboradas do q em mto gibi da Era de Ouro, hehe....

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repare que mesmo nos EUA havia coisa bem melhor. Na mesma época Hal Foster fazia o Príncipe Valente e Milton Caniff fez Terry e os Piratas e mais tarde Steve Canyon nos jornais. Esse material é de altíssimo nível!

      Aí é que está a coisa, o pessoal realmente bom estava nas tiras de jornal, as revistas em quadrinhos eram para a galera de segunda categoria. Só com a crise das tiras de aventura, a partir dos anos 50, é que os comic books começaram a atrair o pessoal realmente talentoso!

      Excluir
  19. "Imagine hoje assistir meia hora de Vingadores e voltar semana seguinte para assistir mais meia hora."


    Bem.... Tivemos uma amostra parecida com isso nos 3 filmes do "Hobbit", rs:

    Era o MENOR dos livros da série e foi o mais espichado de todos no cinema: O q caberia num filme só, acabou virando 3 (e 1 por ANO ainda por cima). De volta aos bons tempos, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "De fato, as Hqs eram consideradas lixo cultural nessa época"


    Pior q nesse ponto.... As coisas não mudaram tanto de lá pra cá:

    Os gibis ainda são tratados como LIXO cultural.... Sou professor (com mestrado em comunicação social): Já ministrei algumas palestras em seminários e em sala de aula (durante o próprio curso na PUC) e garanto q é só começar a falar em GIBIS, q o pessoal torce o nariz (ou fica de risadinhas na volta)!

    Ou seja: é um assunto q mesmo no meio acadêmico AINDA é uma PIADA.... É triste, mas é a verdade e nem podemos culpar tanto os "civis" por pensarem assim, pois qq um q chegue numa banca, vai encontrar toneladas de LIXO PURO à venda (tem verdadeiras obras-primas tbm, mas um "civil" não saberá peneirar o q realmente presta e vai continuar achando q gibi é coisa de retardado se pegar qq mensal da Marvel ou DC pra folhear)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na França elas são bem consideradas pelo meio acadêmico e parte integrante do panorama cultural.

      Pena que o Brasil copia os EUA (e, no caso dos quadrinhos, a Itália) e não a França...

      Excluir
  21. "Sobre o Esquadrão Suicida, queria saber as impressões de vocês. Eu não me empolguei muito, mas claro ainda é cedo e mostraram pouca coisa. "


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Bem, eu finalmente assisti o trailer do "esquadrão".... E te confesso q tbm não me empolguei mto: Achei legal e tal, mas nada tão fóda e espetacular. Claro: Ainda é cedo pra formar uma opinião geral (isso só será possível depois de ver o filme todo) mas quero deixar claro q o q falei aí é apenas a minha 1º IMPRESSÃO (pessoal) diante do trailer (de repente o filme até surpreende e se mostra melhor do q eu imagino)!

    Te confesso q de tudo q vi até agora, só gostei mesmo da "Arlequina" (e só).... Esse "Coringa" não me agradou, pois parece apenas um bobo (não achei nada ameaçador - passa anos-luz do visual sinistro do Ledger). Mas enfim, como eu disse: De repente o filme em si pode ser uma grata surpresa. Ah, e já começa com um ponto positivo: Notícia em 1º mão aqui pro blog: A Panini vai relançar (encadernado) o 1º arco do "esquadrão": q saiu aqui em revistas fininhas com distribuição exclusiva pras lojas!

    E sobre o filme do "Lanterna".... Não se preocupe, ele JÁ FOI esquecido, rs: Tanto é, q nem é considerado mais parte do universo de filmes da DC e deve ser todo rebootado agora (o próprio Ryan Reynolds já falou q o LV é coisa do passado pra ele)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Leo , esse encadernado do Homem-Formiga, "Mundo Pequeno", é mistura de material novo e antigo ?"


    E aí, BOND.... blz?

    Sim, esse encadernado do "Formiga" é daqueles bem picaretas q misturam clássicos com material atual.... As 3 principais histórias antigas q o pessoal reclamava q ficaram de fora da "CHM" estarão agora nesse encadernado: A 1º aparição de "Hank Pym" (no conto: "O Homem no Formigueiro"), a 1º vez em q o formiga aparece usando uniforme, a 1º aparição da Vespa, e a 1º missão de Scott Lang! Nem sei se a série nova presta, mas se eu comprar essa ed. será apenas pelos clássicos!

    Qto ao "Britânia".... Parece ter vendido bem nas lojas e livrarias (embora ainda se encontrem alguns exemplares perdidos por aí). Mas duvido q lancem mais alguma coisa dele SEM o nome do Moore na capa, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Era o que eu ia dizer.Na tv a DC domina ou dominava e a Marvel no cinema domina.O que pode mudar."


    E aí, Fernando.... blz?

    É possível q a situação se inverta daqui um tempo.... "SE" a DC conseguir emplacar sua "LIGA" no cinema (isso poderia "forçar" a Marvel a adotar um tom mais sombrio e com menos gracinhas em seus filmes - pois o sucesso da DC seria a prova de q o estilo mais "sério" poderia prevalecer - falo isso, pq foram mtas as críticas aos excessos de piadinhas nos últimos filmes da marvel)!

    Em contrapartida.... a Marvel pode começar a ganhar e ampliar terreno na TV depois do "Demolidor" (q ainda não assisti, mas sei q deve ser fóda)! Acho q acertaram em cheio ao fazerem parceria com o Netlix (sem as limitações impostas aos canais abertos e fechados)!

    Qto à "Mulher-Maravilha".... Bem, continuo não gostando da escolha dessa atriz (a pior das opções q foram cogitadas na época de escalação do elenco). E acho q o trailer de "Batman X Super" acabou falhando ao mostrar coisas demais (podiam ter guardado algumas surpresas): Mas esse problema tbm teve no trailer do "formiga" (q mandou toneladas de spoilers, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Lé,não vá com muita sede ao pote que pode se decepcionar um pouquinho com o Demolidor.Longe de dizer que é uma porcaria,não é isso que eu quero dizer.O seriado é foda sim,daria uns 8,00 a ele,mais pelo começo e pelo capítulo final e pela história com o Stick,que não é spoiler,pois ele iria aparecer.Mas o episódio 10,11 e 12 foram os que eu menos gostei. Descaracterização total no geral da Vanessa e do Ben Urich. Reclamam do excesso de romances/enrolações do Arrow,mas ele existe também na série. O Demolidor do seriado tem inúmeras características de Batman,que é o que reclamam do Arrow.Para mim no seriado é o Batman da Marvel.Mas o último episódio detona todo o resto de bom,depois que ver acho que vai me dar razão.Ai realmente detona.E bem melhor que Agents of Shit diga-se de passagem,ser da Netflix e com menos mão da Marvel,o seriado é o melhor da Marvel.Não de todos os seriados como estão dizendo,mas realmente é um dos melhores.Junto com o Flash e o Arrow e em menos comparação com o Gotham (sinto muito,vou levar pedrada,mas eu gostei rsrs). Por falar em Marvel e netflix,aparentemente o Punho de ferro está sendo o mais difícil de se adaptar,por causa do poder dele,eu imagino,que não é muito realista,mas eles poderiam fazer como um seriado que não lembro o nome,por treinar um monte de vezes com pedras de diferentes tamanhos, a mão do personagem fica dura como ferro,não precisando aparecer aquele fogo que sai da mão do Daniel Randd.E usar Kun Lun como um lugar m´stico,mas não sendo místico,não sei se me entende rsrs.
      E trailer é foda mesmo,atrapalha toda a nossa diversão,mostrando demais do que devia.
      Fernando

      Excluir
  24. "E ahh sim,os desenhos da DC (as animações) por enquanto dominam e os da Marvel,tem sido bem fraquinhos,até agora pelo menos."


    Bem lembrado, Fernando....

    Nas animações a DC domina disparado tbm.... Apesar de eu já andar meio enjoado de desenhos animados, rs (não gostei do "cavaleiro das trevas" - q assisti faz alguns dias: Passa mto longe do nível do gibi)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "e o único que será repetido da CHM o 44 (primeira aparição da Vespa)."


    E aí, Cesar.... blz?

    Valeu mesmo.... Eu nem tinha me ligado na hora q essa da "Vespa" seria repetida, rs: Putz, repetéco de história de um mês pra outro é palhaçada, hein? hahaha!

    Mas tô inclinado a comprar essa ed. pelas 1º histórias do Hank e Lang (q eu não tenho impressas).... Fóda é pagar quase 20 pila por apenas umas 2 ou 3 histórias curtas, rs (tomara a a mini atual q vem junto não seja tão ruim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Já Arlequina Margot Robbie eu não tenho de reclamar, ela se agarrou ao papel que irá mudar para sempre a sua ainda iniciante carreira"


    E aí, Elcio.... blz?

    Pois foi justamente da "Arlequina" q eu mais gostei até agora de tudo q vi do "esquadrão".... A atriz é bonita e tá bem caracterizada pro papel: Ela já tá sendo um dos maiores destaques do filme pela mídia (caramba, já tem até camisetas dela - e olha q o filme nem estreou)!

    Já o Will Smith.... Eu tenho verdadeira antipatia por esse ator já há alguns anos: Exatamente por esse tipo de atitude de "estrelão" q ele tem (gosta de aparecer mais q os outros nos filmes e ainda fica tentando empurrar pro público todos os seus filhos e parentes). Enfim, ele já começa sendo o ponto mais negativo desse filme (pelo menos pra mim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha antipatia pelo Smith talvez fique um pouco menos acentuada mas não gosto dele pelos mesmos pontos. E com a declaração da esposa dele (em alta pela vibe de seu personagem na série Goitham) alegando que a personagem de HQ que gostaria de dar vida seria a Vixen e apontando que tal heroina, que talvez fosse desconhecida da maioria dos reporteres presentes, teria ligações com o Esquadrão Suicida e por isso teria que conversar com os produtores do filme vai de nepotismo aparente a uma torração de paciência muito fácil...

      Cesar Leal

      Excluir
    2. A mulher do Smith, embora de longe a melhor atriz da família, já tá meio coroa para ser a Vixen. Já que a DC insiste em fazer uma Amanda Waller magra, ela ficaria bem no papel...

      Mas o Smith não tem só esse defeito. Todos os personagens dele têm de ser aqueles homens de família americanos. Quando vi o Pistoleiro abraçando uma garotinha no trailer joguei a toalha para esse filme!

      Excluir
    3. Mas o pistoleiro tem mesmo uma filha nos quadrinhos e até na série do Arrow.Por sorte deve ser apenas um flashback.Mas veremos o filme até lá.E o filme ainda nem está pronto.Tem muita filmagem ainda acontecendo parece.Apesar que concordo quando fala que ele tem que ser homem de família americano.E não apenas um louco que gosta de matar pessoas com armas.
      Fernando

      Excluir
  27. Também detesto o Will Smith desde aquele filme de ficção do Shamalan que ele contracena com o chato do filho dele.E pior que vamos ter que aguentar o filho chato no seriado do Super choque se sair (apesar que não gosto deste personagem de Hq não), mesmo sendo um retrato da minoria nos Eua..
    Fernando

    ResponderExcluir
  28. "Vocês SABEM que se algum dia eu escrever o Batman ele vai precisar resolver um caso no Brasil, na cidade de Riacho Doce, onde ele assumirá a identidade secreta do playboy milionário Bruno Miller, né? ;-)"


    Hahaha... Ótima ideia, Hunter:

    E só como referência, bem a Vera Fischer podia fazer uma pontinha na história (pra quem assistia a série, rs)....

    Da mesma forma q o Morrison reaproveitou tudo da cronologia do "Batman" (ao considerar q o material clássico da Era de Prata podia ser efeito de delírio ao ser drogado por um vilão).... Vc tbm saberia aproveitar bem até as traduções brasileiras, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre defendi que ao retraduzirem Crise nas Infinitas Terras deveriam ter chamado o Super da Terra-2 de Super-Homem (já que insistem em chamar o personagem de "Superman" hoje em dia) e a Lois Lane dele de Miriam. Pena que ninguém na Panini me levou a sério...

      Excluir
    2. Taí uma grande idéia. Gostei muito. Pena que não aceitaram.

      Excluir
  29. "Repare que mesmo nos EUA havia coisa bem melhor. Na mesma época Hal Foster fazia o Príncipe Valente e Milton Caniff fez Terry e os Piratas e mais tarde Steve Canyon nos jornais. Esse material é de altíssimo nível!"


    Bem lembrado, Hunter....

    Dia desses até eu tava folheando um encadernadão do "Príncipe Valente" importado q expuseram na Livraria Cultura (deve ter saído uma nova reedição nos EUA - pois a capa é diferente da q eu conhecia em outras versões) e a arte é deslumbrante mesmo: Combina bem com o formato gigante em q foi publicado!

    O "Little Nemo" é outra série das antigas q tbm impressiona pelo ato nível da arte.... O Gottfredson tbm fazia um trabalho espetacular pra Disney (a coleção de encadernados q tá saindo lá fora é essencial e tá na minha mira pra futuras importações - já q aqui é pouco provável q venha a sair). Não dá pra reclamar mesmo: O público da época era mto bem servido de ótimos quadrinhos (mesmo q a papa fina estivesse mais nas tiras)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Na França elas são bem consideradas pelo meio acadêmico e parte integrante do panorama cultural."


    Imagino q deva ser outro nível cultural mesmo, Hunter.... E q nada tenha a ver com o escárnio acadêmico q vemos por aqui!

    Por incrível q pareça, nas faculdades de comunicação do Brasil, é mto mais fácil convencer alguém a criar um núcleo de estudos voltado aos vídeo-games.... do q aos quadrinhos, rs. Sério mesmo (não falei brincando). Temos mais disciplinas sobre games do q quadrinhos nas faculdades e até o público tem mais respeito pelo tema dos games (pelo menos nos seminários q assisti, não haviam tantas "risadinhas" ao fundo qdo se falavam em games, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Games dão dinheiro. Com dinheiro na jogada os caras levam a sério...

      Excluir
  31. "não vá com muita sede ao pote que pode se decepcionar um pouquinho com o Demolidor."


    Valeu pelo aviso, Fernando....

    Pode deixar, q tentarei evitar o fator "expectativa" qdo eu for assistir o "Demolidor" (embora isso ainda demore um tempo, já q tenho de acelerar antes todas as outras séries atrasadas). Mas vamos ver, acredito q eu vá gostar de qq jeito sim (pois fui um dos poucos a curtir aquele filme do demo, rs)!

    E adorei o termo: "Agentes da SHIT", rs.... Ainda não vi essa série tbm (é a próxima da fila assim q eu terminar a temporada 2 do "arqueiro"), mas já me disseram q é um porre no começo e q demora até pegar o embalo (veremos). Já "Gotham" é outra q vejo a maioria das críticas serem negativas, mas essa eu confesso q assistirei só por curiosidade mesmo e pq achei sensacional a ideia de usarem uma menininha q é uma sósia perfeita da Michelle Pfeiffer pra ser a "Mulher-Gato" (disparada a MELHOR escalação de elenco mirim q eu já tenha visto numa adaptação de gibi pras telas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "vai de nepotismo aparente a uma torração de paciência muito fácil..."


    E aí, Cesar.... blz?

    Bah, q porre mesmo.... Se deixarem, o Smith vai botar a família inteira dele nesses filmes: Mulher, filhos, primos, sobrinhos, amigos, vizinhos, gato, cachorro, e papagaio!

    É o "Pistoleiro" distribuindo "Pistolão" pra parentada, rs....

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... Smith dando emprego para gato, cachorro e papagaio? Será que veremos Rajado e Krypto no Esquadrão Suicida?

      Cesar Leal

      Excluir
    2. Não dê ideias, hehe....

      Vá q elas se tornem realidade (nunca se sabe)!

      Abs!

      Excluir
  33. "E pior que vamos ter que aguentar o filho chato no seriado do Super choque se sair "


    Oi, Fernando.... Víxi, vão fazer seriado disso tbm?

    Personagem mais restolho esse.... Mas a Warner/DC parece empolgada em explorar melhor sua restolhada nas telas, hein? Dever ser o efeito: "Guardiões da Galáxia" pegando (uma aposta no desconhecido q pode emplacar um puta sucesso, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "A mulher do Smith, embora de longe a melhor atriz da família, já tá meio coroa para ser a Vixen. Já que a DC insiste em fazer uma Amanda Waller magra, ela ficaria bem no papel..."


    Tem essa da idade tbm.... A menos q a DC além de mudar o visual dos personagens na tela tbm passe a alterar a idade, pois a última vez em q vi a "Víxen" num gibi, ela era jovem e esbelta (no traço do Ed Benes)!

    Mas pra Amanda Waller até cairia bem.... Sem falar q tem mais a ver com o "esquadrão" do q a víxen em si!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Eu sempre defendi que ao retraduzirem Crise nas Infinitas Terras deveriam ter chamado o Super da Terra-2 de Super-Homem (já que insistem em chamar o personagem de "Superman" hoje em dia) e a Lois Lane dele de Miriam."


    Tbm acho q ficaria bem melhor dessa forma....

    Até pq, foram traduções usadas durante mtas décadas aqui no Brasil.... e por incrível q pareça: AINDA bastante lembradas por colecionadores das antigas (tem um amigo meu sessentão q frequenta a mesma loja de gibis q eu e q ainda chama a Lois de "Míriam", rs: Ele tem boa parte daquela coleção dela q saiu pela Ebal)!

    Engraçado é q a Panini recusa uma boa ideia q nem essa.... mas aceita botar um "Bambambão" em Astro city, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Games dão dinheiro. Com dinheiro na jogada os caras levam a sério..."


    Verdade.... As chances de se ficar rico com games são BEM maiores do q no ramo dos gibis!

    E isso é uma coisa q as pessoas respeitam....

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. Alguém sabe qual é o título dessa edição do Batman? Ou a correspondente no original, só o número já estaria bom, pois estou fazendo uma monografia sobre a evolução da tradução de HQs no Brasil e estou analisando esse recorte do Batman como parte do trabalho, mas seria interessante comparar com o original para se ter uma ideia mais clara das diferenças e semelhanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Esta postagem foi feita por um colaborador do blog: O "Colecionador Fantasma"... Ele mesmo escaneou as pág dessa ed. raríssima q ele tem (e q sabe-se apenas ser um gibi dos anos 40)!

      Somente ele poderia responder com exatidão de qual revista ele tirou essas imagens... Vou tentar um contato com ele, mas ultimamente ele tem aparecido pouco por aqui!

      Abs!

      Excluir
    2. Uau achei incrível, posso estar enganado mas acho que é do ano de 1994 e o título e O Raposa a Herança

      Excluir
  38. Na primeira imagem consta a data de 1944.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Isso, a data deve ser essa mesma: Eu sabia q era do início da década de 40... Incrível ainda existirem gibis bem conservados dessa época, hein?

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...