13/06/2013

"Holy Terror" (de Frank Miller): Tbm Conhecido por: "Santo Terror, Batman"....

"Holy Terror - Terror Sagrado" (de Frank Miller)..... Finalmente chega ao Brasil esta controversa HQ (em formato Widescreen). Originalmente seria uma história do "Batman", q acabou rejeitada pela DC e foi reformulada por Miller (que criou versões genéricas do "Batman" e da "Mulher-Gato" - já q não pôde usar os originais)!!!

O título seria um trocadilho com aquele bordão infame do "Robin" no seriado de TV dos anos 60: "Holy Terror, Batman" (ou: "Santo Terror, Batman")....  

Confira abaixo uma PRÉVIA desta HQ:

Frank Miller.... É difícil de acreditar que um artista responsável por obras magistrais como: "Batman - O Cavaleiro das Trevas", "Batman - Ano 1", "Demolidor - A Queda de Murdock", "Ronin", "Elektra Vive", "Sin City", e "300 de Esparta".... tenha decaído tanto de uns anos pra cá e apresentado conteúdo abaixo da crítica como: "DK2", O filme do "Spirit" (que ele mesmo dirigiu), e agora este: "Holy Terror" (talvez a pior HQ de sua carreira). A polêmica e controversa edição sai agora pela Panini no formato "Widescreen", em capa-dura, 124 pág, e custando: R$ 52!!!

Na trama, os terroristas explodem a Estátua da Liberdade e o "Censor" (um "Batman" genérico) vai à caça dos vilões e os extermina. Tudo simples assim: com uma pobreza de visão política (e da realidade dos fatos) impressionante. Miller apresenta os "cowboys" americanos como os "salvadores" do mundo metendo bala nos "inimigos da liberdade". Só esquece de considerar a parcela de culpa da PRÓPRIA política americana de alimentar as guerras pelo mundo com suas ações bélicas e intervenções territoriais. Os americanos podem invadir países, matar e torturar civis, vender armas em grande profusão pra fomentar conflitos... e ter mostrado esse outro lado da moeda (causa e consequência) poderia engrandecer a HQ em conteúdo!!!

"Holy Terror" é dedicada a um escritor assassinado por fanáticos religiosos. Talvez a intenção de Miller fosse desafiar os limites da liberdade de expressão e criticar os atos desses fundamentalistas. E não tiro a razão dele, mas a forma como fez essa crítica nesta HQ foi simplista, unilateral, e resumida em uma fantasia bélica e ufanista. A revolta do autor/artista fica evidente nas cenas de ação retratadas aqui (sequências carregadas de fúria e indignação). É uma história com um direcionamento político próprio, e sendo assim: Não passa de uma leitura rasa e panfletária!

Até+

80 comentários:

  1. Bruno Apokinha14/06/2013 00:07

    Leo, aproveitando que ainda não terminou esse post, quero fazer uma pergunta que não tem haver, só queria saber se o Superman o que aconteceu ao homem de aço do Alan Moore já saiu em algum canto do país...Puxa!! Esse atrasou legal.
    No aguardo do post!!

    Bruno...

    ResponderExcluir
  2. "só queria saber se o Superman o que aconteceu ao homem de aço do Alan Moore já saiu em algum canto do país"


    E aí, Bruno... blz?

    esse tá SUPER atrasado mesmo (com o perdão do trocadilho, rs)... Acho q a Panini segurou esse lançamento pra bater de frente com o filme (devem ter feito o mesmo com "Origens Secretas" - outro q atrasou)!!!

    e falando em "atraso"... este post do "Holy Terror" me quebrou as pernas agora: esqueci q essa merda era em "Widescreen", e tô apanhando pra reconfigurar as imagens pra não deformar a página, rs (acho q vai levar mais tempo q o previsto pra ir ao ar)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Interessante mostrar esse trabalho que, mesmo sendo alvo de críticas por tudo o que você menciona, há ainda o fator de que não deixa de ser curioso o fato desse trabalho ter tido a presença de Frank Miller. Acho que mesmo diante das críticas, vejo que poderá haver um número bom de vendas. Aos menos os fãs mais assíduos devem comprar para dizer aos amigos, ou interessados por aí, do que se trata tal obra e o que os motivaram a comprá-la. Posso estar blefando ou até mesmo viajando na maionese, mas de repente acontece mesmo. A gente não entende sempre a cabeça dos nosso "amigos" que gostam de HQS, pois todos possuem predileções bem distintas uns dos outros e motivações maiores ainda.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  4. "Acho que mesmo diante das críticas, vejo que poderá haver um número bom de vendas."


    Eu tbm acho q sim, Fabiano....

    tenho notado (e lamentado) q na maioria das vezes são os PIORES gibis do mercado q VENDEM mais: "Vingadores Vs. X-men", "Antes de Watchmen", "Novos 52".... e acho q esse "Holy Terror" tbm vai vender bem só por ter o nome do Frank Miller (e tbm pela polêmica q tá causando - e gerando revolta mesmo entre os leitores norte-americanos)!!!

    Claro q cada leitor tem mais é q tirar suas próprias conclusões mesmo.... e não ir mto pela opinião dos outros (mto menos a minha). Só não deixo de achar injusto q uma merda dessas venda os tubos, enquanto HQs BEM superiores (Juíz Dredd, X-O, Mundos de Edena) passarão quase desapercebidas pelo grande público (e pela mídia em geral)!!!

    Mas se a vida não é justa... pq o mercado de gibis deveria ser, né? hehe!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Eai Leo, leu em ingles mesmo? Nao achei scan traduzido aqui... Valeu!

    ResponderExcluir
  6. "Nao achei scan traduzido aqui..."


    Scans eu geralmente sempre pego em inglês mesmo (q é + fácil de achar).... mas procurei pra ver se encontrava um link traduzido pra te passar e não achei mesmo (eu procurei no "Coringa Files" - meu preferido pra scans traduzidos) e em mais uns 3 ou 4 menos conhecidos (e nem sinal)!!!

    caso sirva em inglês mesmo, tem este aqui (q é o mesmo arquivo q eu peguei no Torrent): http://thepiratebay.sx/torrent/6766681/

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. As vezes acho que Miller faz esse trabalhos ruins de proposito, mas porque cargas dágua faz isso não faço ideia, parece uma revolta só.

    ResponderExcluir
  8. Ele só virou um velho rabugento sem argumentos contra aquilo que é contra, só isso. Uma pena, já que ele já foi uma das maiores mentes dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  9. O que me fez ter o DD como o personagem preferido foi o Miller, mas desde Cavaleiros das travas 2 que ele nada mais produz de bom, passo longe de Terror Santo aí.

    ResponderExcluir
  10. Muito melhor seria se lançassem a fase dele no Demolidor em Capa dura... ai sim virava... hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Oi Leo.
    Amei a dica mas fiquei revoltada com o Franl Miller.
    Baixei a scan do link que você disponibilizou e fiz um up para a galera no Mediafire.
    Quem quiser baixar,o link está logo abaixo.
    Beijos!!!

    http://www.mediafire.com/download/3ncw0wvnnc99cwq/Holy_Terror_(2011)_(Pudgy).cbr

    ResponderExcluir
  12. "parece uma revolta só."


    Acho q juntou um tanto de tudo... o Miller ficou mais velho (mentalmente falando) e consequentemente mais "careta" (por assim dizer): deixou aquela rebeldia mais contestadora e crítica de seus trabalhos anteriores e passou a adotar uma visão + reacionária de uns tempos pra cá!!! A visão política dele mudou bastante.... e isso pode ser notado comparando suas HQs clássicas "A Queda de Murdock" (q tem um capítulo envolvendo um maluco patriota) e "Marta Washington" (uma boa obra sobre guerra)!!!

    A mudança de pensamento dele pôde ser constatada recentemente qdo ele se manifestou publicamente contrário aos protestos de ocupação em wall street (criticando duramente os manifestantes e os taxando de "vagabundos" e "inúteis" pra baixo)!!!

    Ironicamente ele virou tbm um "extremista radical"... igual à todos aqueles q critica (só q à favor do governo dos EUA: mas ainda assim: um extremista)!!!

    ResponderExcluir
  13. "Ele só virou um velho rabugento sem argumentos contra aquilo que é contra"


    Às vezes eu percebo o qto esses artistas q outrora se mostravam brilhantes... mudaram de postura e idéias com o passar do tempo: o Miller tá seguindo a linha do Alan Moore (apesar de ambos terem visões políticas bem opostas)... digo, apesar das diferenças de idéias, os 2 mantém essa postura "rabugenta" nas redes sociais: e não perdem uma chance de atacarem seus próprios leitores se preciso for, rs!!! eu lembro q esse radicalismo do Miller já vem desde aquele dia (uns 10 anos atrás) em q ele rasgou uma revista "Wizard" em público como forma de protesto.

    não deixa de ser triste ver um artista q influenciou tanto as HQs e cujas 2 de suas obras ainda estão entre as minhas TOP 10 preferidas (DK1 e Demolidor)... ter mudado tanto seu pensamento a ponto de parecer hj uma pessoa completamente diferente do q era!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. "O que me fez ter o DD como o personagem preferido foi o Miller"


    Pra mim tbm, Helder... aliás, acho q a maioria esmagadora dos leitores considera ainda hj a fase Miller como a verdadeira gênese do personagem (q foi melhor desenvolvido até mesmo do q na fase anterior pelos seus criadores). O "Demolidor" sempre vai ser mais do Miller do q do Stan Lee, rs!!!

    mas o DK2... qdo saiu, foi a maior decepção mesmo. Não acreditei q o cara tinha feito uma sequência tão ruim do "Cavaleiro das Trevas" (q ainda hj é a melhor história do Batman q eu já li)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. "Muito melhor seria se lançassem a fase dele no Demolidor em Capa dura"


    Essa ainda deve sair uma hora dessas... e qdo sair, será cofre certo: pois perdi de comprar aqueles "Maiores Clássicos" q a panini lançou há um tempo atrás!!!

    pelo menos eu tenho essa fase completa nos formatinhos da Abril (SAM)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  16. "Baixei a scan do link que você disponibilizou e fiz um up para a galera no Mediafire."


    Brigadão mesmo pelo upload, Janaina...

    e tbm fiquei decepcionado com a mudança radical de postura do Miller, pois ainda o considero um dos maiores artistas e narradores de todos os tempos nos quadrinhos. Só q agora teremos q separar o Miller de ANTES e DEPOIS, rs!!!

    pra mim, ele passou a ser 2 pessoas diferentes.... uma brilhante/genial e outra equivocada em suas idéias e com pensamentos unilaterais (sem enxergar o óbvio: q os EUA combatem aqueles "monstros" q eles mesmos criam)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. Abaixo assinado para republicarem toda a fase do Demolidor de Miller(desenho e roteiro) e Mazzucchelli (desenho) em edição de luxo com dois volumes(quanta alegria...rsrs...)só assim para esquecemos um pouco essa falta de criatividade(espero que passageira) do magistral Frank Miller!

    ResponderExcluir
  18. "essa falta de criatividade(espero que passageira) do magistral Frank Miller!"


    Tbm torço pra q seja apenas passageira... apesar de ter poucas esperanças qto à isso!!! vamos ver como ele se sai agora nos projetos pra cinema e HQs q vem pela frente: "Sin City 2" e "300 parte 2".... se bem q o 1º vai ser mais baseado na fase ainda boa do Miller ("A Dama Fatal"), apesar de trazer tbm histórias inéditas q ele fez agora especialmente pro filme!!!

    e o "Demolidor" do Miller eu acho q daria mais de 2 encadernados, pois a panini não publicou TODA a fase dele (faltou aquela fase anterior onde o Miller só desenhava: e q tbm merece ser publicada, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  19. Quem leu essa HQ, diz se tratar de um "Santo Terror". Pelo tema, parece uma bosta. Não vou comprar. A arte seduz. Afinal, é FM. Mas não quero arriscar gastar dinheiro com isso.

    ResponderExcluir
  20. Seja como for, ao menos ele ainda continua um mestre na diagramação e no traçado. Os desenhos estão ótimos!

    Ronnie.

    ResponderExcluir
  21. ah, leo........agora vem voce descer a lenha nos 'ianques' taxando de eles é que são os terroristas, cuidado, que voce vai acabar virando comunista


    será que os eua chegaram também a condição de maior potência mundial só por arrogância ? e as leis deles melhores que as nossas, onde vagabundo vai REALMENTE pra cadeia ?

    qual não foi o império, lembra o romano, que não foi cruel,chato' e bem bélico ? mas vem cá vc que é mais culto que eu; achas que realmente- tirando o bush- os ianques que fizeram o terrorismo ?????????? não sempre existiu ?

    bernardo

    ResponderExcluir
  22. e leo, aproveitando, finalmente vi aqui na andradas a edição do 'coruja' exatamente como vc me disse, com mais de uma capa, mas............... toda plastificada, com um selo de doze e pouco.Leo, me diz aí, se aquele rala e rola da ruiva que eu adorei era só as cenas que vc mostrou abaixo ou tem mais.......diz aí, leo, tem mais da gata ou o quê ? tem mais ? mais ?

    grato !

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  23. Ótima matéria!

    Bom Leo, posso dizer que se não tivesse lido nada a respeito dessa hq possivelmente teria comprado ao ver o nome "Frank Miller" na capa. Maldito seja!

    Fico feliz! Graças ao submundo, não vou jogar dinheiro fora! Como tenho um gosto muito parecido com o teu para hqs nem vou me dar ao trabalho de ver pra crer!

    Também não sei o que se passa na cabeça de um cara como ele. Mas acho que na real ele está cagando solenemente! Ele sabe que com seu nome na capa e um acabamento de luxo vai vender! Mesmo que tenha escrito uma bomba!

    Muitos vão comprar achando que se trata de algo maravilhoso!

    Abç
    Pablo!

    ResponderExcluir
  24. olá bernardo!

    Achei seu post muito interessante! Você fez o tipo de pergunta que eu adoraria tentar responder, regado a cerveja em uma mesa de bar!

    Mas não fiz a mesma leitura que você pelo visto fez da matéria!

    Realmente eles não criaram o terrorismo... isso veio bem antes dos Romanos também! Eles apenas lapidaram e se tornaram peritos! Chegando até a ensina-las para os povos que hoje utilizam contra eles! Sabe o feitiço e o feiticeiro?

    Os EUA chegaram a condição de maior potência mundial com méritos... explorando economicamente os outros! Nada que de para se orgulhar, e isso também não é novidade e também vem de bem antes do Romanos!

    Somos lixo para eles bernardo, é ai que esta a arrogância! E suas leis e seu sistema prisional também não são lá essas coisas não! É claro que não se comparam com a gente, mas sabemos bem o porque!

    Abç
    Pablo

    ResponderExcluir
  25. pois é, pablo, é que me irrita os radicais esquerdistas também, tipo dividirem o mundo em a luta dos ricos e pobres...

    ora, muita gente teve que ralar até ser rico, mesmo trapaceando e tem muito pobre que é vagabundo mesmo.Agora o pt criou assim, tanto direito pra empregada doméstica que muita gente não vai conseguir sustentar....aí sabe o que eles dizem ? é a revolta da 'casa grande'
    ora, são poucos os que realmente nasceram em berço de ouro, conheço ricos que já passaram até fome

    vitimizar pobre e dar bolsa família mas educação não dão, né ? por que será ?

    aí eu começei a pensar que se fosse o Brasil, Cuba ou qualquer país; seriam se 'cabeça', tão ruins quanto os americanos

    bernardo

    ResponderExcluir
  26. bernardo, não interpretei a matéria como radical nem esquerdista! Nem acho que o Leo pense assim, pois conheço ele. Se existe uma divisão no mundo, acho justo dizer que seria entre ricos e pobres. Mas realmente não é tão simples assim!

    Tu acredita que o rico é rico porque é esforçado e o pobre é pobre porque é vagabundo? É muito mais que isso não acha? Por isso prefiro não generalizar as coisas.

    O Cara que ralou pra ser rico mesmo trapaceando pra mim é merda... Bom, quem sabe tu define "trapacear"!!!

    Quer dizer, se eu conseguir me garantir e garantir os meus que se dane o resto. Parece a lei da selva! Eu até que gosto disso!

    Nada muito diferente de: "eu pego um canhão enfio na sua boca e levo o seu dinheiro!" Mas daí tu vai dizer: "ahh, assim não, não vale, pode roubar mas sem armas!"

    Pra mim é tudo ação e reação! Sim, Vamos pagar salários de loteria para os nossos representantes coçarem o saco em seus paraísos fiscais e torcer para que eles garantam a nossa segurança! Eles também estão cagando para a gente!

    Enquanto 90% do povo vive na merda vamos começar a pensar em vitimizar o rico! Coitados!

    Não sou socialista, comunista, nem capitalista. Mas não pense mal de mim, não é nada pessoal. É por isso que prefiro o Barbarismo! Não merecemos mais que isso!

    Mas como disse, isso ficaria muito melhor em uma mesa de bar com muita cerveja!

    Abç
    Pablo

    ResponderExcluir
  27. "A arte seduz. Afinal, é FM. Mas não quero arriscar gastar dinheiro com isso."


    Bem q vc faz, Kleiton... melhor guardar essa $$$ pra coisas melhores mesmo (e 50 pila não é de se desprezar, rs)!!!

    pra investir tanto num gibi... tem q ser algo mais primoroso mesmo (principalmente no roteiro)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  28. "Os desenhos estão ótimos!"


    Pelo menos isso, Ronnie... hehe!!

    Só acho q ele devia tentar fugir um pouco do estilo de "Sin City" (P&B com tons de cores em alguns objetos)... ele fez isso até no filme do Spirit" (tá ficando repetitivo demais nesse sentido)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  29. "ah, leo........agora vem voce descer a lenha nos 'ianques' taxando de eles é que são os terroristas, cuidado, que voce vai acabar virando comunista"


    Mas eu sou assumidamente de DIREITA... pois acho q a esquerda e o comunismo se perderam em suas próprias ideologias e estão fazendo tudo aquilo q condenavam e criticavam na direita!!! mas a diferença é q não sou extremista... tento analisar tudo com a mente aberta sem me deixar influenciar por ideologias e "ismos" de nenhum tipo. E a única forma de analisar as coisas de maneira imparcial é vendo os 2 lados da moeda (mesmo sendo de direita reconheço q existem falhas brutais de ambos os lados - e no comunismo mais ainda)!!!

    As leis dos EUA são mais eficientes q as nossas sim (aqui no Brasil é uma FARRA pra bandidagem)... Mas a questão aqui é o Terrorismo: e acho uma hipocrisia os EUA se colocarem no papel de "vítimas" sendo q eles são os principais distribuidores de armamentos pro Oriente Médio. Eles fomentam guerras em todas as nações ao redor do mundo pra venderem armas, pois esse é o maior mercado dos EUA: a indústria bélica (e pra venderem armas eles precisam de GUERRAS - nos outros países, de preferência)!!!

    Tem 2 documentários ("Tiros em Columbine" e "Zeitgeist") e 1 filme ("Senhor da Guerra") q tratam exatamente desses temas... e existem gibis q abordam o assunto de forma mais séria e imparcial do q o Miller: "Palestina", "Habibi" e "Persépolis" (são 3 dos melhores exemplos de HQs de qualidade nesse sentido)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  30. "diz aí, leo, tem mais da gata ou o quê ?"


    Tem mais sim... mas não mto mais daquilo q eu postei... pois o gibi tem só 100 pág e não é o tempo todo sobre o rala-e-rola dos 2. como eu te falei no tópico do "Coruja", eu só postei aqui as cenas q eu pude (conforme as regras do blogger)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Ele sabe que com seu nome na capa e um acabamento de luxo vai vender! Mesmo que tenha escrito uma bomba!"


    Valeu mesmo, Pablo... (e 50 pila é uma boa economia no bolso, rs)!!!

    qto à vender um gibi pelo "nome" estampado na capa... por incrível q pareça isso ainda acontece muito poraí. Alguns autores (e artistas) sabem q podem apresentar qq merda q vai vender do mesmo jeito. É um mercado sistemático: onde algumas coisas vão vender certo independente da qualidade q tiverem: basta um nome famoso na capa, uma mega-saga com bastante divulgação na mídia, ou alguma polêmica qq (tipo o "casamento gay" no gibi dos X-Men).... q as vendas serão garantidas, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  32. "Mas como disse, isso ficaria muito melhor em uma mesa de bar com muita cerveja!"


    Tem razão, Pablo... li os posts de vcs acima e até pensei em responder um por um, mas a graça em se debater temas q nem esses é poder ouvir o argumento do outro na hora e ao vivo com possibilidade instantânea de contra-argumentação e de idéias sobre o tema q nos venham à mente na hora em q o assunto estiver na mesa!!!

    como falei acima (numa resposta pro Bernardo)... eu sou de direita, mas não sou radical nem extremista: pois do meu ponto de vista tanto esquerda qto direita estão perdidas em suas próprias ideologias, e no momento a direita parece ter as idéias + de acordo com as minhas no q tange à políticas sociais e econômicas!!!

    por exemplo... tem mto marketing descarado poraí: dão 1 litro de leite pro povo (entre outras migalhas) e já fazem alarde como se estivessem acabando com a fome e a miséria, qdo na verdade tão só COMPRANDO os votos dessas pessoas enquanto deixam de fornecer aquilo q realmente importa (ensino, saúde, segurança) e ainda desviam milhões dos cofres públicos!!!

    Enfim... é assunto q dá mto pano pra manga (e rende várias cervejas, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  33. Sei bem o que é isso Leo!

    Trabalho na prefeitura já tem 10 anos! As secretarias estão sempre passando de mão em mão, de partido para partido, coligações em coligações! Esquerdas e direitas (aliás, o prefeito é direita, rs)... posso afirmar que é tudo uma grande brincadeirinha! Se lambem quando é conveniente e se mordem da mesma forma! Mas todos os dias estão nos mesmos lugares jantando e almoçando juntos! Farinha do mesmo saco!

    Então, fim de semana que vem vamos para um buteco seu assumidamente direita escroto, rs!!!

    Abç
    Pablo

    ResponderExcluir
  34. sobre DK2, o mais triste é que tenho esse lixo 2 vezes : a mini-série original e agora no encadernado da Panini...este consegue tornar a coisa pior, pois é só voltar algumas páginas e comparar com a série original...

    ResponderExcluir
  35. Jamais conseguirei entender a mensagem que o artista tentou passar sem degustar a obra.E como estamos falando de Frank Miller quero ter em minha coleção o melhor e o pior dele - o céu e inferno.Acredito que até nos piores trabalhos esse cara consegue deixar sua inconfundível marca.Sei que muita gente não quer comprar pelo tema polemico mas não sou piolho e não vou pela cabeça dos outros.Compra garantida.

    ResponderExcluir
  36. A questão não é ser piolho e ir pela cabe dos outros, Anônimo.

    Estamos aqui dividindo informações e compartilhando impressões e opiniões! No meu caso, não tenho a intenção de comprar algo que o tema, sendo polêmico ou não, não me interessa! Logo não vou rasgar meu suado dinheirinho só pelo "X" na capa.

    Seu caso é ter tudo do cara, incluindo as merdas! Ok, respeito isso! Cada um, cada um...

    Pablo.

    ResponderExcluir
  37. "Mas todos os dias estão nos mesmos lugares jantando e almoçando juntos! Farinha do mesmo saco!"


    É tudo circo mesmo pra parecerem rivais diante do público... na real todos sabem q a teta onde a esquerda e a direita mamam é a mesma: os cofres públicos!!!

    o conceito de "esquerda" e "direita" só existe mesmo na teoria... pois as coligações e alianças entre partidos já meio q anularam essas diferenças faz um tempo!!!

    agora taí os protestos em todo o país... do povo q "acordou" pra roubalheira da copa (q talvez tenha quebrado um recorde em desvios de dinheiro público)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  38. "sobre DK2, o mais triste é que tenho esse lixo 2 vezes : a mini-série original e agora no encadernado da Panini..."


    Hoje em dia eu não tenho mais o DK2 na minha coleção...

    comprei a mini-série da Abril na época q saiu, apesar de todas as críticas negativas q eu lia na internet: comprei e li pra ver se era mesmo tão ruim qto diziam... era até pior, rs. Mas consegui vender depois pelo mesmo preço q paguei!!!

    Já o encadernadão da panini eu não comprei... pois já tenho um encadernado só com o DK1 q saiu pela Abril (com aquela capa bacana onde aparece o super e o Batman)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  39. "não sou piolho e não vou pela cabeça dos outros.Compra garantida."


    Bem q vc faz... tem mais q ler mesmo e tirar suas próprias conclusões a respeito da obra!!!

    Sou o maior incentivador a q cada leitor faça o mesmo... tanto é, q até expus na matéria LINKS de outros blogs com opiniões contrárias às minhas, e ainda postei aqui nos comentários um LINK pra quem quiser baixar essa HQ e conferir por si só!!!

    Tenho certeza q apesar de EU (particularmente falando) ter detestado: mtos leitores até poderão curtir essa HQ... seja pelas cenas de ação (q tem bastante) ou até pela arte (q como falaram acima: continua mto boa)!!! Só lendo mesmo pra ter certeza!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Seu caso é ter tudo do cara, incluindo as merdas! Ok, respeito isso! Cada um, cada um..."


    Tem certos autores q eu tbm gostaria de ter toda a obra (incluindo as merdas tbm, rs)...

    o Garth Ennis é um: comprei aquelas porcarias de "Darkness" e "Spawn Medieval" só pq eram escritas pelo Ennis... ruins até dizer chega, mas as mantenho na coleção assim mesmo, rs!!!

    do Alan Moore, acho q a pior q eu tenho é a mini-série: "Violador"... é aquele palhaço inimigo do Spawn. Difícil acreditar q o Moore escreveu aquilo, mas essa só mantenho pq tem umas cenas escatológicas engraçadas (mas é mto abaixo de qq coisa q o Moore tenha escrito antes ou depois disso)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  41. Talvez eu possa está errado,mas acho que toda revolta popular tem um partido politico,ou até mesmo uma emissora de tv por trás disso. E se tratando de América do Sul,minha suspeita é maior ainda.








    ResponderExcluir
  42. "mas acho que toda revolta popular tem um partido politico,ou até mesmo uma emissora de tv por trás disso."


    Vc tá certo... sempre tem política e TV por trás de toda manifestação popular. O povo nunca se rebela sozinho, sem q tenha alguém por trás dos bastidores orquestrando tudo!!!

    as emissoras de TV (especialmente a Globo) e a mídia em geral (revistas Veja e Época) se mesclaram de vez na política... cada uma com seus próprios interesses e partidos q defendem!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. Oi Leo, esta matéria esquentou mesmo. E os comentários estão tão bons quanto a postagem principal.

    Poderíamos ficar horas falando de política, esquerda, direita, imperialismo americano e a intervenção direta no na autodeterminação dos povos.

    Em grande parte, concordo quando diz sobre a origem do terror. O mundo está belicoso demais, armado demais, e em total contraposição de interesses, comerciais e ideológicos, tendo a religião como mola-mestra e pano de fundo.

    Extremistas são prejudiciais, sejam eles de qualquer vertente. Lembra da explosão no Rio Centro? Em contrapartida tivemos a guerrilha do Araguais, com Lamarca e os loucos anos 60/70.

    Quanto ao gibi que vc citou, penso que com a idade, o autor acirrou sua posição patriota, como um velho agarrado ao dinheiro,rs.

    E o pior: a massa que forma a maioria do povo americano, cidadãos comuns, pensa assim. São centrados no "sonho americano", que também tem seu lado "pesadelo de exportação", interferindo em culturas diferentes e no livre arbítrio das nações.

    Por essas e outras, Leo, que tenho ainda certas resistências a publicações estritamente estadunidenses, quando se trata de Quadrinhos Disney por exemplo. Atualmente prefiro ver as produções européias, principalmente as italianas, que são hqs mais leves, menos centradas no capitalismo selvagem.

    Interessante como os quadrinhos despertam em nós a atenção para os temas mais relevantes. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  44. "Interessante como os quadrinhos despertam em nós a atenção para os temas mais relevantes."


    É verdade, Paulo... Às vezes, mesmo um gibi de qualidade bastante duvidosa ainda pode levantar questões e debates interessantes sobre a realidade em q vivemos. Existem muitos gibis melhores q este, mas q não atingem tanta repercussão na mídia e discussões acirradas entre os leitores (q - pelo visto - estão bem antenados nessas questões sócio-políticas)!!!

    No documentário: "Tiros em Columbine" (de Michael Moore).... a conclusão q se chega é de q os americanos vivem sob o regime do "MEDO": medo de um ataque terrorista, medo de seus filhos serem massacrados a tiros na escola, medo da violência urbana, medo de uma nova guerra.... e o governo americano lucra com esse medo todo (pois com isso vende mais armas pra própria população de "defender" e ainda arruma justificativas pra invadir outros países). Essas são conclusões tiradas pelo filme... mas achei coerentes e bem embasadas (recomendo a todos esse documentário)!!!

    Hj em dia estar bem informado sobre todas essas questões é essencial pra não se deixar manipular por mensagens extremistas de qq tipo... pois a mídia tá sempre tentando implantar mensagens assim (seja através dos noticiários na TV, nos jornais, filmes holywoodianos, e até nos gibis, é claro, rs)!!!

    Valeu mesmo, Paulo!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. LÉO,

    Você viu que o site oficial da Editora Nemo republicou a matéria que você fez do Moebius???

    Se não viu, o link é este:

    http://blog.grupoautentica.com.br/na-midia/submundo-hq-moebius-o-mundo-de-edena-vol-1-previa-uma-nova-colecao-nas-livrarias/

    É o teu blogue fazendo sucesso e sendo reconhecido até pelos meios oficiais. Agora só falta a grana aparecer! rsrsrs...

    Abraços, tenha um boa semana! Adorei ler os comentários, todo mundo está muito afinado com a situação do pais e alguns fazem comparações com os EUA... bem... a postagem sobre essa obra do Frank nos leva a isso agora....rsrsrs... interessante como são essas coisas. Até os cegos de repente leem tudo o que está escrito aqui, essa porrada de comentários. Por que? Porque é interessante, oras!

    Parabéns pela matéria que reli agora e pelos comentários desse pessoal que, ao contrário do que venho pensando no final de minhas esperanças sociais, vem demonstrando que não está ignorando os acontecimentos políticos e sociais de nosso Brasil, não. Ainda bem! Isso é muito bom!

    Parabéns!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  46. o pablo..............voce tá levando tudo em ponta de faca ! ponta de faca ! ponta de faca !

    '90% do povo vive na merda'....sei não, por que MERECEM !

    vou explicar, voce sabia que mesmo o governo federal tá oferecendo pronatec cursos GRATUITOS, de várias áreas e tem gente que não vai por PREGUIÇA ?

    sério,cara, aqui na venâncio, senac fecharam um curso de inglês pra copa por FALTA DE CANDIDATOS !!!!!!! independente de classe, ou posição social creio que ganha $$$$$$$$$$$$$$$$$$ quem vai á luta........pode até não enriquecer, mas pelo menos terá uma vida digna !
    sabe por que tem ainda pessoas vivendo na rua ? não querem ir pro abrigo municipal, pois lá tem DISCIPLINA, tem que outras coisas tomar banho, não usar drogas, não levar cachorro.......... é claro, o Brasil tem muitaaaaaa injustiça, mas rico sempre vai existir em qualquer tempo. O Leo poderia analisar isso também

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  47. O Bernardo,

    De boa cara! Tu tem tua opinião e respeito ela. Apenas discordo. Sou combativo mesmo, pois também tenho opinião formada e discordo da tua. Acho o teu ponto de vista muito restrito. Como disse na postagem acima acho que o problema do país passa bem longe do que tu argumenta e da forma como tu generaliza as coisas!

    Curso de graça para o povo quando não temos vagas de emprego para os mesmo nem boa remuneração! Como o governo é bonzinho... medidas paliativas que não resolvem o problema e mal tapam o sol com a peneira... Tudo bem, melhor do que não fazer nada. Vamos aplaudir!

    Vamos fingir que estamos resolvendo os problemas sociais do país. Que não existe desemprego nem descaso.

    Vida digna...

    Qualidade de vida, saúde, educação, segurança, saneamento básico, justiça eficaz e mais uma porrada de coisas... Falta tudo, e tu resume o problema do país em "preguiça do pobre". Beleza...

    Não quero nem entra no mérito dos moradores de rua. Trabalhei 5 anos no Ação Rua de Porto Alegre pela Fasc e foi o suficiente! Como disse lá em cima, acho tua visão restrita de mais!

    Não acho que é ponta de faca... acho apenas que discordamos e ambos temos o direito de defender aquilo que acreditamos! Não é pessoal!

    Abç
    Pablo.

    ResponderExcluir
  48. PS:

    Pessoal, só uma coisinha...

    Queria deixar claro ao Bernardo e aos frequentadores do submundo que estão lendo meus posts que esse é meu jeito de expor minhas opiniões!

    Sei que pareço meio enérgico e provocador quando escrevo mas não é por mal. Não estou brabo nem quero arrumar brigas, muito menos ofender o Bernardo nem ninguém.

    Sou assim ao vivo e falo mais ou menos do jeito que escrevo... na verdade sou mais escroto falando rs! É tudo na boa, até gosto dessas discussões!

    Abç
    Pablo!

    ResponderExcluir
  49. "Você viu que o site oficial da Editora Nemo republicou a matéria que você fez do Moebius???"


    Valeu pelo link, Fabiano... eu não tinha visto não!!!

    Legal mesmo da parte da NEMO reconhecer os blogs q comentam suas HQS... sinal de q eles se preocupam em acompanhar a repercussão dos gibis q publicam. Meus parabéns à Nemo e ao Grupo Autêntica pela iniciativa (e obrigado a vc por ter me mandado o link, pois eu tava por fora mesmo, rs)!!!

    E realmente... esta HQ do Miller tem gerado debates semelhantes aos vistos aqui em outros blogs e redes sociais poraí. É ótimo qdo uma HQ consegue gerar uma reflexão dos leitores sobre os problemas da realidade global!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  50. "é claro, o Brasil tem muitaaaaaa injustiça, mas rico sempre vai existir em qualquer tempo."


    Eu acho é q mesmo na miséria absoluta... sempre vai ter alguém com MAIS (bens ou objetos de valor) do q os outros. O problema é qdo esse "MAIS" acaba sendo desproporcional em relação aos outros. Esse é o princípio da "Desigualdade Social"!!!

    Ser rico não é crime... ainda mais se for através do próprio esforço, estudo, e trabalho. Mas o q devia ser crime são os enriquecimentos ilícitos e desproporcionais (políticos ganhando milhões pra não fazer nada e embutindo seus parentes parasitas em cargos públicos, por exemplo)!!!

    o governo deveria fazer a sua parte pra diminuir a desigualdade... o problema é q qdo resolver fazer algo, é visando apenas a COMPRA de votos: Dão migalhas em troca de reeleições, enquanto torram Bilhões numa copa (verba essa q certamente poderia ter sido melhor aplicada)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "Sou assim ao vivo e falo mais ou menos do jeito que escrevo... na verdade sou mais escroto falando"


    Isso eu posso atestar, rs!!!

    mas tranquilo, brother... vc expôs seu ponto de vista na boa. Divergências de opinião são impossíveis de não ocorrer num debate envolvendo esquerda/direita, polícias sociais e extremismos patrióticos, rs!!!

    Ah, e me disseram q o "Preacher 3" chega esta semana na Fnac... vou lá na quarta pra ver se chegou (qq coisa te aviso se tiver em promoção, blz)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "É ótimo qdo uma HQ consegue gerar uma reflexão dos leitores sobre os problemas da realidade global!!!"


    Sim. Não que um HQ deva ter propositalmente essa finalidade, mas quando acontece esse tipo de coisa, é bem legal, mostra como uma arte é plural, mesmo não sendo considerada assim tão boa... e não deixa de ser arte e, por isso, ela se comunica com as pessoas. Muito bom!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  53. É meus amigos, Mr. Miller endoidou de vez tem alguns anos.

    Quem leu Batman All Star percebeu isso.

    Tsc tsc tsc

    ResponderExcluir
  54. "Não que um HQ deva ter propositalmente essa finalidade"


    Pois é... tem gibis q nos fazem pensar e refletir sobre a realidade, e outros q são pura diversão despretensiosa!!!

    gosto de ambos... é bom botar o cérebro pra funcionar de vez em qdo, da mesma forma q tbm é bom desligar o cérebro de vez em qdo (porisso q assisto "A Fazenda" e "BBB": são descansos anestésicos pra cabeça, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. "Quem leu Batman All Star percebeu isso."


    Putz... tinha até esquecido q essa era dele: se eu tivesse lembrado, teria incluindo entre as citações de seus PIORES trabalhos tbm, rs!!!

    "Batman All-Star" trouxe algumas das maiores idiotices q já vi num gibi do Batman.... a começar por aquela cena ridícula onde ele se pinta todo de amarelo pra enfraquecer o poder do Lanterna Verde (e ainda toma porrada do mesmo jeito, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. putz, pablo, também você não espera que o pt, psdb, psb etc é o partido do etc vai RESOLVER os problemas do mundo todo, né ?

    eu acho que as pessoas deveriam REALMENTE fazer limonadas de muitos limões..........mas estou aberto pra novas idéias, mas o que eu conheço de gente que NÃO DURA em emprego nenhum, cara, é triste...


    BERNARDO

    ResponderExcluir
  57. "putz, pablo, também você não espera que o pt, psdb, psb etc é o partido do etc vai RESOLVER os problemas do mundo todo, né?"

    Dae Bernardo!

    Eu não espero nada de nenhum partido político! Direitas, esquerdas, centro... Muito menos que resolvam os problemas do mundo. Já acho difícil resolverem os do país...

    Deixo claro que sou fatalista, e não pessimista...

    Pensa comigo, es o dinheiro da Pátria Mãe Brasil fosse usado em beneficio do que precisamos estaríamos melhor. E porque não é usado? Porque é o dinheiro que está sendo repartido entre os nossos políticos e seus partidos. Uma festa com um grande bolo. Quem está mais perto dele e daqueles que estão repartindo comem mais.

    Quando descobrimos uma falcatrua o que acontece? Condenam alguns poucos peixes pequenos. Os testas de ferro, e aqueles que seus colegas de política não conseguem salvar. Enquanto os tubarões, esses continuam lá dentro.

    Muitos dos condenados políticos ainda voltam! A lei permite isso. É aprovada por eles, usada em benefício deles!

    É claro que o povo tem sua parcela de culpa! Ele vota... mas porquê vota neles? É que não é só isso. Somos obrigados a votar não somos? E quais opções nós temos?

    São sempre os mesmos nas eleições, já te deu conta disso? Dos mesmos partidos políticos de sempre.

    E de quem são esses partidos? A quem pertencem? Ta ficando quente!

    Quando alguém diz que a culpa é do sistema, é isso que consigo entender por sistema! Não só isso, é claro, mas já da pra sacar como funciona!

    Bom, é nesse cenário que vejo as coisas! Nossa política não consegue nos sustentar, não acompanha o nosso crescimento e nem interessada está! Seu único interesse é se manter.

    Abç!

    -----------------------------------

    "Ah, e me disseram q o "Preacher 3" chega esta semana na Fnac... vou lá na quarta pra ver se chegou (qq coisa te aviso se tiver em promoção, blz)?"

    Dae Leo,

    Chegou a passar na Fnac?

    Abç
    Pablo

    ResponderExcluir
  58. "Chegou a passar na Fnac?"


    Ainda não... mas deixei pra ir lá na sexta (aí vou sem falta)!!!

    qq promoção eu te aviso, pode deixar!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. LEO, você não é o dono da verdade. Tome mais cuidado ao dar uma opinião e seja menos prepotente e impertinentes nas respostas às pessoas que aqui veem e deixam também as suas opiniões. Parece até que você tá ansioso, tentando o máximo possível de chances pra poder firmar sua opinião a todo custo!

    "Quem pensa que seus pensamentos são verdadeiros, não tenho vocação pra ser um humano, mas sim pra ser Deus. - AUGUSTO CURY

    Não me leve a mal, mas, ao ler esta HQ não vi nenhum "estereótipo" ou "imperialismo americano" rolar pra dar vida a uma narrativa cuja você julga sendo antiquada. Nas primeiras páginas, vigora a frase: "Se você conhecer o infiel, mate-o" - Mohamed (Maomé). Ora, quem mais insinua uma doutrina terrorista senão o próprio profeta dos islâmicos? Lembro-me, que a partir de fontes mais seguras de informações sobre o 11 de Setembro, um projeto elaborado por Khalid Sheik Mohamed, tinha anos de planejamento até eu desdobramento, na data mais chocante da América. Como me oriento a respeito de um radicalismo Jihadista que impõe ódio, tirania e guerra contra o ocidente? Sou cristão, e ainda que tenha tido uma atenção formulada à respeito do Islã, a partir de uma visão respeitosa sobre a antropologia do oriente médio, sei que Frank Miller se referiu exatamente àqueles que fazem culminar atos desumanos em várias partes do mundo, julgando à nós como "infiéis" e adotando, posições engenhosamente contraditórias ao próprio Alcorão: a Jihad terrorista. Vi vídeos "deslumbrantes" como um padre sendo decaptado na frente de crianças; ataques tenebrosos à Madrid, em 2004, como centenas de mortos... se surgiu algum estereótipo, me desculpe, mas se quer prover uma visão mais real daquilo que denomino "terrorismo", vai até o Islã e tente exercer sua liberdade de expressão, seus conceitos, sua religião ou ausência dela e será bem recebido. Aproveite também para tentar mudar o quadro socio-político patriarcal e machista que vigora há anos...

    Ninguém conhece melhor as facetas islâmicas do que nós católicos e protestantes, que observamos nossos irmãos serem perseguidos e torturados por um regime intolerante, empreendido por aquele pessoal romântico, decorado de armas, bombas e suas vestimentas bíblicas...mas não, coitados, pra que pegar "pesado" com eles?

    HOLY TERROR não é o que você tenta julgar como sendo mecanismo de difamação e preconceito. Tudo o que lemos foi a conspiração de um grupo terrorista, que representa a nada caridosa Al-Qaeda que tenta arrebentar mais uma vez os EUA, firmado então pelo ódio e pelo pensamento intolerante que os jihadistas tem contra os ocidentais. E o óbvio é que, para tentar afirmar categoricamente o pensamento de um povo abalado pelas conspirações do oriente, que envolveram 19 pilotos suicidas penetrados naquele país e fazer 3 mil mortes comemoradas ao barulho ensurdecedor de rifles de assalto dos nosso irmãozinho mohameds...

    Tá com dó, Leo, vai ler Turma da Mônica Jovem.

    ResponderExcluir
  60. "LEO, você não é o dono da verdade."


    Eu sei q não sou... e nem vc é... eu apenas expus a minha opinião PESSOAL aqui, da mesma forma q tbm permiti q vc expusesse a sua!!!

    se eu fosse "prepotente" como vc acha q eu sou, nem teria publicado seu comentário, não é?

    Aqui no blog eu apenas comento aquilo q eu acho dos gibis q eu leio... ninguém é obrigado a concordar com nada, mas respeitar a opinião dos outros é sempre um bom começo (algo q vc devia aprender tbm, pois vc é q tá bancando o "Dono da Verdade" ao impor o q vc pensa dessa forma: como se a opinião dos outros fosse totalmente equivocada e apenas a sua fosse a correta!!!

    eu não tô com dó de ninguém, cara... nem de americanos e nem de terroristas, e detesto radicalismos e intolerância de quaisquer tipos!!

    aproveite e adote pra vc esta máxima: ""Quem pensa que seus pensamentos são verdadeiros, não tenho vocação pra ser um humano, mas sim pra ser Deus. - AUGUSTO CURY"

    Até+

    ResponderExcluir
  61. Nenhum de nós é o verdadeiro dono da verdade. Obrigado por deixar expor minha opinião. Tbm sou dono de um blog e assim sendo, tenho a devida precaução para poder escolher que tipo de comentário ou não pode ser publicado. O motivo pelo qual me incomodo é que ainda que tenhamos, pessoalmente, uma opinião, não costumamos deixar tão claro que é só a nossa opinião pessoal, foi isso o que eu observei aqui. Entendo é que os críticos de HQs teem algo em comum: nunca fizeram uma.

    ResponderExcluir
  62. "não costumamos deixar tão claro que é só a nossa opinião pessoal, foi isso o que eu observei aqui."


    Tranquilo, Edy... normalmente a galera q costuma frequentar este blog já sabe q TUDO q é comentado aqui é apenas a minha opinião pessoal (e nada mais). Eu até costumo deixar claro isso de vez em qdo no próprio texto, mas realmente não foi o caso aqui (às vezes eu deixo de mencionar isso, pq ficaria chato e repetitivo falar em cada postagem q é apenas uma visão pessoal q estou expondo aqui)!!

    eu não sou crítico de HQs... me considero mais um colecionador e consumidor q gosta de comaprtilhar com outros leitores as impressões deixadas por cada hq lida!!

    sempre deixo os comentários livres pros demais leitores concordarem OU discordarem à vontade das minhas avaliações... eu sou professor e participo mto de debates e seminários onde a diversidade de opiniões é geral, porisso nunca me importo com essas divergências de ideias e opiniões!!!

    sinta-se à vontade pra participar mais vezes, e inclusive postar aí o link do seu blog, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "sinta-se à vontade pra participar mais vezes, e inclusive postar aí o link do seu blog, blz?"

    Obrigado por me dar espaço. Se interpretei mal, me desculpe. O blog que mantenho nem todo dia é atualizado, pois meu tempo é corrido e as produções ficam armazenadas à mercê do tempo de sobre que terei para dar continuidade e depois publicar.

    Esse é meu blog: http://www.poredson.com.br/

    Minha prioridade como artista gráfico de quadrinhos é o cartum. Publico algumas histórias e algumas ilustrações que dou conta quando tenho tempo. Se quiser dá uma olhada e avaliar, tbm fique à vontade!

    ResponderExcluir
  64. "Esse é meu blog: http://www.poredson.com.br/"


    Valeu, Edy... já salvei o link do teu blog pra ir lendo com calma (todo dia leio um pouco de cada blog ligado à HQs pra me manter atualizado tbm)!!!

    Ah, e gosto mto de cartuns e tiras de jornal (acompanho tanto em mídia impressa qto em sites de cartunistas)...

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. Concordo com o senhor Edy em número, gênero e grau. Li Holy Terror e não só achei uma excelente hq de ação, como tambêm não vi nenhuma injustiça na caracterização dos jihadistas. Em que se pese os exageros de gibi de super-héroi o fato é que o modus operanti do terrorismo islâmico bem como suas "profundas" motivações é exatamente esse que Frank Miller demonstrou.

    ResponderExcluir
  66. "Li Holy Terror e não só achei uma excelente hq de ação, como tambêm não vi nenhuma injustiça na caracterização dos jihadistas."


    Injustiça na caracterização não houve mesmo... o fanatismo religioso existe e os caras não tem limites pra levar seus ideais adiante!!!

    a única "injustiça" q eu notei nessa HQ foi justamente na caracterização "heróica" do povo americano... como se eles fossem as únicas vítimas inocentes do terrorismo, qdo na verdade eles mesmos fomentam essas guerrinhas em outros países pra lucrar em cima disso: faltou uma visão menos "unilateral" por parte do Miller!!!

    mas enfim... é direito de qq leitor formar sua própria opinião a respeito da obra. Gibi polêmico é assim mesmo: sempre terá seus prós e contras e opiniões divididas entre os leitores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. "a única "injustiça" q eu notei nessa HQ foi justamente na caracterização "heróica" do povo americano... como se eles fossem as únicas vítimas inocentes do terrorismo, qdo na verdade eles mesmos fomentam essas guerrinhas em outros países pra lucrar em cima disso: faltou uma visão menos "unilateral" por parte do Miller!!!"
    Ah, agora compreendo o “pecado” de Frank Miller, foi não cair naquele mimimi antiamericano de responsabilizar os EUA pelos atos de terror que sofreram, foi não insinuar que os fanáticos muçulmanos seriam incompreendidos combatentes da “liberdade”, foi não dar vez as teorias da conspiração de que todas as guerras do marvado imperialismo ianque visariam o lucro de grupos “secretos’: nova ordem, mundial, illuminatti, maçons, judeus etc. Dentre outros delírios. Provavelmente se incorresse nessas bobagens, que já são mais que clichês na mídia norte-americana e internacional, Frank Miller provavelmente seria indicado ao prêmio Eisner, mas não: Miller se recusou a seguir a manada e disse que do mesmo modo que bandido é bandido, terrorista é terrorista. Bem não vou me estender mais neste tema, outros já fizeram isso por mim: http://gustavo-livrexpressao.blogspot.gr/2012/09/quem-derrubou-as-torres-gemeas.html

    ResponderExcluir
  68. Tbm não vou mais me estender nesse assunto.... até pq, não acho q seja "bobagem" ou "mimimi" as pilantragens q os EUA fazem ao redor do mundo e as atrocidades q cometem em todos os países q tentam "libertar" da tirania!!!

    respeito a sua opinião contrária.... e não sou anti-americanista (pois vejo os 2 lados da moeda)... mas já tenho minha opinião formada sobre o assunto!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. "Ronin", do próprio Miller, não foi publicada até hoje, em formato de encadernado, no Brasil. =/ "


    Oi, João.... tdo bem? Pior q o "Ronin" foi encadernado sim (e em capa-dura) pela finada editora Ópera Graphica em 2005.... este é o LINK da matéria da HQM falando sobre o encadernado: http://hqmaniacs.uol.com.br/Opera_relanca_Ronin_em_edicao_de_luxo_5786.html

    e pior ainda é q eu tbm perdi essa ed. na época, rs.... era uma tiragem limitada q se esgotou em poucas semanas (apesar do preço alto pros padrões da época - em 2005, R$ 60 por um encadernado era um escândalo, hehe)!!!

    eu acho q uma hora dessas alguma editora republica o "Ronin" de novo.... mesmo q não seja a Panini!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João..... sobre o "Akira", o q eu sei é q existe mta dificuldade em se negociar os direitos pra publicação desse material. Quem me falou isso foi um camarada meu q já foi editor e me disse certa vez q essa série sempre foi um parto pra ser publicada no Brasil (interesse até já teve de algumas editoras, mas a burocracia as fazia desistir de seguir tentando, rs)!!!

      Abs!

      Excluir
  72. Sr, eu vou ler. Vou aguardar o scan em português aparecer ou tentar traduzir pelo verdadeiro submundo das HQs... Mas acredito que grande parte dessa "revolta" com ele, seja por essa garota de hoje ter essa pretensão liberal e condenar pessoas como ele que agem a moda antiga, preferindo muitas vezes colocar um maconheiro ensandecido como o Moore como um Deus e o Frank como um "machista bêbado e nacionalista estúpido".
    Força e Honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "revolta" com relação ao Miller (por parte da maioria de leitores e críticos) é pela falta de visão política dele, ao tratar os americanos como vítimas de um terrorismo q eles mesmos criaram.... fica parecendo uma criança birrenta escrevendo um gibi: sem visão política nenhuma (apenas "mocinhos" e "bandidos" segundo a visão distorcida dele)!!!!

      Até mesmo os filmes do "Rambo" tem mto mais conteúdo anti-imperialista do q essa porcaria q o Miller escreveu.... pelo menos no "Rambo" havia uma crítica social apontando e reconhecendo os erros e a culpa dos EUA pelas guerras q eles fomentam!

      Até+

      Excluir
  73. Talvez essa história em quadrinhos era extrema, mas eu não acredito que o Islã é uma religião inocente! Os americanos não é perfeito, mas eles são melhores do que os terroristas da Al-Qaeda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum terrorista ou assassino é "inocente", e matar alguém em nome de um deus (qq deus q seja) é estupidez...

      Mas é preciso entender (e isso é fácil de pesquisar e se informar melhor) q esses grupos extremistas foram criados, treinados, e alimentados (com armas e munições) por grandes potências, entre as quais: Os EUA... E era esse lado mais crítico q deveria ser abordado TBM em "Holy Terror", pois o governo americano tbm tem sua parcela de culpa (e não é pouca) na morte dos inocentes pelas mãos dos terroristas!

      Até+

      Excluir
  74. Não sou muito fã de HQ's. Achei seu blog meio por acaso, procurando pela sinopse do Holy Terror, mas fiquei meio desapontado porque aqui não há quase nada sobre o enredo da história. Ao invés disso seu post parece ter sido escrito mais para criticar a visão política do autor do que para discutir a obra dele.

    Por falar nisso, achei seu ponto de vista sobre política internacional um tanto quanto exótico. Um trecho em particular me chamou a atenção:

    "Só esquece de considerar q foram os PRÓPRIOS americanos q criaram o 'terrorismo' "

    Primeiro de tudo, interessante você ter usado a palavra terrorismo entre aspas (no caso do meu excerto, entre apóstrofos). Como você definiria o emprego do terror generalizado para fins políticos?

    Outra coisa, você já ouviu falar de Sayyid Qutb? Esse intelectual egípcio está para o fundamentalismo islâmico como Karl Marx está para o extremismo marxista. Está para Ayman al Zawahiri (sabe quem é?) como Marx está para Che Guevara.

    Qutb foi um dissidente político da época que o Egito ainda era governado por uma monarquia. Devido à perseguição que sofria do rei Faruk ele se exilou por um tempo nos EUA e ficou impressionado em perceber como a liberdade que ele tinha para praticar o islã num país cristão era maior que no próprio Egito (!).

    Mesmo sendo bem tratado lá, voltou ao Egito com o rancor invejoso e vira-lata daquele patriota que não se conforma com o fato de existirem países que deram mais certo que o dele (acho que vi isso em algum lugar...) e escreveu "Marcos", a bíblia do fundamentalismo islâmico.

    Depois da morte dele, vários intelectuais de classe média, educados no ocidente, iriam seguir o mesmo modus operandi de seu pai intelectual: iriam instrumentalizar seu complexo de vira-lata e sua inveja da prosperidade e estabilidade do ocidente para convencer crianças a se explodir e ir para um paraíso onde teriam o que comer, já que é muito mais difícil criar condições pra que seus pais pudessem alimentá- las aqui mesmo.

    Não tem problema se não quiser publicar, chefe. O importante é que você leu.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ângelo... é o seguinte:

      Aqui no blog eu evito comentar o enredo de qq história, pois sou contra os spoilers q costumam vir junto com resenhas q se estendam demais (tem blogs q narram tudo q acontece numa HQ e sempre evito fazer isso). Eu apenas compartilho aqui a minha avaliação PESSOAL sobre aquilo q leio!

      A minha orientação política é EXTREMA-DIREITA (q isso fique bem claro)... Mas achei esse "Holy Terror" abaixo de qq crítica mesmo, pois o Miller já nos apresentou trabalhos superiores e faltou aqui mostrar os 2 pontos de vista sobre a questão do terrorismo (ou seja: a parcela de culpa dos EUA nessa história toda): Aqui, ele mostrou apenas o lado dos americanos e os tratou como as pobres vítimas do terrorismo (q foram atacados "sem motivo" nenhum): Foi isso q eu critiquei na história e ficou bem claro no texto!

      O q eu quis dizer sobre os americanos terem "criado" o terrorismo foi nesse caso específico q serviu de tema pra HQ... Os EUA fomentam guerras pelo mundo todo, vendem armas, treinam guerrilheiros, e ainda posam de "defensores da paz". Eles não são inocentes nessa "guerra ao terror", da mesma forma q os terroristas tbm não são. É só uma questão de se analisar os 2 LADOS da moeda e não apenas 1 como o Miller fez e como alguns leitores tbm fazem ao defender essa "obra" tendenciosa e com direcionamento político claro!

      Eu não tenho (e nunca tive) problema nenhum em publicar aqui opiniões contrárias à minha: Desde q feitas com educação (que nem vc fez)!

      Abs!

      Excluir
  75. Curto seu blog de montão, tem muita informação legal, coisa boa, raridades que só encontro aqui, mas me desculpe a franqueza, não gosto da maneira que vc digita, abreviando algumas palavras como se tivesse numa dessas redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo por curtir o blog... Mas já fazem uns 3 anos q não uso mais abreviações e "internetês" no texto das matérias (esse era um mau-hábito q eu tinha apenas no começo do blog - sendo q esta postagem aqui é de 2013)!

      Atualmente eu só uso abreviações nos comentários do blog (não mais no texto das matérias) pois os comentários são um "bate-papo" mais impessoal!

      Até+

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...